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Problema com Via Verde Estacionar

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

C. P.

Para: Via Verde Portugal SA

20/11/2021

VIA VERDE ESTACIONAR ________________________________________ Assunto: Multa indevida NIF: 200120174 Exmos. Senhores, No dia 28 de Outubro passado estacionei o meu carro em Moscavide, Loures ás 12.12 e paguei o estacionamento através da app da Via Verde Estacionar até ás 12.27, antes de sair de junto do carro. No entanto ás 12.18 fui multada pela Loures Parque em 4€, que passariam a 30€ e posteriormente 120€ se não pagasse dentro de 30 minutos. Contactei a Via Verde e dia 5-11-21 a resposta foi a seguinte: “(...) Informamos que após analise verificamos que o estacionamento que realizou com a viatura 79-38-IO incidiu na zona de Lisboa, gerida pela EMEL, contudo a viatura encontrava-se estacionada em Moscavide na zona gerida pela Loures Parque. Posto isto, o operador da Loures Parque quando verificou no sistema a viatura 79-38-IO, não detetou qualquer estacionamento válido. Gostaríamos apenas de clarificar que não é a nossa aplicação que realiza a localização da viatura, neste caso é o próprio sistema GPS do telemóvel do utilizador que efetua esta operação de localização (...) Assim sendo, aconselhamos, quando utilizar a nossa App Estacionar, a iniciar o estacionamento dentro ou ao lado da viatura, certifique-se que tem o sinal de GPS em alta precisão, os serviços de localização ativos, de modo a garantir que a localização seja o mais precisa possível, contudo e apesar desta configuração, deve sempre confirmar e garantir que o local escolhido é o mesmo onde se encontra a viatura estacionada.(...)” Gostaria de salientar que foi exactamente isso que fiz. Antes de sair de junto do carro e com a localização de GPS ligada, fiz o pagamento através da app, que o aceitou e processou, procedendo á cobrança de 0,25€ por um periodo de 15 minutos. Aconselharam-me subsequentemente a contactar a Loures Parque, o que fiz explicando a situação. No dia 11-11-21 a resposta foi a seguinte: “Face ao exposto, informamos que o pagamento via verde não foi feito à Loures Parque EM, como pode verificar na imagem que enviou em anexo, a rua refere-se a Lisboa.” Como é possivel encontrar-me estacionada em dois sitios ao mesmo tempo? Um na zona da EMEL e outro na da Loures Parque? É um facto que efectuei um pagamento pelo estacionamento na mesma rua de Moscavide e se existe um problema com a aplicação no que diz respeito ao registo correcto da zona, nesse caso talvez não deve ser disponibilizada a aplicação na zona. Uma vez que existe Via Verde Estacionar em Moscavide, não pode ser passado ao utente o ónus de resolver uma situação criada por um sistema ineficaz e péssimo atendimento ao cliente. Assim, serve a presente missiva para requerer a regularização do valor da multa supra referido, requerendo para tal que comuniquem com a Loures Parque para o efeito, uma vez que foi á Via Verde que paguei o estacionamento e quem espero pague o valor devido á Loures Parque, uma vez que o recebeu da minha parte. Aguardo resposta por escrito relativa á regularização da situação, no prazo máximo de 8 dias. Com os melhores cumprimentos, Carla Palma

Solução pretendida

  • Regularizar a multa junto da Loures Parue

Resposta (1)

Via Verde Portugal SA

Para: C. P.

23/11/2021

Exmos. Senhores, Pela presente, vem a Via Verde Portugal - Gestão de Sistemas Eletrónicos de Cobrança, S.A. ('Via Verde Portugal') acusar a receção de uma comunicação eletrónica através do portal www.deco.proteste.pt. Segundo informação apurada no referido portal, qualquer pessoa poderá, mediante registo no mesmo, inserir uma 'reclamação' com carácter público dirigida a um qualquer prestador de serviços, sendo que a DECO PROTESTE pode não estar envolvida conforme se infere do teor da seguinte mensagem 'Esta reclamação não foi mediada pela DECO PROTESTE nem por qualquer jurista'. Adicionalmente, e sem prejuízo do reconhecimento que a Via Verde Portugal tem pela DECO PROTESTE enquanto entidade que promove e defende os direitos dos consumidores, a Via Verde Portugal não tem como bastar-se com comunicações públicas cujo teor não é mediado pela DECO PROTESTE, vendo-se assim impossibilitada de atender ao pedido. Face ao exposto, entende a Via Verde Portugal que o meio utilizado para reclamar não é o adequado devendo os respetivos reclamantes recorrer, se for o caso, aos habituais mecanismos de atendimento ao cliente por parte da Via Verde Portugal. Com os nossos cumprimentos, Departamento de Operações Serviço de Suporte às Operações [cid:image001.jpg@01D7E064.C59B7510] www.viaverde.pt