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Danos na bagagem e pagamento indevido

Esta reclamação é pública

Reclamação

H. G.

Para: UPS

28/09/2021

Estavamos a viver em Inglaterra e enviamos caixas com as nossas coisas pessoais pela empresa UPS (uma em nome do meu marido) no dia 1 de Julho e outra (em meu nome) no dia 2 de Julho. O destino das nossas coisas era a casa do meu sogro (porque, naturalmente, ainda não tínhamos casa). Alguns dias depois ligaram-lhe da UPS, para lhe dizer que ele tinha de pagar cerca de 3000€ para receber as nossas caixas. Começou uma grande confusão. A transportadora pediu tudo da nossa vida, contrato de arrendamento e fim desse mesmo contrato de arrendamento no estrangeiro, cancelamento do nosso registo no posto médico em Inglaterra, a escritura da nossa casa em Portugal (que comprei há 17 anos atrás) e até o extrato das contas bancárias para aplicar franquia 3 e ficarmos isentos de pagar como se fosse para fins comerciais e para ter as nossas coisas de volta. Até dissemos que podiam abrir as nossas caixas para verem que eram tudo coisas pessoais e usadas, não tinha nada de errado lá dentro. Nós somos Portugueses, temos nacionalidade Portuguesa, passaporte português, foi mais fácil ir para Inglaterra do que voltar para o nosso país. Entretanto (alegadamente a pedido da Alfândega, isto porque nunca falei com ninguém da alfândega para provar que seria este departamento a pedir tudo isto), solicitaram também um atestado de residência passado pela junta de freguesia e contas de água e luz em nosso nome. Depois pediram também o certificado de bagagem passado pelo consulado Português em Londres, certificado esse que só pode ser pedido por correio. Enviamos o pedido por com toda a documentação em anexo afim de dar seguimento ao processo no dia 09/07/2021 No dia 10 de Agosto que recebemos, por correio, os certificados de bagagem, os quais encaminhamos imediatamente para a transportadora. Estava "tudo bem". No dia 18 (oito dias depois) ligaram da transportadora a informar que era necessário "mais um papelinho" passado pelo consolado, na minha mente pairou logo o peso do tempo, mais um mês... E ainda tínhamos que enviar "toda a documentação que tivéssemos por correio para a transportadora". O que é isso de toda a documentação...? Fica ao critério do cliente? Depois de insistir lá especificaram qual era a documentação que queriam. E as nossas coisas presas na alfândega... Neste tempo todo há contactos quase diários com o meu sogro, comigo e com o meu marido e ameaças de que se nós não entregarmos a documentação absurda que pedem, as nossas coisas pessoais, as nossas recordações, as fotos e álbuns de casamento, volta tudo para Inglaterra. Numa das chamadas foi isso mesmo que nos disseram, que a parcela do meu marido tinha voltado para Inglaterra para a nossa antiga casa. Ficamos sem chão, chocados, e profundamente tristes, aquilo que não tem valor para ninguém, tem um valor sentimental para nós. "Felizmente", foi um engano, de muito mau gosto. O que não deixa de ser curioso; para entregarem as coisas aos donos das coisas é preciso documentos e mais documentos, provas e mais provas, para alterar a morada (uma vez que entretanto já temos casa) é preciso fazer um pedido... mas para levar tudo de novo para Inglaterra, passar novamente pela alfândega Inglesa e dar as nossas coisas a um qualquer não é preciso nada, curioso, quem paga a deslocação de Portugal-Inglaterra, quem paga a alfândega Inglesa para que as coisas possam dar entrada novamente no país, que documentos pedem a quem recebe, e porque é que o "Zé ninguém" que recebe as coisas não paga nada quando as recebe? Entretanto a parcela do meu marido finalmente chegou na quinta feira dia 26 de Agosto (só para salientar que a parcela do meu marido foi desalfandegada quando a UPS ainda não tinha recebido os originais, conforme o Sr. Juvenal Ribeiro disse que seria necessário.) O estafeta pediu-nos mais 11,07€, mais uma surpresa. Dia 30 fomos contactados pelo estafeta para entregar a minha parcela. Curiosamente, desta vez o pagamento foi de 30,75€ não sei de quê. Quando fomos contactados às 9:54, o estafeta questionou se tinha havido uma alteração de morada, a qual confirmei que sim e disse a morada nova. Passados 5 min, ele disse que estava a caminho da Trofa (tinha-se enganado...), significa que esta parcela foi para a casa dos meus sogros, e conforme já mencionado vai deixar o meu sogro aflito pelo valor absurdo que lhe vão pedir e a minha sogra está de cama porque deu uma queda, é mais uma situação muito desagradável criada pela UPS. Entretanto liguei logo para a UPS onde fui atendida pelo Sr. Manuel que não conseguiu ajudar muito, só disse que para recebermos as nossas coisas teríamos de pagar aquele valor, infelizmente, depois de cerca de meia hora ao telefone não foi possível passar a chamada à supervisora a Sra. D. Diana Mendes do apoio ao cliente. Não soube responder o porquê do adicional dos mais 30€ em relação à parcela do meu marido, até porque a parcela do meu marido tinha 9 caixas e a minha parcela tem 8. Uma vez que os valores são diferentes, fica ao critério de cada um? Onde é que está escrito que temos de pagar esse valor por um transporte de coisas pessoais. Lamentavelmente, para além da demora e todos os transtornos, conseguiram partir copos, canecas, uma peça do ferro de engomar, uma forma de bolo metálica, uma caixa de madeira e duas caixas foram violadas; a fita cola estava cortada com um X-ato. Enviei uma email com a reclamação de todas as coisas danificadas, devolveram o email para eu devolver novamente com os campos preenchidos e eis que eles bloquearam o meu email… Enviamos à posteriori do mail do meu marido mas disseram que já tinha passado o prazo. Uma mudança é das coisas que mais ansiedade causa, juntar a isso tantos obstáculos, burocracias, informações contraditórias quase diárias e documentos impossíveis de obter, são incoerentes com a publicidade de facilitar a vida aos Portugueses que querem voltar a Portugal. Assim, solicito que me seja devolvido o valor pago nas duas entregas bem como as coisas que deixamos ao cuidado da UPS e pa

