Como testamos

Antitranspirantes: como testamos

Mulher a colocar desodorizante nas axilas

Testámos 10 antitranspirantes em roll-on dirigidos ao público feminino. Cada produto foi avaliado em voluntárias sem problemas dermatológicos.

Os antitranspirantes atuam diretamente nos poros da pele, obstruindo-os parcialmente de modo a diminuir a quantidade de suor expelida. Podem também ter um efeito de desodorizante. Por isso, a confusão na sua distinção. Mas serão todos eficazes?

Testámos antitranspirantes que se posicionam mais para as mulheres e que são vendidos em hipermercados, farmácias e parafarmácias. Cada produto foi testado em 20 voluntárias que, durante três dias antes do teste, lavaram as axilas só com água e sabão e não usaram nenhum desodorizante ou antitranspirante. Avaliámos o odor e a transpiração, pondo um absorvente na t-shirt após 24 horas sem tomar banho. Repetimos o procedimento, mas, desta vez, as mulheres aplicaram os produtos. Para medir o efeito desodorizante, o absorvente foi posto num frasco, cheirado e avaliado por três especialistas.

Please fill the source and the alt text 
Teste a efeito desodorizante.

No caso da ação antitranspirante, as voluntárias fizeram 15 minutos de exercício físico com um absorvente na axila, antes e após colocarem o produto. Depois, o absorvente foi pesado e comparado com o utilizado quando não tinha cosmético.

Please fill the source and the alt text 
Teste a efeito antitranspirante.

Ainda no laboratório, aplicámos os produtos nas axilas, cobrimo-las com dois tipos de tecido preto, e 3 especialistas analisaram a presença de  manchas. Esses mesmos tecidos foram lavados, secados e novamente analisados para perceber se ainda existiam vestígios de produto.

As análises passaram ainda por um teste de uso. Cada produto foi utilizado por 30 mulheres, com a marca oculta, durante uma semana. Depois, as participantes deram a sua opinião. Alguns dos critérios avaliados foram a facilidade em aplicar o produto, a rapidez de secagem e o aroma, entre outros.

Outro aspeto importante é o impacto ambiental. Avaliamos o tipo de material utilizado na embalagem e se tinham embalagem secundária (caixa de cartão). 

Completamos o teste em laboratório com a pesagem das embalagens para se perceber que quantidade de produto vai para o lixo. Foram pesados antes e depois de serem utilizados e após a sua lavagem.

Please fill the source and the alt text 
Pesagem da quantidade residual de antitranspirante na embalagem.

Verificámos, por fim, a rotulagem. Há uma evolução, mas nem sempre é muito esclarecedora, e chega a ser omissa na informação dada. No geral, as marcas testadas cumprem a lei e apresentam as informações em português e a lista de ingredientes completa.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.