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Problemas com um computador que só tem 6 meses

Caso encerrado Resolvida sem sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

M. B.

Para: ASUS Portugal, Lda.

13/06/2022

Venho por este meio, reclamar uma compra que efetuei na Worten. No dia 26 de novembro de 2021 procedi à compra de um computador portátil ASUS F515EP-51DM3SB1 ao qual me foi dada uma garantia de 2 anos após o dia da compra. Passado uma semana dirigi-me a loja Worten em bragança, para reclamar do produto, pois o portátil apresentava anomalias no que diz respeito ao ecrã e ao carregador. De imediato tentaram resolver o problema substituindo assim o portátil, foi-me perguntado se queria o mesmo modelo, todavia, foi-me mencionado pelo colaborador da loja que o defeito era de série, ou seja, que todos os portáteis ASUS F515EP-51DM3SB1 viriam com o mesmo problema, assim sendo, e achando eu que seria melhor, foi-me indicado que seria melhor o Portátil ASUS F515EP-71AM3SB1, não havendo em loja tiveram de mandar vir, passados 3 a 5 dias o computador chegou. Contudo também este apresentava defeito ao iniciar e passado uma semana, o ecrã tinha os mesmos problemas, tremia apresentava um fundo azulreiniciava sozinho, o que me fez perder trabalhos universitários jamais recuperados, tempo e mais uma vez dirigi-me novamente a loja, onde me foi dado novamente outro computador do mesmo modelo, e questionei se não seria problema de seriação ou da Marca ASUS. Foi-me referido que em princípio não. Então volto a ter de encomendar novamente o computador e esperar mais 3 a 5 dias, com todo este tempo de tempo de trocas idas e voltas à loja só a meio de dezembro tive novamente um computador, o que me prejudicou bastante, pois o computador é uma ferramenta de trabalho da qual não consigo dispensar. Parecia que tudo estava bem até que passados 3 MESES, o computador apresenta problemas a nível do painel LCD, tendo exatamente os mesmos problemas que os restantes computadores, mencionados anteriormente. Fui à loja e mais uma vez fiquei sem Portátil do 5-03-2022 até ao dia 18-03-2022 e mais uma vez com trabalhos universitários não recuperados e cada vez mais em atraso, tendo de pedir a colegas ou deslocar-me a locais para poder fazer os trabalhos, chegando mesmo a perder trabalhos devido a vírus informáticos. Quando recebi o computador da primeira garantia, este veio com um relatório técnico do que tinha, trocaram o Painel LCD por um novo pois comprovaram que se verificavam anomalias. Pois agora o computador não só apresenta falhas nas teclas, na luz das teclas passando a algumas vezes a estarem intermitentes (tenho vídeos a comprovar), a nível do toutchPad apresenta anomalias também, por vezes o computador tem de reiniciar várias vezes para poder fazer uma atualização (não reinicia 1 nem 2 vezes, mas sim 6 ou 7 se não mais vezes), por vezes a barra de ferramentas não aparece vendo-me obrigada a desligar o computador de forma inadequada e quando a tela é compartilha por zoom, por exemplo, a tela começa a tremer. Após tudo isto e com medo de perder tudo o que fiz, já tendo salvaguardado a maior parte das coisas, sendo que salvaguardo diariamente com medo de voltar a perder o que fiz, salvaguardo diariamente com medo de voltar a perder tudo novamente. No dia 8 de junho de 2022 ligo para a Worten, para saber o que pode ser feito, é me dito muito pouca coisas, mas que a principal seria que teria de ir à loja física, para saber qual seria a melhor solução. Desloquei-me novamente à loja no mesmo dia, pois o portátil é neste momento uma ferramenta de extrema necessidade, expliquei toda a situação ao qual me foi dito em loja por um técnico que devido a última intervenção ainda estar também em garantia, que o que poderiam fazer era reabrir o processo, mandar novamente para a ASUS, mas que no mínimo levaria 15 dias, isto é, se não houver falta, de peças e etc. Porém acontece que eu não posso ficar sem o meu Computador que foi comprado a MENOS DE 6 MESES, pois como já expliquei anteriormente é algo extremamente importante para trabalhos de faculdade e estando no último semestre do meu último ano é algo do do qual neste momento não posso prescindir muito menos ficar sem computador por 15 dias isto sem garantias de que venha em 15 dias. Foi-me dito também que o poderia deixar após o término do semestre pois ainda está me garantia, acontece que após o término do semestre irei para fora do país, sem data de retorno, e continuarei a precisar do computador para trabalho. Perguntei se podia falar com o gerente de loja, mas ele não se encontrava na loja. Quando perguntei ao funcionário se e onde poderia reclamar de imediato me foi dito que tinham livro de reclamações online, mas também em loja física, mas, que o melhor seria fazer no site da marca ASUS, acontece que no site da marca não encontra-mos nenhum lugar para reclamar, apenas encontra-mos um número. Para o qual no dia 9 de junho de 2022 liguei, e foi-me dito exatamente o mesmo que na loja worten, ou seja, que teria de mandar o computador para a marca, mas que se fosse feito com eles não seria no prazo de 15 dias devolvido, mas sim em 5, PORÉM, mais uma vez sem garantia alguma de que o computador me seria fornecido novamente passado 5 dias, pois poderiam não ter as peças e demoraria mais tempo e etc..., após explicar tudo novamente foi dito ao colaborador da ASUS o que eu pretendo, e me foi respondido que só na loja worten o poderia fazer, pois foi com eles que foi comprado o equipamento e o contrato é deles e cada contrato, de cada loja tem as suas condições. Ligo para a worten novamente e após novamente ter de perder tempo a explicar tudo, é dito mais uma vez que eu teria de me dirigir novamente a loja física e explicar tudo de novo, dirigi-me a loja ao qual quando chego peço para falar com o gerente de loja e pela segunda vez ele não está, mas quando estivesse que seria passado meia hora e ele não poderia ajudar-me pois tinha uma reunião e não podia falar comigo nem resolver o problema, mas para eu deixar o meu número que ele me ligaria que passados 5 dias até a data de hoje dia 13-06-2022 não aconteceu.

Solução pretendida

  • Então eu questiono-me, será que vou andar num círculo, em que eu dou provas do problema do computador, que eu explico a situação toda, que mostro o que está a acontecer e depois dizem que eu que tenho de ficar sem o computador e assim nunca terei o equipamento bom. O computador é realmente o meu instrumento de trabalho, eu sem ele não posso trabalhar na faculdade, e ando neste impasse de entregas e idas na garantia, o que me está a prejudicar no rendimento escolar. Solução pretendida O que eu pretendo é ter realmente um computador em condições e novo, pois perdi qualquer credibilidade e confiança no equipamento e na marca pois já foram trocados todos os outros 2 equipamentos com os mesmos problemas e que já foi para reparar antes dos 3 meses de uso. Quero a devolução do dinheiro ou um computador novo, não pretendo ter o mesmo computador visto que passados 6 meses o computador já só apresenta problemas. Enquanto isto fico sem saber o que fazer, pois, se entregar o equipamento vou sair prejudicada se não entregar vou sair prejudicada também e fico neste impasse, porque a prejudicada serei sempre eu e nunca a Worten nem a MARCA ASUS, que no meio de tudo isto passam o problema uns para os outros e consumidor final é que fica prejudicado.