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Faturação da luz

Caso encerrado Resolvida com sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

G. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

26/10/2021

Bom dia , Chamo me guillermo António Teixeira Ferreira com o portador do bi 12671196, então venho reclamar de uma fatura que me emitiram para o mês de outubro de um valor muito elevado, dizem que é de acertos desde julho , mas o que eu vejo nas minhas faturas anteriores é que está os valores da contagem certa é impossível a ver uma discrepância que eles está a dizer , posso enviar também a fatura de setembro para ver a contagem certa que estava , pois eu meti na aplicação e que realmente não aparece na aplicação infelizmente , mas a contagem estava certa. Podem me ver essa situação ? Com os melhores cumprimentos, Guillermo Ferreira

Solução pretendida

  • Revisão da fatura

Resposta (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: G. F.

28/10/2021

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-09457989 Refª DECO: CPTPT01385563-15 Assunto: Exposição apresentada pelo Exmo. Senhor Guillermo António Teixeira Ferreira Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo Exmo. Senhor Guillermo António Teixeira Ferreira, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-09457989. No seguimento da exposição efetuada informámos o Exmo. Senhor Guillermo António Teixeira Ferreira que os consumos e leituras faturados pela Endesa estão em conformidade com a informação fornecida pelo Operador da Rede de Distribuição (E-Redes), que é a responsável pelas leituras do contador. Neste sentido, a faturação emitida encontra-se correta pelo que não será possível proceder à refaturação solicitada. Informamos, igualmente, que o modelo de faturação da Endesa Energia assenta na emissão de faturas baseadas em “Leituras reais de Distribuidora”, “Leituras reais de Cliente” ou “Leituras estimadas” na falta de qualquer uma das anteriores. O cálculo de consumos estimados é efetuado atendendo ao histórico do perfil de consumo realizado por cada consumidor. Na sua fatura, na secção “Consumo” encontrará a data e o valor do consumo estimado, a data e o valor da última leitura real fornecida e a data recomendada para comunicação de leituras. Ao comunicar-nos a sua leitura na “data recomendada para comunicar leituras” diminuirá o número de dias em que o seu consumo será estimado. Tendo em conta que, mesmo havendo comunicação real de leituras, é possível que haja um período de faturação que será necessariamente estimado, uma vez que a comunicação das leituras e a emissão de faturas não é simultânea. Caso existam 2 leituras comunicadas (pelo Consumidor e pela Distribuidora) a leitura considerada para faturação será a última leitura recebida, independentemente de ser uma leitura comunicada pela Distribuidora ou pelo Consumidor. A fatura nº FAC 0250312021/0065317698 no valor de 527,40€ referente ao período de faturação de 13/09/2021 a 12/10/2021, encontra-se emitida de acordo com a leitura real comunicada pelo E-Redes a 12/10/2021 em Simples 77841 kWh. Uma vez que a última leitura real foi comunicada pelo E-Redes a 15/07/2021 em Simples 73975 kWh, foi efetuado o acerto ao consumo anteriormente estimado entre 16/07/2021 e 12/09/2021. O contrato de fornecimento de energia elétrica para o Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000009378562FQ encontra-se cessado desde 25/10/2021 e a faturação corretamente emitida de acordo com a leitura final comunicada pelo E-Redes a 25/10/2021. Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exmo. Senhor Guillermo António Teixeira Ferreira, a 28 de outubro de 2021. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h