voltar

Endesa está a roubar-me

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

S. N.

Para: Endesa Energia, S.A.

27/07/2022

Assunto: Prescrição de consumos NIF: 265515572 N.º de cliente: 394287-002 Exmos. Senhores, Após ter sido interpelado(a) para proceder ao pagamento da(s) fatura(s) n.º FAC 0230312022/0057082128, de gás, no valor de € 254,39, valor referente ao mês de feverereiro de 2021 quando o consumo médio nos outros meses ronda os 40 - 50 euros. Surpeendida com o valor exorbitante dessa fatura, contactei a endesa para uma explicação detalhada desses valores, fui informada que os mesmos são da leitura fornecida pela operadora Setgás que disse não haver nada de anormal com a leitura e que a Endesa devia explicar o porquê dessa fatura elevadissíma referente apenas ao gás do mês de fevereiro. Indignada, questionei que tipo de consumo poderia fazer num mês para pagamento de tal fatura mas em todas intervenções, nenhuma resposta foi convincente tendo a Endesa procedido ao corte do fornecimento de gás como se eu fosse uma devedora (tenho as minhas contas todas pagas), fiquei com o almoço a meio, sem comida para dar as minhas filhas menores e com desperdício de comida para o lixo. Fui tão mal tratada como cliente e estou a ser coagida a pagar uma conta que NÃO RECONHEÇO pois, não é possível ter num único mês ter um consumo de quase 300 euros somente de gás numa família de dois adultos e duas crianças. Quem não deve não teme, pedi o detalhe da fatura e seus respetivos cálculos, porquê que não mandar esse consumo confirmado por escrito? qual é a dificuldade? se se confirmar que foi do nosso consumo pagaremos porque somos pessoas honestas e nunca roubamos a ninguém. Como tal, esses consumos encontram-se prescritos, em conformidade com o disposto no art. 10º nº 1 da Lei dos Serviços Públicos Essenciais. Assim, serve a presente missiva para me opor ao pagamento do valor supra referido, invocando expressamente a prescrição para todos os efeitos legais. Aguardo resposta por escrito e anulação dos valores prescritos, no prazo máximo de 8 dias, o fornecimento do serviço já foi interrompido pelo que, aguardo a vossa breve resposta e regularização da faturação. Com os melhores cumprimentos, Assinatura Sofia Nicolau

Solução pretendida

  • Revisão da fatura
  • Compensação
  • Reparação

Resposta (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: S. N.

23/08/2022

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-12071891 Refª DECO: CPTPT01573382-42 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Sofia Nicolau Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Sofia Nicolau a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-12071891. No seguimento da exposição efetuada a informamos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Pedro Mendes Nicolau (titular do contrato) que, procedemos à prescrição dos consumos caducos constantes na fatura nº FAC 0230312022/0057082128 referentes ao período de faturação entre 25/01/2022 a 28/01/2022, por se considerarem prescritos tendo em conta a data do seu pedido. Desta forma, os referidos consumos foram anulados considerando a invocação do artigo 10º, que respeita a questões de prescrição e caducidade, estipulando que o direito ao recebimento do preço do serviço prestado, prescreve no prazo de 6 (seis) meses após a sua prestação. A anulação efetuada originou a emissão da nota de crédito nº NCR 0200312022/0047019838 no valor de -8,89€ que foi aplicada ao documento de pagamento nº 22080310000430399 no valor total de 254,39€, restando a pagamento o valor remanescente de 245,80€. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Pedro Mendes Nicolau, a 23 de agosto de 2022. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h