voltar

burla e roubo de identidade, efectuada pela Endesa

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

H. G.

Para: Endesa Energia, S.A.

25/09/2022

Venho por este meio denunciar a burla e roubo de identidade, efectuada pela Endesa. Em Julho esteve na minha casa um comercial da Endesa, identificando-se como estando ao serviço da EDP, tinha um crachá desta empresa e nunca se identificou como Endesa. Pediu para ver uma factura recente, para verificar se tínhamos direito a uma tarifa mais barata. Nós, na boa-fé mostramos uma factura da EDP, essa pessoa tirou uma fotografia para conseguir ler melhor e foi embora porque verificamos que não tínhamos direito a nada, até porque o nosso quadro eléctrico é trifásico. Qual é o nosso espanto quando em Setembro recebemos, por carta, um aviso de corte por parte da Endesa, para um dos contratos que tínhamos com a EDP (referente ao CPE - PT 0002 0000 0429 3315 DT). Nesse mesmo dia ligamos para a EDP para perceber o que estava a acontecer e foi-nos dito que já não tínhamos nenhum contrato com eles, que tanto o acima referido, assim como o CPE- PT 0002 0000 0600 4867 LF, tinham sido cancelados em Julho. Como é possível a EDP fornecer os nossos dados e os contratos a outra empresa sem nos contactar primeiro a perguntar se autorizávamos isto? De seguida ligamos para a Endesa a perguntar o porquê do aviso de corte de fornecimento de energia e, ao qual nos dizem que não tínhamos pago a factura que tinham enviado para o email fornecido na assinatura de contrato. Ora, se nós não assinamos nenhum contrato, nem sequer foi falado pelo comercial que esteve em nossa casa, como é que isto acontece? Perguntei qual era o email que estava associado ao contrato o qual me foi dito que era humbertopontes1745@qualquer coisa (já não me lembro ao certo). Aqui está um grave erro e se vê a conduta desta empresa e dos seus comerciais, porque o meu nome não é Humberto, é Humbertino Guerreiro Pontes, e no aviso de corte vinha o nome Humberto (assim como no contrato continua a figurar este nome), que foi o mesmo nome que usaram para forjar um email em nome do titular do contrato. Durante a conversa que o meu filho teve com o operador do apoio ao cliente da Endesa conseguimos alterar o email para um verdadeiro e criamos uma conta no myEndesa para termos acesso às facturas dos outros contratos. Aqui verifiquei que estava um telemóvel, que eu não conhecia, associado ao meu contrato. E aqui percebi realmente o que se passa com a angariação de novos contratos por esta empresa: primeiro roubam os dados pessoais do titular, depois sem o seu consentimento e conhecimento pedem a anulação dos seus contratos com a EDP (ou outra empresa), de seguida fazem um contrato com a Endesa. No meu caso, enganaram-se a copiar o meu nome e criaram um email falso com o nome errado, e ainda usaram um numero de telemóvel, que presumo fosse do próprio comercial, para receber o SMS e enviar a palavra ACEITO. Eu já tenho 84 anos de idade e não sei ver as mensagens e muito menos enviar SMS, tenho que pedir ajuda ao meu filho, como é o caso desta reclamação que estou a fazer. Eu dito e ele escreve, nunca aprendi a ver os SMS e não era agora que ia aprender para enviar mensagens para a Endesa. Como já passou os 14 dias para anular o contrato da Endesa e voltar para a EDP com as mesmas condições que tinha anteriormente, terei que fazer um novo contrato e ficar a pagar muito mais do que aquilo que pagava. Porque como já referi nunca recebemos qualquer factura, só ficamos a saber que já não pertencíamos à EDP quando recebemos o aviso de corte, dois meses depois da suposta assinatura de contrato. Tinha uma ligação de mais de 40 anos com a EDP, sem qualquer tipo de problemas e sem razão alguma para mudar de fornecedor. Aquilo que exijo à Endesa é um pedido formal de desculpas, a anulação dos contratos que fez em meu nome e sem o meu consentimento, o reembolso de todo o dinheiro que já paguei em facturas de contratos que nunca quis nem fui informado, e que a Endesa reponha os meus contratos tal como estavam com a EDP, exactamente com as mesmas condições e com os valores que tinha. Se tal não for possível, a reposição de condições e valores, que seja a Endesa a pagar o excesso enquanto eu tiver contrato com a EDP. Estou num fornecedor de electricidade que nunca quis estar, fui vitima de roubo de identidade por parte dessa empresa, agiram de má-fé, assinaram um contrato sem o meu consentimento, criaram contas de email e números de telemóvel falsos de modo a cumprir os seus intentos de angariarem mais um cliente, não olham a meios para atingir o fim. São desonestos e não merecem estar a operar no mercado.

Solução pretendida

  • Reembolso: € 115,29
  • Compensação

Resposta (3)

Endesa Energia, S.A.

Para: H. G.

07/10/2022

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-12545104 Refª DECO: CPTPT01616153-36 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-12545104. No seguimento da exposição efetuada a informamos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes que, a Endesa lamenta a insatisfação que nos reporta e agradece o seu contacto que permitirá à Endesa mover as diligências necessárias para verificação e prevenção de situações similares, para não voltar a acontecer, e uma constante melhoria dos nossos serviços. Após uma análise cuidada da situação que nos expõe, informamos que a Endesa recebeu do seu parceiro de vendas um pedido de contratação após um primeiro contacto presencial de um representante na sua habitação. No que diz respeito ao número do contacto telefónico através do qual foi dado o consentimento ao contrato não lhe pertencer, a Endesa não tem possibilidade de verificar se o contacto facultado pertence ao cliente. No entanto, atendendo às suas alegações e considerando estas como verídicas, iremos anular toda a faturação emitida. Neste sentido, torna-se imprescindível que o consumidor efetue a mudança de comercializador uma vez que, nesta data, a Endesa se encontra impossibilitada de rescindir o contrato através de reposição na comercializadora anterior sem ser através da suspensão definitiva do fornecimento de energia, o que seguramente iria causar transtornos maiores. Atendendo a tudo o exposto supra, solicitamos que num prazo de 15 dias realize um novo contrato com qualquer das comercializadoras que operam em Portugal e que nos informe quando concluída a mudança de comercializadora para que possamos anular a faturação emitida. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes, a 7 de outubro de 2022. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h

H. G.

Para: Endesa Energia, S.A.

20/10/2022

Processo Endesa: CA-12545104 Refª DECO: CPTPT01616153-36 Processo Livro Reclamações Online nº ROR00000000044618071 Refª ERSE nº 1/25814/2022 Obrigado pela resposta, apesar de não ser de todo o nosso agrado. Pelo exposto por V. Ex. ª decidimos manter o serviço de fornecimento de energia com a vossa empresa, enquanto se mantiver esta tarifa que estamos a pagar. Deste modo já não é necessária a anulação das facturas emitidas. No entanto isto não invalida o facto de estarmos extremamente desapontados pela forma de actuação da vossa empresa na angariação de novos clientes. Com os melhores cumprimentos Humbertino Guerreiro Pontes

Endesa Energia, S.A.

Para: H. G.

24/10/2022

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-12863020 Refª DECO: CPTPT01616153-36 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-12863020. No seguimento da exposição efetuada a informamos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes que, os contratos de fornecimento de energia elétrica para o Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000004293315DT e Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000006004867LF encontram-se em vigor com a oferta contratada Quero+ Luz Simples desde 05/07/2022 e 21/07/2022, respetivamente. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Humbertino Guerreiro Pontes, a 24 de outubro de 2022. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h