Solução pretendida

  • Revisão da fatura
  • Compensação

Resposta (5)

UPS

Para: H. G.

30/09/2021

Cara Sra. Helena Godinho, Na sequência da reclamação apresentada por V. Exa, serve o presente para apresentar o nosso pedido de desculpas por qualquer incómodo que esta situação possa ter causado. Queremos aproveitar esta oportunidade para lhe assegurar que nos preocupamos com a sua encomenda, assim como com o que acontece como resultado de quaisquer circunstâncias associadas ao seu trânsito na rede de processamento UPS. Contudo, para que nos seja possível prestar-lhe a merecida assistencia, necessitaremos que nos indique o número de carta de porte (Tracking Number) UPS do seu envio. Sendo que, o número de seguimento UPS, poderá começar por "1Z" seguido de 16 caracteres ou, por uma letra (M, V, W, Y, H) seguida de 11 dígitos. Agradecemos a sua compreensão. Sem qualquer assunto de momento, subscrevo-me com a mais elevada consideração, colocando-me ao inteiro dispôr de V.Exa., para esclarecimento de qualquer questão ou dúvida adicional. Com os melhores cumprimentos, David Silva Customer Care Representatives UPS Portugal Phone: 800 208 470 E-Mail: ptcsc@ups.com www.ups.com UPS OF PORTUGAL - TRANSPORTES INTERNACIONAIS DE MERCADORIAS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA. Sede Social: Rua Francisco Sousa Tavares, Lote 3, Quinta da Francelha de Baixo, 2685-333 Prior Velho, Portugal. Registada na Conservatória do Registo Comercial de Loures sob o Número de Registo Comercial: 16876/20000818 CRC Loures. NIPC: 504066897 Capital Social: 200.000 Euros. AVISO LEGAL: A informação contida e que acompanha esta mensagem vai dirigida, de forma exclusiva, ao seu(s) destinatário(s) e poderá ser confidencial ou estar sujeita ao segredo profissional. Se não é o destinatário desta mensagem, por favor, apague e destrua todas as cópias imediatamente. CONFIDENTIALITY NOTICE The information contained in and accompanying this communication may be privileged or confidential and is intended solely for the use of the intended recipient(s). If you are not the intended recipient of this communication please delete and destroy all copies immediately --------------- Mensagem original --------------- [deco.proteste.pt][s:upsdrive.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00DF00000005wsAandesid=0183k00001I1oiqandfrom=ext] ref:_00DF05wsA._5003k20qPRn:ref This e-mail and any attachments thereto may contain information which is confidential and intended for the sole use of the recipient(s) named above. Any use of the information contained herein (including, but not limited to, total or partial reproduction, communication or distribution in any form) by persons other than the designated recipient(s) is prohibited. If you have received this e-mail in error, please notify the sender either by telephone or by e-mail and delete the material from any computer. Thank you for your cooperation.

