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Artigo com defeito

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

M. M.

Para: TEKA PORTUGAL, S.A.

31/05/2022

Exmos. Senhores, Venho por este meio expor uma situação que já se prolonga há quase um ano. Remodelei o meu apartamento e adquiri os eletrodomésticos da marca Teka através do fornecedor da cozinha. Estes, instalaram os eletrodomésticos impecavelmente, tenho uma fatura datada de 29 de julho de 2021. Comecei a utilizar os eletrodomésticos em setembro de 2021, tendo notado anormalidades na placa de indução logo após as primeiras utilizações, que passo a expor: Aquecimento excessivo na zona touch (botões), ao ponto de me queimar ao carregar; Demora excessiva no aquecimento de uma panela de água fria (cerca de 30 minutos até ao ponto de ebulição). Solicitei pedido de assistência ao vendedor e este comunicou à TEKA. No dia 30 de setembro (passado mais de um mês de pedido de assistência) deslocou-se um técnico à minha casa. Este, após análise e troca de uma das peças da placa, disse-me que o aquecimento na zona touch era normal e o tempo de aquecimento da água também estava dentro do normal (que para mim não era normal pois não era a primeira vez que trabalhava com placas de indução), mas que se eu achasse que a placa voltava a aquecer demasiado para voltar a contactar. Acontece que a placa ficou exatamente igual e inclusive notei que se tivesse 3 ou 4 bicos ligados em simultâneo, esta nem tinha potência suficiente para ferver as panelas (nenhuma chegava ao ponto de ebulição) e tinha que abrir a gaveta do armário por baixo para esta circular o ar e assim funcionar um pouco melhor. Voltei a contactar a TEKA para nova assistência, novamente uma demora enorme para deslocação do técnico. Penso que no mês de novembro, deslocou-se o técnico à minha residência, este bastante mais simpático do que o primeiro, que me explicou que as placas de indução têm uma ventoinha e fazem o calor "ao contrário" e daí ter sempre a gaveta muito quente e ainda ter que a abrir para esta funcionar melhor. Que no meu ver não faz qualquer sentido pois nunca vi nada do género. Relativamente ao facto da zona do touch aquecer, também me informou que existia uma peça/banda de proteção, especifico para este modelo de placa, pois a marca sabe perfeitamente que esta aquece muito nessa zona, e que iria encomendar para colocar na minha. Informei mais uma vez que não era normal uma placa de indução aquecer, pois o objetivo destas é mesmo não ter qualquer aquecimento e, no meu caso, até teria que ter imensa atenção com o meu filho, de modo a que não mexesse lá e não se queimasse, pois eu mesma já me queimava. Foram colocar essa peça/banda já no mês de janeiro de 2022, tendo este ponto ficado minimamente resolvido. No entanto, o mau funcionamento manteve-se. Normalmente, uma placa de indução demora cerca de 5 minutos a colocar uma panela com água no ponto de ebulição e a minha leva cerca de 15/20 minutos. Já reclamei cerca de 5 vezes à TEKA, tendo a última vez sido no dia 08 de abril de 2022, pois cheguei estar a cozinhar, com os 4 bicos ligados com panelas com água e nenhuma ferveu. Apenas ficaram com bolhinhas. Estive 1h nisto até que desisti e desliguei 2, aí já funcionou minimamente normal. Na última reclamação, diretamente à TEKA e no Livro de Reclamações online (08/04/2022), responderam-me no dia 03 de maio de 2022 com a informação de que, após análise, o meu aparelho não possui qualquer inconformidade e que as situações reportadas já teriam sido explicadas pelo representante e que se devem à incorreta instalação do aparelho. Respondi, no momento, que a placa teria sido instalada por um parceiro da TEKA, certificado de há muitos anos, e que estas desculpas eram literalmente a gozar comigo. Até hoje, não me deram qualquer resposta. Gastei 438,75€ + IVA numa placa de indução péssima, que não tem o funcionamento correto para uma placa de indução e que a TEKA não me resolve a situação. Modelo: Placa Teka IZC 64630 BK MST Obrigada pela atenção dispensada. Com os melhores cumprimentos, Marta Monzelo

Solução pretendida

  • Troca

Resposta (3)

TEKA PORTUGAL, S.A.

Para: M. M.

