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Pressão sistemática para substituição de identificadores

Caso encerrado Resolvida sem sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

M. L.

Para: Via Verde Portugal SA

02/12/2022

- No dia 07/11/2022, o consultar a minha Via Verde constatei que tinha alerta para substituição do Identificador da viatura por ter acendido luz amarela, não estando a registar a sua atividade. - No dia seguinte, 08/11/2022 entro em contacto telefónico devido ao alerta dado na minha página Via Verde para substituição do Identificador da viatura A por ter acendido luz amarela, não estando a registar a sua atividade, assim como o da viatura B por ter mais de 5 anos. Informei a Operadora que não sou utilizadora frequente da VV e que a última passagem com a viatura A, tinha sido a 29/09/2022, pelo que ao não circular nas AEs ou nas SCUTs não pode existir registos de movimentos assim como a viatura B cuja atividade é apenas na área de residência. Esclareceu que poderia circular, mas se surgisse nas passagens das Autoestradas luz amarela ou vermelha e/ou ausência do sinal sonoro nas SCUTs, aí iria ser notificada por e-mail para efetivar a substituição dos mesmos. - No dia 10/11/2022, de madrugada recebo e-mail da VV processo X: "O(s) seu(s) identificador(es) não está(ão) a registar corretamente as suas utilizações. Verifique se está(ão) mal colocado(s) no vidro do carro. Se não for esse o caso, deve substituí-lo(s). Pode substituir o(s) seu(s) identificador(es) aqui. Lista de Identificadores com registos anómalos: Contrato acima referido, Identificador xxxxxxx, Matrícula da viatura A. Respondi: Ex.mos Senhores "Relativamente ao assunto identificador com falhas, recebo a vossa comunicação com grande surpresa. Ora vejamos: 1.Há dois dias, liguei-vos (chamada gravada) 2. A Operadora (ver gravação) O que respondi que o mesmo tem funcionado quanto a mim corretamente, sempre que utilizo as autoestradas ou as SCUTs, nunca tendo me apercebido nas primeiras de acender luz amarela ou vermelha e de não apitar nas SCUTs. Pois o identificador não poderá registar qualquer atividade se não se não utilizo, sendo que a sua última viagem que fiz foi a 29/09/2022. A minha preocupação do meu contacto era porque teria que me ausentar entre os próximos dias 19 a 29, indo utilizar obrigatoriamente autoestradas... A Senhora informou-me que poderia utilizar o meu atual identificador normalmente, mas se ao passar numa portagem e acendesse algum semáforo amarelo, aí sim a VV iria comunicar-me por e-mail a pedir a sua substituição. Fiquei tranquila. 3. Para surpresa minha, hoje vejo que recebo o e-mail abaixo, mesmo sem ter saído de casa muito menos utilizado o identificador para ter acendido a luz amarela. Assim sendo, venho desta forma solicitar a V. Exas que me enviem um relatório onde estejam registadas as anomalias verificadas, uma vez que na minha modesta opinião o identificador está bem colocado e a funcionar corretamente. Com os melhores cumprimentos," - A 11/11/2022, recebo o seguinte SMS: com o seguinte teor: "O Processo yyyyyyyyyy - registamos com atenção a sua reclamação. Contamos ser breves na resposta". - A 23/11/2022 recebo novamente de madrugada um e-mail processo X, a reforçar o datado de 10/11/2022 com o seguinte teor: "Continuamos a verificar que os identificadores não estão a funcionar corretamente nem podem continuar a ser utilizados, devendo ser substituídos. É importante que regularize esta situação. Substitua o(s) seu(s) identificador(es) aqui. Caso este assunto já se encontre resolvido, por favor ignore a presente comunicação. Com os nossos cumprimentos, Lista de Identificadores com registos anómalos Contrato acima referido, Identificador xxxxxxxxxx da Matrícula da viatura A." Pelas 18:25, entrei em contacto telefónico com a VV, e voltei a falar nesta situação informando que me encontrava em viagem desde o dia 19/11/2022 com a viatura A verificando e registando todas as passagens e em nenhuma delas acendeu luz amarela e muito menos vermelha e nos pórticos fez sempre o sinal sonoro. O que considerava estranho, era ter reclamado e solicitado por e-mail o relatório das falhas registadas e não terem respondido até esse momento e continuarem a insistir na substituição do identificador porque acende luz amarela quando não é verdade. A operadora informou-me que apenas no passado dia 2022-06-20 10:58 Cortes P/N - Pousos P/N L1 23% 0,60 0,00, a passagem por Pousos foi registada por via fotográfica. Uma passagem?! e provoca toda esta cena? - Qual o meu espanto ao entrar na minha VV no dia 30/11/2022 navegado na Minha Via Verde verifiquei que o Alerta deu lugar a seguinte mensagem: "NÃO IDENTIFICÁMOS, ATÉ AO MOMENTO, REGISTOS DE LUZ AMARELA NA(S) SUA(S) VIATURA(S)" e verificando todos os separadores, nomeadamente os movimentos estavam todos registados exceto os do dia 28/11/2022. - Hoje 02/12/2022 pelas 18:03 recebo um e-mail no seguimento do SMS do dia 11/11/2022 com o Assunto: Via Verde - Processo n.º yyyyyyyyyy e com o seguinte teor: "Exm.ª Senhora Recebemos o seu contacto .... Informamos que o seu identificador n.º --- apresenta registos de portagem anómalos, pelo que sugerimos que verifique AQUI se a colocação do referido identificador é a recomendada. Através da área de Apoio ao Cliente do site, poderá também verificar os motivos da sinalização amarela. Caso continue a visualizar a luz amarela nas portagens, esclarecemos que pode continuar a circular com o referido identificador, desde que no veículo de matrícula ----. A Via Verde irá efetuar a monitorização das passagens e, caso seja necessário, entrará em contacto consigo. ... Mais uma vez fui consultar a área de apoio ao cliente e verifiquei que todos os separadores registavam a mesma informação do dia anterior e à entrada mantinha o mesmo registo "NÃO IDENTIFICÁMOS, ATÉ AO MOMENTO, REGISTOS DE LUZ AMARELA NA(S) SUA(S) VIATURA(S)" Nunca verifiquei nenhuma luz amarela e menos vermelha à passagem das portagens e nem deixei de ouvir o sinal sonoro à passagem pelos pórticos.

Solução pretendida

  • Solicito que me facultem o relatório das falhas do(s) Identificador(es) ativo(s) ao meu contrato. Pretendo que a Via Verde me esclareça as seguintes questões: 1 - Como justifica o facto de numa só viagem o Identificador passar por duas-três portagens e por dois pórticos e só num teve a necessidade de fazer registo fotográfico? 2 - Qual a razão para dizer que a anomalia é do identificador e não do pórtico? 3 - Porque razão nunca tive nenhuma passagem por pagar? 4 - Qual a razão de aconselharem os clientes para a substituição dos identificadores, só por terem mais de 5 anos, quando os mesmos ainda funcionam corretamente, uma vez que sempre fui informada de só quando houvesse anomalias e ou acendesse a luz vermelha?