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Problema com pagamento.

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

D. R.

Para: Via Verde Portugal SA

03/05/2023

Assunto: Utilizações por pagar - Via Verde. NIF Cliente: 201533413 Humberto Raimundo Processo n.º 2020008656/PR003 Eu, Dora Cristina Dias serrano Raimundo, venho por este meio reclamar dos vossos serviços, pelo seguinte: Em Janeiro de 2023, recebi um ofício de V, Exas, a informar de uma divida de 0,55€, e de um alerta de cancelamento de serviço, referente ao contrato n.º 515668718, em nome do meu marido, Humberto Coelho do Rosário Raimundo, referente a uma viatura do qual esse era proprietário, com a matrícula 85-65-XU. No seguimento dessa correspondência, enviei um email a Informar V. Exas, que o meu marido faleceu em 05 de novembro de 2015, onde juntei a certidão de óbito, bem como solicitei o cancelamento desse contrato, o qual foi e bem cancelado, No entanto solicitei também a V.Exas e visto que nunca usei essa viatura e já vendi a mesma à cerca de 3 anos, informação da data de passagem e onde, afim de verificar a responsabilidade por essa passagem, tendo também solicitado por diversas vezes referência para pagamento desse valor em virtude do valor diminuto do mesmo e para o problema ficar resolvido, mesmo não sendo eu a responsável poder resolver o assunto. No entanto a vossa resposta foi que deveria solicitar à conservatória de registo automóvel, documento que identifique o novo proprietário à data das passagens de portagem com pagamento em falta. Diligência essa que me era bastante díficil de fazer (senão impossível), visto que e após muitas insistências, V. Exas, não sabem, ou não querem dar-me a informação da data dessa passagem e onde foi a referida passagem. No último email de V. Exas, referem ainda que o assunto mencionado é da responsabilidade da concessionária PORTVIAS e que para obter essa informação deveria contactar a mesma. Acontece porém que aquando do contacto com essa Empresa, qual o meu espanto, fui informada que a viatura em questão não tem qualquer dívida registada, tendo sido ainda aconselhada a contactar a Ascendi pois a dívida poderia ser dessa empresa, o que fiz e mais uma vez me foi referido que não existe qualquer dívida para aquela viatura, também naquela empresa. O meu marido já morreu à 7 anos e sinto que estão a brincar comigo e com os meus sentimentos, ainda mais por um valor residual. Sinto-me cansada, destratada e humilhada com tanta incompetência e falta de sensibilidade de V. Exas que por meros 0,55€, por uma situação que dura à meses e que apesar de muita insistência da minha parte, V. Exas tardam em resolver, prolongando ainda mais o meu sofrimento e agonia. Venho ainda informar que tenho toda a correspondência que troquei com V,Exas que servirá como prova nas devidas instâncias de que tudo fiz para tentar pagar uma hipotética dívida do meu falecido marido, que V. Exas tudo fizeram para me negar o acesso à informação que teria obrigatoriamente que ter antes sequer de me imputarem responsabilidades, nem sequer me dando hipótese de fazer o pagamento voluntário da referida dívida. Venho assim solicitar a resolução do presente processo no menor espaço de tempo possível, ou ver-me-ei obrigada a apresentar uma queixa crime contra V. Exas., por danos causados. Atentamente, Dora Raimundo

Solução pretendida

  • Pretendo um pedido de desculpas imediato e o arquivamento do presente processo

Resposta (1)

Via Verde Portugal SA

Para: D. R.

04/05/2023

Exmos. Senhores Pela presente, vem a Via Verde Portugal - Gestão de Sistemas Eletrónicos de Cobrança, S.A. ('Via Verde') acusar a receção de uma comunicação eletrónica através do portal www.deco.proteste.pt. Segundo informação apurada no referido portal, qualquer pessoa poderá, mediante registo no mesmo, inserir uma 'reclamação' com carácter público dirigida a um qualquer prestador de serviços, sendo que a DECO PROTESTE pode não estar envolvida conforme se infere do teor da seguinte mensagem 'Esta reclamação não foi mediada pela DECO PROTESTE nem por qualquer jurista'. Adicionalmente, e sem prejuízo do reconhecimento que a Via Verde tem pela DECO PROTESTE enquanto entidade que promove e defende os direitos dos consumidores, a Via Verde não tem como bastar-se com comunicações públicas cujo teor não é mediado pela DECO PROTESTE, vendo-se assim impossibilitada de atender ao pedido. Face ao exposto, entende a Via Verde que o meio utilizado para reclamar não é o adequado devendo os respetivos reclamantes recorrer, se for o caso, aos habituais mecanismos de atendimento ao cliente por parte da Via Verde. Com os nossos cumprimentos, Departamento de Operações Serviço de Suporte Operacionalwww.viaverde.pt