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Impedimento de contratação de seguro automóvel

Caso encerrado Resolvida sem sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

M. A.

Para: Mapfre Seguros

29/06/2022

Exmos Senhores Venho apresentar a seguinte reclamação: 1) Tenho, há vários anos, um seguro automóvel da MAPFRE, contratado no ACP (Apólice 4101140101741); 2) Constatando que, mesmo sem qualquer sinistro, o prémio tem aumentado todos os anos e o valor da renovação que me foi comunicado (234 €) me pareceu claramente excessivo, procurei um seguro alternativo junto do Santander; 3) A simulação feita no site do Santander devolveu-me um valor para o prémio do seguro automóvel muito mais favorável do que aquele que me estava a ser pedido pela MAPFRE através do ACP: 147,15€ /ano em vez de 234,35€ / ano e ainda 16.6% de desconto no primeiro ano – ver Anexo). Acresce que o Santander me oferece outras vantagens se contratar o seguro com eles. 4) Quando tentei subscrever o seguro online no site do Santander, recebi indicação de que não seria possível, uma vez que tinha já um seguro automóvel MAPFRE; 5) Contactei então o ACP e solicitei o cancelamento da apólice, o que foi prontamente feito, com efeitos a 2 de julho 2022 (ver Anexo); 6) Tentei novamente subscrever o seguro automóvel no site do Santander com efeitos a partir de 2 de julho. Dizem-me agora que não é possível porque tive um seguro na MAPFRE-Gerais e só poderei contratar com a MAPFRE SANTANDER após 60 dias; 7) Contactada a MAPFRE-Gerais por telefone foi-me confirmado que era esta a prática e que nada podiam fazer. Dada a urgência em contratar outro seguro e a minha insatisfação com esta situação, irei recorrer a outra seguradora (e não deixarei obviamente de divulgar o que se passou junto de amigos e conhecidos). Considero incompreensível a falta de transparência, a brutal discriminação de preços e a proibição de contratar um seguro na MAPFRE-Santander pelo simples facto de ter tido um outro seguro na MAPFRE-Gerais. Aliás, não posso mesmo deixar de me interrogar sobre a conformidade destas práticas com a lei, razão pela qual dou conhecimento à DECO e à ASF desta reclamação. Cumprimentos,

Solução pretendida

  • verificação de legalidade da atuação da empresa