03/06/2022

Boa tarde Ex.mos Senhores No seguimento da vossa comunicação gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos gerais: * Todos os produtos da marca são comercializados com manual de instruções/ instalação; * Nos respetivos manuais vão descritas todas as indicações da marca sobre a correta instalação do produto; * As condições gerais de garantia estabelecem que: A instalação tem de ser obrigatoriamente realizada conforme as instruções do aparelho, a legislação e regulamentação técnica em vigor. Sendo que a garantia não abrange incorretas instalações; Relativamente a situação em particular informamos que tal como já explicado pelo nosso representante, deriva de uma incorreta instalação do aparelho. De acordo com todos os factos expostos reiteramos as informações prestadas a cliente, não tendo a marca mais nada a acrescentar a este processo, nem aceitando qualquer responsabilidade sobre o mesmo. Aconselhamos que seja ainda alterada a instalação para as solicitadas no respetivo manual e assim fique em conformidade com o solicitado. Cumprimentos Alexandra Costa Customer Service After Sales Service [cid:image001.png@01D874FB.581C90B0] Teka Portugal Estrada da Mota Apartado 533. 3834-909 alhavo t: +351 234 329 500 ext.: 453 teka.com follow us: [cid:image002.png@01D874FB.581C90B0] [cid:image003.png@01D874FB.581C90B0] [cid:image004.png@01D874FB.581C90B0] [cid:image005.png@01D874FB.581C90B0] [Uma imagem com mamífero Descrição gerada automaticamente] AVISO LEGAL/ DISCLAIMER Este e-mail é privado, confidencial e dirigido exclusivamente ao seu destinatário. Qualquer informação ou opinião apresentada é da exclusiva responsabilidade do autor e não representa necessariamente a da TEKA PORTUGAL, S.A.. Caso não seja o destinatário do e-mail e o tenha recebido indevidamente, alertamos que é estritamente proibido distribuir, reencaminhar, imprimir ou copiar o mesmo. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão. Caso tenha recebido este e-mail por engano, por favor informe TEKA PORTUGAL, S.A. deste facto e apague-o imediatamente. This email is private and confidential and intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. Any views or opinions presented are only those of the author and do not necessarily represent those of TEKA PORTUGAL, S.A. If you are not the intended recipient be advised that you have received this email in error and that any use, dissemination, forwarding, printing, or copying of this email is strictly prohibited. No confidentiality or any privilege regarding the information is waived or lost by any miss transmission or malfunction. If you have received this email in error please notify it TEKA PORTUGAL, S.A by the same way and proceed to destroy it immediately.

M. M.

Para: TEKA PORTUGAL, S.A.

06/06/2022

Exmos. Senhores, No seguimento da vossa resposta, venho questionar, tal como já questionei via email mas sem resposta, quais os fundamentos da incorreta instalação a que se referem. Mais uma vez informo que a placa foi instalada por um representante vosso, qualificado, com largos anos de experiência e que nunca teve qualquer problema relacionado com instalações. Se a intenção da TEKA é passar a responsabilidade de um artigo com defeito para a empresa parceira vossa, dando a desculpa de incorreta instalação, então lamento informar que comigo não funciona assim. Já informei que trabalho com eletrodomésticos há alguns anos e que as placas não têm ciência para instalar, e que, em todas as construções que já trabalhei, são todas instaladas de igual forma, tal como está a minha. Portanto, volto a questionar e a exigir um relatório técnico dos fundamentos para incorreta instalação. Na última visita técnica que tive, o técnico informou-me que existem modelos de placas que têm mais aquecimento do que o normal e que, por isso, é que criaram a banda de proteção. Então e isto tem a ver com incorreta instalação? Ou tem a ver com um artigo defeituoso e sem qualidade face às características que apresenta? E a demora no aquecimento de água também tem a ver com incorreta instalação? É que eu nunca vi uma placa suspensa para ter melhor ventilação e funcionar melhor. Ou a solução seria a placa estar efetivamente em suspensão, sem nada por baixo, para ventilar e consequentemente aquecer uma panela de água em 3 minutos? Se vão continuar a referir que o mau funcionamento da minha placa é derivado à incorreta instalação, então exijo um relatório técnico onde especifique os factos e com soluções. Que assim eu deixo de reclamar com a TEKA e passo a reclamar com o vosso parceiro incompetente que instala cozinhas há 20 anos e que instalou mal um único eletrodoméstico na minha cozinha. Sim, porque eu adquiri todos os eletrodomésticos da minha cozinha com a TEKA e a placa é o único que me dá problemas. Num total de 5.000€ gastos em apenas eletrodomésticos, não significa nada como cliente para a TEKA. Aguardo resposta. Obrigada, Marta Monzelo

TEKA PORTUGAL, S.A.

Para: M. M.

08/06/2022

Boa tarde No seguimento do contacto informamos que já foram prestados todos os esclarecimentos nas comunicações anteriores. Não verificamos qualquer facto novo que justifique adicionais comentários. Perante isto reiteramos a conformidade do aparelho e encerramos este processo de reclamação. Cumprimentos Alexandra Costa Customer Service After Sales Service [cid:image001.png@01D879B0.E455E8B0] Teka Portugal Estrada da Mota Apartado 533. 3834-909 alhavo t: +351 234 329 500 ext.: 453 teka.com follow us: [cid:image002.png@01D879B0.E455E8B0] [cid:image003.png@01D879B0.E455E8B0] [cid:image004.png@01D879B0.E455E8B0] [cid:image005.png@01D879B0.E455E8B0] [Uma imagem com mamífero Descrição gerada automaticamente] AVISO LEGAL/ DISCLAIMER Este e-mail é privado, confidencial e dirigido exclusivamente ao seu destinatário. Qualquer informação ou opinião apresentada é da exclusiva responsabilidade do autor e não representa necessariamente a da TEKA PORTUGAL, S.A.. Caso não seja o destinatário do e-mail e o tenha recebido indevidamente, alertamos que é estritamente proibido distribuir, reencaminhar, imprimir ou copiar o mesmo. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão. Caso tenha recebido este e-mail por engano, por favor informe TEKA PORTUGAL, S.A. deste facto e apague-o imediatamente. This email is private and confidential and intended solely for the use of the individual to whom it is addressed. Any views or opinions presented are only those of the author and do not necessarily represent those of TEKA PORTUGAL, S.A. If you are not the intended recipient be advised that you have received this email in error and that any use, dissemination, forwarding, printing, or copying of this email is strictly prohibited. No confidentiality or any privilege regarding the information is waived or lost by any miss transmission or malfunction. If you have received this email in error please notify it TEKA PORTUGAL, S.A by the same way and proceed to destroy it immediately.