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Dinheiro Retido no Multibanco sem Devolução

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

A. M.

Para: ActivoBank

18/07/2022

No passado dia 14 de Julho 2022 pelas 15:56 no Multibanco com ID: 501649FF20, efetuei um depósito de notas, na agência do ActivoBank situado no Arrábida Shopping - VNGAIA. Após o depósito das notas, uma nota de 20€ saiu, ao qual verifico no visor do multibanco o montante depositado de 940€, fiquei na dúvida do valor, pois inseri muitas notas de 20€ e algumas de 10€ , dinheiro esse todo que tinha comigo, crendo que o montante total que tinha na carteira era de 1000€, pois no dia 11 de Julho fui tentar fazer o depósito das notas no Millenium BCP na Praça Velasquez no Porto, mas como tinha havido um problema com as máquinas, não era possivel efetuar depósitos, pelo que guardei o dinheiro até à data referida 14 Julho. No entanto como saiu a nota de 20€, fiz cancelar operação e as notas sairam todas. Pensei naquele momento em contar o dinheiro antes de voltar a depositar pois tinha ficado na dúvida se o montante estaria correto mas como estavam muitas pessoas próximas do multibanco e na zona onde se encontra o Banco, fiquei com receio que me roubassem e achei melhor não o fazer e voltei a inserir as notas todas para depósito. Ao qual a máquina demorou imenso tempo e depois no visor indicou: "As notas introduzidas ficaram retidas" e saiu o talão indicando problemas técnicos e por esse motivos ficou retido o dinheiro. Reportei situação ao balcão, ao qual me informam que nada podiam fazer, apenas fazer a reclamação da situação, pois as máquinas não pertencem ao próprio banco mas sim à SIBS. Referi que não podia ficar sem o dinheiro, pois era o único que tinha e fiz o depósito do mesmo para efetuar as compras mensais e restantes utilizações diárias, mas fizeram como se não tivessem ouvido. Informaram-me que quem faz a recolha do dinheiro são funcionários da SIBS, e já tinham lá estado durante a hora de almoço, pelo que só iriam resolver o que se tinha passado, no dia seguinte (sexta-feira) e depois após fazerem o apuramento, seria contactada. A reclamação foi efetuada com a seguinte referência: SD1-20220203145. No sábado dia 16 Julho 2022, e uma vez que não tinha recebido nenhum contacto no dia anterior por parte do agência do Banco nem o dinheiro tinha sido creditado na conta, dirigi-me novamente à agência para tentar perceber qual o ponto de situação e quando iriam resolver. A informação prestada é que as máquinas ainda estavam bloqueadas devido à minha situação e que ainda estavam aguardar resolução por parte deles e não podiam fazer mais nada; informaram também que normalmente podia demorar 48Horas úteis, pelo que seria melhor aguardar. Hoje dia 18 Julho 2022, e uma vez que já ultrapassou as 48Horas úteis para a resolução da situação e ainda não fui contactada, nem o dinheiro entrou na minha conta, venho apresentar a minha reclamação e irei fazer a mesma no próprio livro de reclamações da agência do ActivoBank. Preciso urgentemente do dinheiro disponível para fazer as compras para sobreviver, tenho uma filha de 4 anos e não posso continuar nesta situação durante mais tempo sem resposta e sem o meu dinheiro.

Solução pretendida

  • Reembolso: € 1000,00

Resposta (1)

A. M.

Para: ActivoBank

20/07/2022

Resta-me acrescentar que, a informação prestada no dia do depósito (14 Julho 2022) e consecutiva retenção das notas, o funcionário da agência do ActivoBank que deu seguimento à reclamação, quando lhe questionei o motivo para tal ocorrer, o mesmo informou-me que pode ter ocorrido por terem sido depositadas muitas notas, e uma vez que eu não sabia ao certo a quantidade de cada nota, podia ter depositado mais que o permitido e poderia ter causado isso. Questionei-lhe , se e uma vez que a máquina, caso tenha sido por esse motivo que tenha ficado"encravada", se eventualmente pode ter feito mal a contagem do dinheiro, e tivessem ficado "presas" algumas notas e ter dado o erro técnico, o funcionário disse que não me sabia responder a isso, poderia ser esse um dos motivos, podia ter acontecido isso e a maquina não ter contabilizado as notas todas, mas teria que aguardar pelo apuramento por parte da SIBS para saber a razão em concreto. Até à data presente, 20 Julho 2022, não recebi qualquer contacto via email, via telefónica, não sei o que se passa, nem o motivo pelo qual ainda não tenho o meu dinheiro na conta disponível. Preciso urgentemente fazer compras no supermercado e não tenho como o fazer. Não tenho mais suplementos em casa.