Com intervenção da DECO PROTESTE

Esta reclamação é pública

Reclamação

C. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

01/08/2022

No mês de Junho rececionei uma fatura n. 22060310147643299 de 27-06-2022, com acertos de faturas relativas aos meses de Novembro 2021 até Maio de 2022. Desloquei-me pessoalmente à Loja do cidadão do Porto ao balcão da Endesa, onde solicitei esclarecimentos sobre a forma como foi faturada a referida fatura. No local fui atendido por duas funcionárias que se limitaram a ler a fatura, não sabendo justificar tais acertos. De referir que nas ditas faturas, estão nelas opostas que “são leituras reais obtidas pela distribuidora” !!!!! Como tal, foi-me dito que iriam solicitar aos serviços da Endesa que entrassem em contato comigo para esclarecer a faturação, tendo eu dito que ficaria a guardar, após o que regularizava o pagamento da fatura. Não tendo obtido qualquer contato da Endesa, tomei a iniciativa de ligar para a linha de apoio ao cliente, tendo sido atendido, após 17 minutos em espera, por uma colaboradora que após eu ter exposto o problema, pediu para aguardar em linha para que pudesse verificar a fatura, passados alguns minutos a chamada caiu, não tendo a dita colaboradora retornado a chamada, como o deveria ter feito por educação, e explicado aquilo que havia sido perguntado. Esta situação é recorrentemente na linha de apoio da Endesa, além de se esperar que alguém atenda a chamada, quando se chega à fala com alguém, mandam aguardar em linha, a chamada cai, e assim fica resolvido o problema do cliente, porque ninguém da Endesa tem o cuidado de contactar o cliente. Aliás a única forma de a Endesa comunicar com o cliente é enviar faturas, e esperar que o cliente pague e não reclame. Mas mesmo que reclame o resultado é o mesmo porque não há ninguém que esclareça os detalhes das faturas. Como não bastando, rececionei duas SMS nas quais sou ameaçado de que não regularizando o pagamento da fatura, iria ser reduzida a potência contratada e o corte de fornecimento de Luz. Ou seja, a Endesa quer cobrar o que bem entende, não dando qualquer explicação para tal. Não compreendo ainda como é que a Endesa reclama faturas com mais de 6 meses, que ao que deveriam saber, não podem exigir o pagamento das mesmas pois as mesmas prescreveram. (Lei dos Serviços Públicos ( a Lei n.º 23/96, atualizada pela Lei nº 10/2013 de 28/01). Hoje mesmo irei deslocar-me pessoalmente, pela última vez, ao balcão da Endesa para solicitar esclarecimentos, se os souberem dar.

Solução pretendida

  • Revisão da fatura

Resposta (9)

Endesa Energia, S.A.

Para: C. C.

04/08/2022

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-12109133 Refª DECO: CPTPT01576087-31 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Carmen Cunha Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Carmen Cunha a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-11078274. No seguimento da exposição efetuada a informamos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Marinho Porto Pires (titular do contrato) que, agradecemos desde já a informação prestada relativa ao nosso serviço de atendimento, uma vez que nos permitirá analisar as causas que motivaram o inadequado atendimento que nos reporta e continuar a melhorar o nosso serviço de apoio ao cliente. Igualmente asseguramos-lhe que a Endesa se rege por uma conduta respeitosa para com os nossos clientes, pelo que solicitamos que aceite as nossas mais sinceras desculpas. Informamos que não será possível dar seguimento ao pedido de prescrição de consumos por não cumprir os requisitos definidos pela legislação em vigor. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Marinho Porto Pires, a 4 de agosto de 2022. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h

Enviada à DECO PROTESTE a 05 agosto 2022

C. C.

Para: DECO PROTESTE

05/08/2022
Esta resposta é privada

Endesa Energia, S.A.

Para: C. C.

11/08/2022

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-12158071 Refª DECO: CPTPT01576087-31 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Carmen Cunha Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Carmen Cunhaa qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-12158071. No seguimento da exposição efetuada a informamos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Marinho Porto Pires (titular do contrato) que, reiteramos a nossa comunicação de 04/08/2022 e informamos que, agradecemos desde já a informação prestada relativa ao nosso serviço de atendimento, uma vez que nos permitirá analisar as causas que motivaram o inadequado atendimento que nos reporta e continuar a melhorar o nosso serviço de apoio ao cliente. Igualmente asseguramos-lhe que a Endesa se rege por uma conduta respeitosa para com os nossos clientes, pelo que solicitamos que aceite as nossas mais sinceras desculpas. Informamos que não será possível dar seguimento ao seu pedido de prescrição de consumos por não cumprir os requisitos definidos pela legislação em vigor. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Marinho Porto Pires, a 11 de agosto de 2022. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h

DECO PROTESTE

Para: C. C.

12/08/2022
Esta resposta é privada

C. C.

Para: DECO PROTESTE

17/08/2022
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DECO PROTESTE

Para: C. C.

18/08/2022
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C. C.

Para: DECO PROTESTE

02/09/2022
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DECO PROTESTE

Para: C. C.

11/09/2022
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C. C.

Para: DECO PROTESTE

19/09/2022
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