Como testamos

Batons hidratantes: como testamos

25 setembro 2017
guia de compras de batons hidratantes

25 setembro 2017
Testámos 20 produtos para hidratar os lábios. Eliminámos os que continham substâncias potencialmente nocivas e, nos restantes, medimos o efeito hidratante. 
 

O teste incluiu produtos para adultos, sempre que possível, em stick e sem sabor, adquiridos em supermercados, farmácias, perfumarias e lojas de produtos naturais. Primeiro, medimos a quantidade de hidrocarbonetos saturados de óleos minerais (MOSH, do inglês mineral oil saturated hydrocarbons), de hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais (MOAH, do inglês mineral oil aromatic hydrocarbons), substâncias derivadas do petróleo que fazem parte da constituição dos óleos minerais. Verificámos ainda os hidrocarbonetos sintéticos saturados, conhecidos pela sigla POSH.

Na avaliação destas substâncias, tivemos em conta as recomendações de várias instituições, entre as quais a associação europeia de fabricantes de cosméticos, a Cosmetics Europe, e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), bem como as conclusões de vários estudos científicos.

Os produtos que não continham MOAH e que apresentaram menos de 10% de MOSH/POSH (C16 a C35) passaram à fase seguinte, na qual avaliámos a capacidade de hidratação na pele. Devido à variabilidade do método, considerámos um valor de MOSH/POSH superior ao recomendado por várias instituições, entre as quais a associação europeia de fabricantes, que apontam um limite de 5 por cento.

Medimos a hidratação antes de aplicar o produto, duas e seis horas depois. Comparámos os resultados antes e depois de aplicar o hidratante e com o efeito de um produto standard produzido em laboratório, cuja capacidade de hidratação é conhecida.

Quisemos ainda saber a opinião dos consumidores, pedindo a um grupo de mulheres para experimentarem os produtos no laboratório, em ambiente controlado. Cada uma testou um só hidratante labial por sessão: aplicou-o, esperou 15 minutos e preencheu o nosso questionário, no qual avaliou a textura, a facilidade de aplicação e de remoção, o sabor, o odor e o efeito hidratante, entre outros aspetos.


Imprimir Enviar por e-mail