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Avaria de bateria do sistema híbrido do carro

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

P. A.

Para: Toyota Caetano Portugal, S.A.

21/10/2021

Caetano Auto Assunto: Avaria de bateria do sistema híbrido NIF: 211231100 N.º de cliente: 790832 Exmos. Senhores, Sou proprietário de um Toyota Auris de 2010 com sistema híbrido, tenho assistido o veículo ao longo do tempo na Caetano Auto cumprindo escrupulosamente o plano de revisões preconizado pela Toyota, razão pela qual a garantia do sistema híbrido foi sendo prolongada até ao décimo ano. Ao longo do tempo em que a bateria híbrida estava coberta pela garantia foram efetuadas várias reclamações da garantia que foram permanentemente recusadas, após várias queixas de consumos excessivos, perda de força do carro e substituição de baterias de 12 V (neste período já é a terceira). Consultando o histórico do veículo disponível na área de cliente, pode constatar-se que foram feitas reclamações da garantia a 01/02/2016, 31/01/2017, 07/12/2017, 03/09/2018, 22/02/2019, 05/02/2020, sendo pedido pelo menos nas 3 últimas um relatório do estado da bateria que indicasse o estado da bateria, algo que nunca foi efetuado de uma forma quantitativa, apenas era entregue um relatório que mencionava parâmetros e os classificava como aprovado. Não é feita uma medição que indique estado da bateria, o estado de carga (SOC) real da mesma, que segundo a Toyota internacional deve ser de pelo menos 70% ao fim de 10 anos. Nunca tais testes foram apresentados apesar das queixas recorrentes. No dia 6 de Outubro de 2021, ao dirigir-me para o trabalho a luz de avaria no motor acendeu com a mensagem de verificação do sistema híbrido, ao ser levado para a Caetano Auto de Alfragide foi-me comunicado pela mesma entidade que teria de substituir a bateria. Ao consultar a Toyota esta diz-me que a cobertura da mesma expirou ao fim do 10.º ano que seria a 2 de fevereiro de 2021, passados 8 meses e ultrapassados marginalmente 15000 km (que são outro dos parâmetros usados para a extensão da bateria, 1 ano ou 15000 km o que ocorrer primeiro), o carro tem actualmente 162654 km e naquela que seria a última revisão para extensão da garantia tinha a 05/02/2020 145316 que daria para andar no espaço de um ano garantidamente até aos 160316 km passados 2000 km avaria de forma a que apenas com a substituição da bateria pode ser reparado, apesar de nas revisões oficiais nunca haver problema algum apesar das referidas reclamações. Assim, serve a presente missiva para expor a publicidade enganosa feita por uma empresa que se diz líder no comércio de veículos híbridos mas que não presta o devido apoio aos clientes, fazendo testes fictícios a uma bateria que não tem a apregoada duração, além de que não propõe a reparação de módulos da mesma bateria, pelo contrário apenas apresenta a substituição integral da mesma com um custo de 2000€ que neste momento é um terço do valor do veículo. Com os melhores cumprimentos, Pedro Almeida

Solução pretendida

  • Reparação

Resposta (2)

Toyota Caetano Portugal, S.A.

Para: P. A.

27/10/2021

Bom dia Caro Senhor Pedro Almeida, Rececionamos e agradecemos a sua mensagem infra, devidamente considerada. Neste seguimento temos conhecimento do acompanhamento dado ao Senhor Pedro Almeida através do seu concessionário oficial Toyota. No caso em concreto, o concessionário tem a relevância definida pela marca, competindo-lhes prestar todo o apoio direto, inclusive numa vertente mais técnica, prestando total apoio ao Cliente, como entidade autónoma e capaz, com técnicos credenciados e habilitados. Compreendemos o desagrado que nos manifesta. Contudo, e como já informado, estamos limitados em poder ir ao encontro da sua pretensão (substituição da bateria em garantia), não se tratando de defeito de produto e dado o términus da garantia, estamos assim impossibilitados que a marca assuma tal intervenção. Apelamos à sua consideração para o nosso posicionamento nesta matéria e que tal não implica da Toyota qualquer inibição em conceder garantia quando a mesma é aplicável contratualmente, sempre com base nos termos definidos. Como compreenderá com certeza, teríamos muito gosto de poder dar garantia a todas as situações que nos são colocadas pelos nossos prezados clientes, merecedores todos da nossa consideração. Estamos, no entanto, cerceados na nossa atuação pelas condicionantes impostas pela Toyota. Permanecendo o seu concessionário Toyota ao seu inteiro dispor, prestando-lhe presencialmente todos os esclarecimentos e acompanhamento técnico e humano, agradecemos a oportunidade de clarificação e atuação. Apresentamos os nossos melhores cumprimentos. Cumprimenta, Isabel Sousa Customer Relations Specialist Innovation and Customer Experience Department TOYOTA CAETANO PORTUGAL, S.A. relacao.clientes@toyotacaetano.pt Av. Vasco da Gama 1410, 4431-956 Vila Nova de Gaia www.toyota.pt www.lexus.pt [Dep]

Toyota Caetano Portugal, S.A.

Para: P. A.

27/10/2021

Isabel M. Sousa gostaria de resgatar a mensagem " Recebeu uma reclamação: Avaria de bateria do sistema híbrido do carro - (CPTPT01382945-16)".