Esta reclamação é pública

Reclamação

E. S.

Para: Banco BPI

26/06/2022

Escrevo esta reclamação no nome da minha mãe, Ana Maria Soares da Costa, que foi totalmente ludibriada com linguagem pouco ou nada esclarecedora que a levou a assinar a transferência do PPR Reforma Obrigações para um PPR 2025. Ambos são PPR sem capital garantido e nunca, em momento algum, tal informação foi comunicada à minha mãe que claramente manifesta iliteracia financeira quer para compreender o jargão de quem trabalha por objetivos e quer a todo o custo "empurrar" produtos aos clientes, quer para gerir PPR de risco. Esta situação só foi descoberta agora (semana de 20 a 24 de junho de 2022), pois a minha mãe não tinha dado conta que já em 2019, depois de pedir sempre para não abrir contas com risco e/ou investimento em bolsas, lhe criaram, no balcão da Carvalha, em Gondomar (entretanto extinto), um PPR, sem capital garantido. No dia 15 de junho de 2022, a gestora do balcão de São Cosme-Gondomar, Joana Magalhães, ligou para a minha mãe, com urgência, para ela se deslocar ao Banco. A minha mãe deslocou-se ao banco, no dia 20 de junho e, como sempre foi a sua preocupação, manifesta novamente o desejo de um PPR "normal", sem qualquer tipo de risco. Não sabia a minha mãe, nesse momento, que o PPR que já tinha (aberto no balcão da Carvalha) era precisamente de risco e a gestora não a informou, mesmo tendo percebido que a minha mãe não queria um produto de risco. Não só não a informou como lhe "empurrou" o PPR 2025, como um produto sem risco e , por isso, a minha mãe assinou, confiando na experiência e boa-fé da sua gestora. No entanto, ficamos desconfiadas e , depois de uma pesquisa no site do BPI, verificamos que é um PPR de risco, situação confirmada pelo gerente Eduardo Alves, no dia 24 de junho, que nos ajudou a fazer uma exposição ao banco, alegando o período de reflexão, para cancelar a transferência. Estamos, neste momento, à espera da resposta do banco a esta exposição. No entanto, há 4000eur que não sabemos o paradeiro devido ao risco envolvido neste tipo de PPR. A minha mãe sente-se burlada e enganada pelo próprio banco.

Solução pretendida

  • A revogação imediata do PPR de risco, sem qualquer tipo de penalização bem como a devolução dos 4000eur que podem ter sido perdidos, dada a situação do PPR de risco.

Resposta (7)

Banco BPI

Para: E. S.

26/06/2022

Exmo.(a) Senhor(a), No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto. Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referencia indicada no assunto. Com os melhores cumprimentos, Banco BPI

E. S.

Para: Banco BPI

14/07/2022

Até ao momento, duas semanas depois de efetuar a reclamação, não tenho nem resposta, nem resolução e a minha mãe continua a perder dinheiro!!!!!

Banco BPI

Para: E. S.

14/07/2022

Exmo.(a) Senhor(a), No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto. Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referencia indicada no assunto. Com os melhores cumprimentos, Banco BPI

E. S.

Para: Banco BPI

19/07/2022

É lamentável, mas ainda não recebi uma única resposta do BPI! Lembro que escrevi a reclamação oficial, no balcão, no dia 24 de junho.

Banco BPI

Para: E. S.

19/07/2022

Exmo.(a) Senhor(a), No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto. Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referencia indicada no assunto. Com os melhores cumprimentos, Banco BPI

Banco BPI

Para: E. S.

20/07/2022

Exmos. Senhores, No seguimento da vossa mensagem, clarificamos que os pedidos de intervenção não devem ser enviados para o endereço bancobpi@mail.bancobpi.pt. O endereço gestao.reclamacoes@bancobpi.PT deve ser usado para o envio de reclamações. Solicitamos a vossa colaboração na divulgação da informação. Com os melhores cumprimentos, Ana Filipa Aurélio DI-RESPOSTA A EMAILS ----- » Processo: [BPI-D-88578753] ----- ---------- » Mensagem 2 ---------- Assunto: RE: A sua reclamação para a/o PPR de risco - (CPTPT01550411-60) [BPI-D-88578753] ---------- « Mensagem 1 ---------- ----- « Processo: [BPI-D-88578753] -----

Banco BPI

Para: E. S.

25/07/2022

Exmos. Senhores, No seguimento da vossa mensagem, clarificamos que os pedidos de intervenção não devem ser enviados para o endereço bancobpi@mail.bancobpi.pt. O endereço gestao.reclamacoes@bancobpi.PT deve ser usado para o envio de reclamações. Solicitamos a vossa colaboração na divulgação da informação. Com os melhores cumprimentos, Ana Filipa Aurélio DI-RESPOSTA A EMAILS ----- » Processo: [BPI-D-88371859] ----- ---------- » Mensagem 2 ---------- Assunto: RE: Recebeu uma reclamação: PPR de risco - (CPTPT01550411-60) [BPI-D-88371859] ---------- « Mensagem 1 ---------- ----- « Processo: [BPI-D-88371859] ----- ------------------------------------ Esta mensagem e quaisquer anexos são confidenciais, podendo conter informação sujeita a sigilo profissional ou qualquer outro dever de confidencialidade ou de segredo. Caso não seja o destinatário deste e-mail, não deverá usar, copiar ou revelar o seu conteúdo, solicitando-se que contacte o emissor com a brevidade possível e apague esta mensagem. Obrigado pela colaboração. ------------------------------------