Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

H. G.

Para: Banco BPI

28/05/2022

Exmos Srs., Após ter recebido a minha remuneração mensal (subsídio desemprego) na conta indicada, sendo titular da mesma desde 1996, foi com perplexidade e ansiedade que percebi que a mesma estava suspensa sem nunca me ter sido informado que o iriam fazer e desconhecendo tal procedimento. Liguei nesse mesmo momento para o BPIdireto que me confirmaram a suspensão sem puderem, no entanto, indicar qual o motivo da mesma, remetendo para contacto com o balcão. Logo de seguida enviei comunicado direto para a gestora de conta através da app BPI. Na manhã seguinte, recebo a informação de que por não ter conseguido cumprir pagamento de produtos BPI desde março, automaticamente ao fim de 30 dias a conta ficaria suspensa. Mas indica que tentaram contactar telefonicamente, mas sem sucesso. Ora sendo que me encontro em tratamentos por motivos de saúde, não atendia de facto alguns telefonemas de números desconhecidos, mas a minha gestora de conta tem o meu número e em nenhum momento tive alguma chamada sua. Também recebi cartas a informar dos valores a regularizar, caso contrário, teriam que comunicar à central de responsabilidades do Banco de Portugal, mas nessas mesmas cartas, também não contava nenhuma referência à possibilidade de suspensão de conta. Ainda mais “estranho” foi nunca ter recebido informação pela via que até é legalmente mais viável e aceite, ou seja, um simples email. Desta forma, concluo que foi mais gravosa esta medida do que uma penhora de conta, isto porque, na última existe a garantia de pelo menos ficar no mínimo na liquidez do próprio o correspondente ao ordenado mínimo nacional, no meu caso fiquei com 1/2 do vencimento por subsídio desemprego. Pergunto, qual a legalidade deste procedimento, mais ainda estado numa situação de desemprego e com um filho menor a cargo? Ademais, indico ainda que nunca me foi proposto um plano de pagamentos de acordo resultante do montante em dívida. Se em tempo algum faltei com as minhas responsabilidades bancárias, agora o não ter conseguido cumprir de facto não é certo, mas menos certo seria não me dispor a pedir ajuda para cumprir essas responsabilidades, mas não podendo descurar o sustento do meu filho, mas tal ajuda nunca foi proposta por aquela entidade banca . Agradeço a informação que me possam prestar e sem outro assunto de momento, subscrevo com os melhores cumprimentos HG

Solução pretendida

  • Compensação

Resposta (5)

Banco BPI

Para: H. G.

28/05/2022

Exmo.(a) Senhor(a), No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto. Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referencia indicada no assunto. Com os melhores cumprimentos, Banco BPI DBD-RESPOSTA A EMAILS ----- » Processo: [BPI-D-88105594] ----- ---------- » Mensagem 1 ---------- Assunto: [EXTERNAL] Recebeu uma reclamação: Conta suspensa - (CPTPT01531388-49) Data Real: 28-05-2022 13:06:29 ---------- « Mensagem 1 ---------- ----- « Processo: [BPI-D-88105594] -----

H. G.

Para: Banco BPI

28/05/2022

Processo: [BPI-D-88105594] Exmos Srs., Agradeço a reposta e sim, pretendo receber comunicações sobre o assunto em análise, mas igualmente sublinhar a questão da tomada de atenção que, na conta à ordem em que sou titular, ficou disponível um saldo bastante inferior ao ordenado mínimo nacional, sendo o mesmo pago pela segurança social por natureza de subsídio de desemprego. Todavia, caso não me seja apresentada por vós uma solução em evidência, também irei apresentar o mesmo junto dos departamentos próprios em sede do Banco de Portugal, Melhores cumprimentos, HG

Banco BPI

Para: H. G.

28/05/2022

Exmo.(a) Senhor(a), No seguimento da mensagem que nos remeteu, informamos que o assunto exposto se encontra em análise pelo Banco BPI, pelo que oportunamente voltaremos ao contacto. Para comunicações referentes a esta questão, solicitamos que responda a este e-mail mantendo a referencia indicada no assunto. Com os melhores cumprimentos, Banco BPI DBD-RESPOSTA A EMAILS ----- » Processo: [BPI-D-88105851] ----- ---------- » Mensagem 1 ---------- Assunto: [EXTERNAL] A sua reclamação para a/o Conta suspensa - (CPTPT01531388-49) Data Real: 28-05-2022 14:27:23 ---------- « Mensagem 1 ---------- ----- « Processo: [BPI-D-88105851] -----

Banco BPI

Para: H. G.

22/06/2022

Exmos. Senhores, Acusamos a receção do seu e-mail e na sequência do mesmo, apresentamos as nossas desculpas pela demora na resposta. Confirmamos que, nessa data, o fluxo de contactos através de e-mail, não permitiu que o seu tratamento fosse efetuado com a celeridade desejável. No seguimento da vossa mensagem, clarificamos que os pedidos de intervenção não devem ser enviados para o endereço bancobpi@mail.bancobpi.pt. O endereço gestao.reclamacoes@bancobpi.PT deve ser usado para o envio de reclamações. Solicitamos a vossa colaboração na divulgação da informação. Com os melhores cumprimentos, Sandra Castedo Silva DBD-RESPOSTA A EMAILS ----- » Processo: [BPI-D-88105851] ----- Assunto: RE: A sua reclamação para a/o Conta suspensa - (CPTPT01531388-49) [BPI-D-88105851] ---------- « Mensagem 1 ---------- ----- « Processo: [BPI-D-88105851] -----

Banco BPI

Para: H. G.

22/06/2022

Exmos. Senhores, Acusamos a receção do seu e-mail e na sequência do mesmo, apresentamos as nossas desculpas pela demora na resposta. Confirmamos que, nessa data, o fluxo de contactos através de e-mail, não permitiu que o seu tratamento fosse efetuado com a celeridade desejável. No seguimento da vossa mensagem, clarificamos que os pedidos de intervenção não devem ser enviados para o endereço bancobpi@mail.bancobpi.pt. O endereço gestao.reclamacoes@bancobpi.PT deve ser usado para o envio de reclamações. Solicitamos a vossa colaboração na divulgação da informação. Com os melhores cumprimentos, Sandra Castedo Silva DBD-RESPOSTA A EMAILS ----- » Processo: [BPI-D-88105594] ----- Assunto: RE: Recebeu uma reclamação: Conta suspensa - (CPTPT01531388-49) [BPI-D-88105594] ---------- « Mensagem 1 ---------- ----- « Processo: [BPI-D-88105594] -----