voltar

Falta de resposta ou suporte técnico

OLX
Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

R. V.

Para: OLX

05/05/2022

O OLX anda, na minha opinião, a afastar-se cada vez mais do objetivo inicial de comunidade livre e gratuita com que foi criado inicialmente, e a aproveitar-se cada vez mais da sua posição num mercado sem concorrência, abusando do seu monopólio. A plataforma insiste em fazer mudanças no interface e funcionamento, aparentemente sem querer saber da opinião dos seus utilizadores, tornando o portal cada vez mais lento e desprovido de ferramentas essenciais (talvez só acessíveis a clientes "profissionais"). Entre as várias mudanças para pior, ao longo dos últimos anos, refiro só algumas que refletem o abuso a que me refiro, concretamente: 1) Não deram continuidade aos meus dois pedidos de assistência, relativo ao sistema de pesquisas favoritas, que deixou de funcionar à três semanas. Responderam somente que iriam encaminhar para a "equipa responsável", duas vezes e sem novidades, até agora. 2) A plataforma obriga a desligar a minha VPN (que uso regularmente para uma navegação anónima e mais segura na internet), quando edito ou coloco anúncios, caso contrário, o anúncio é bloqueado automáticamente. Situação que acho não estar de acordo com RGPD proteção de dados europeu. 3) O sistema de avaliação implementado, entre utilizadores, leva a que qualquer um escreva o que quiser e sinalize negativamente outro utilizador só por receber e enviar mensagens, isto mesmo sem ter razão ou porque não gostou da negociação, e sem hipótese de reação por parte do utilizador visado, ficando com o crachá de "Insatisfatório: A maioria dos compradores não está satisfeita com este anunciante", quando nem sequer vendi nada! Já alertei várias vezes o OLX para esta situação ilógica, que não reflecte minimamente o que se passa no OLX, e sugeri que fizessem, antes, um sistema de avaliação da própria plataforma. Talvez fosse mais útil. 4) O sistema de mensagens, está cada vez mais lento e confuso, não tem campo de pesquisa para encontrar conversas apagadas ou em arquivo. Nesta última atualização o interface mudou para pior, porque agora existem 3 scrolls na mesma página para gerir as mensagens! 5) Como mencionei, acima no ponto 1, as pesquisas favoritas deixaram de funcionar em todos os meus browsers quer em Mac ou Windows, safari, edge ou chrome. Isto são as principais falhas que encontro numa plataforma, que já funcionou muito melhor, e que a meu ver, tem limitado a experiências dos utilizadores normais da plataforma. Não posso falar pelos profissionais que a utilizam, mas o que noto é um abuso cada vez maior desta plataforma de anúncios pública nacional, que se está a tornar num modelo de negócio cada vez mais capitalista, com prejuízo para os utilizadores comuns que foram quem deu força à plataforma desde o início. Resta dizer que pessoalmente, sinto falta de alternativas e estou a ponderar muitas vezes desistir o OLX e optar por outros, mesmo internacionais, já que em Portugal temos só o cartel OLX. Obrigado.

Solução pretendida

  • Respeito e resolução dos problemas apontados

Resposta (1)

OLX

Para: R. V.

09/05/2022

Olá, Rui. Agradeço o seu contacto. Relativamente ao constrangimento tecnico comencionado com as pesquisas, e como indicado no email enviado e com registo do OLX nr 04324270, o mesmo encontra-se reportado, e, logo que tenhamos feedback da sua correcção iremos transmitir. A avaliação final é uma média resultante de todas as avaliações feitas até ao momento pelos utilizadores com quem interagiste e negociaste, podendo ou não ter sido concretizada a venda. Quanto mais interações tiveres mais oportunidades vais ter de subir a sua avaliação. Partilho este link para consulta com algumas dicas que pesam na experiencia que o utilizador tem, e que são tidas em conta no momento de avaliação da sua prestação enquanto anunciante. Recordo que o nível de avaliações é atribuído com base na média de classificação, deixo aqui os níveis: [OLX PT 2] No link s:help.olx.pt/hct/articles/360011109337-Como-funciona-o-sistema-de-Classifica%C3%A7%C3%B5es-e-coment%C3%A1rios, podes verificar "Como funciona o sistema de classificações do OLX". Vamos partilhar ainda o constrangimento que mencionas relativo à lentidão das mensagens, contudo recomendamos que: - Mantenhas sempre o navegador atualizado - Elimina a memoria em cache e ficheiros temporários com frequencia. Em caso de dúvidas, contacta-nos Nuno Carvalho Alerta: Phishing/Roubo de dados com falsas entregas OLX! Como evitar fraudes com o MB Way! OLX Desempata a Vida desempataavida --------------- Mensagem original --------------- [s:bolt.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D1t000000sIpOandesid=0187U000001tHDAandfrom=ext]