Caso encerrado Resolvida sem sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

A. S.

Para: MEO

27/01/2022

Exmos Senhores, Na qualidade de cliente, comunico que o serviço contratado não está a ser prestado nas condições acordadas. Tal como podem verificar pelos resultados das medições efetuadas, a velocidade de acesso ao serviço de internet fixa está muito abaixo daquela a que se obrigam. Saliento que os resultados apresentados foram obtidos respeitando as instruções de medição enunciadas. Assim, solicito uma solução nos próximos 15 dias úteis. Sublinho que o serviço de internet é fundamental no interesse que tenho nos serviços contratados e que o nível de serviço acordado foi determinante na minha decisão de contratar. Neste sentido, caso a velocidade de acesso entregue não corresponda a um nível razoável, apresento, desde já, o pedido de redução do preço contratado. Caso não obtenha solução para este problema, irei recorrer ao centro de arbitragem competente. Aguardo a vossa resposta, cumprimentos, ANTONIO SOUSA ___________________________________________________________________________ DADOS DO CONTRATO: Operador: MEO Velocidade de download contratada: 40 Mbps Tecnologia contratada: SATÉLITE ___________________________________________________________________________ MEDIÇÕES EFECTUADAS: Dia e hora: 11-07-21 00:00:56 Download: ,887 Mbps Upload: 4,446 Mbps Dia e hora: 11-07-21 00:01:41 Download: 1,505 Mbps Upload: 5,131 Mbps Dia e hora: 11-07-21 00:02:16 Download: 1,011 Mbps Upload: 5,132 Mbps Dia e hora: 27-01-22 14:04:26 Download: 5,641 Mbps Upload: 6,506 Mbps Dia e hora: 27-01-22 14:05:25 Download: 5,062 Mbps Upload: 6,183 Mbps Dia e hora: 27-01-22 14:07:02 Download: 2,914 Mbps Upload: 2,206 Mbps ___________________________________________________________________________ ** Teste de velocidade realizado com o Speed Test Network Diagnostic Tool da M-Lab ** RESULTADO DO TESTE: Dos 5 testes realizados nenhum atingiu a velocidade ainda considerada razoável, tendo em conta a tecnologia utilizada. CRITÉRIOS: FIBRA E CABO ATÉ 500 Mbps: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 80% DA VELOCIDADE CONTRATADA. FIBRA E CABO PARA 1 Gbps: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 70% DA VELOCIDADE CONTRATADA. ADSL E SATÉLITE: EM 3 MEDIÇÕES, PELO MENOS UMA DEVERÁ SER IGUAL OU SUPERIOR A 50% DA VELOCIDADE CONTRATADA. ___________________________________________________________________________ INSTRUÇÕES DE MEDIÇÃO: a) Faça, pelo menos, três medições, em dias e horas diferentes. b) Se possível, faça as medições num computador ligado diretamente por cabo ao router. Para velocidades contratadas superiores a 100 Mbps, o uso de um cabo Ethernet Cat 5 (categoria 5) pode limitar a velocidade obtida. Use um cabo Ethernet Cat 5e (categoria 5 enhanced), Cat 6 (categoria 6) ou superior. c) Se fizer a medição através da ligação wi-fi, o dispositivo que usar (computador, telemóvel ou tablet) deverá estar na mesma divisão e próximo do router. Este deverá ser relativamente recente (menos de 5 anos) e suportar as normas wi-fi mais rápidas. Se o router for de banda dupla e disponibilizar duas opções de rede wi-fi com o mesmo nome – mas com “5G” à frente do nome numa delas -, deverá estar ligado a essa rede por ser a de 5GHz e permitir aceder com a velocidade mais elevada. d) Antes de realizar as medições, suspenda toda a atividade que use a internet: como streaming de vídeo (Youtube, Netflix, etc.) ou de música (Spotify, Apple Music, etc.), download de ficheiros, jogos online, chamadas de vídeo e aplicações a funcionar ou a atualizar em background. e) Desligue todos os equipamentos que tenha ligados à internet, incluindo o televisor, a set-top box e consolas de jogos. f) Se, em casa, consegue aceder à rede local da sua empresa é porque deverá estar a usar uma VPN (Virtual Private Network). Antes de efetuar a medição desligue-a, para não limitar a velocidade.

Solução pretendida

  • Revisão da fatura