H. G.

Para: UPS

30/09/2021

Boa Tarde, Seguem os números das caixas de porte onde se encontravam os objetos danificados/partidos e caixa violada. Helena Marques: 1Z5776W16893566284 caixa violada Carlos Marques: 1Z5776W16899390882 Caixa de madeira cinza 25€ Forma de bolos redonda 10€ Caderno que nunca tinha sido usado, ficou todo marcado na capa por causa dos vidros. 5€ Caneca de chá feminina 6€ Caneca de chá vermelha 6€ Chávena de café 2€ Moldura Mr&Mrs 6€ Carlos Marques: 1Z5776W16896462907 Ferro de engomar partido 60€ Carlos Marques: 1Z5776W16899576959 Mala de viagem danificada 60€ Com os melhores cumprimentos Helena Marques

UPS

Para: H. G.

06/10/2021

Exma Sra. Helena Godinho, No seguimento da reclamação submetida por V. Exa Online, queremos pelo presente dar mais explicações relativamente ao que se terá sucedido, sendo que serve também o presente para apresentar o nosso pedido de desculpas por qualquer incómodo que esta situação possa ter causado. Queremos aproveitar esta oportunidade para lhe assegurar que nos preocupamos com a sua encomenda, assim como com o que acontece como resultado de quaisquer circunstâncias associadas ao seu trânsito na rede de processamento UPS. Todavia, todos os produtos enviados através de fronteiras internacionais poderão ficar sujeitos a despesas de desalfandegamento adicionais, assim como aos direitos ou impostos cobrados pelo país importador. Estas taxas fundamentam-se normalmente nas seguintes condições: - Valor da mercadoria - Descrição da mercadoria - País em que os artigos foram fabricados - País de onde os artigos foram expedidos - País importador dos artigos Sendo que, a UPS não tem qualquer controlo sobre as taxas de importação cobradas pelos países importadores. Uma vez que, as organizações dos países importadores noutro país são entidades totalmente separadas que seguem os procedimentos governamentais. Durante este processo, a UPS trabalha em conjunto com as autoridades do país importador para providenciar rapidamente qualquer informação que seja necessária ao desalfandegamento dos pacotes, funcionando apenas como agente no processo de despacho aduaneiro. Relativamente aos danos identificados aos envios abaixo, mediante os Termos e Condições de Transporte da nossa Companhia, todas as reclamações contra a UPS devem ser notificadas por escrito logo que razoavelmente possível e sempre no prazo de 14 dias a contar da recepção, no caso de danos, e no prazo de 60 dias após as mercadorias terem sido entregues à UPS para transporte, no caso de perda. Desta forma, uma vez que a mercadoria ao abrigo da Carta de Porte UPS 1Z5776W16893566284 foi entregue no passado dia 30 de Agosto de 2021, e os envios 1Z5776W16899390882, 1Z5776W16896462907 e 1Z5776W16899576959 entregues a dia 26 de agosto de 2021 , não nos será possível dar continuidade ao Processo de Investigação por Danos, visto o prazo para o efeito ter sido ultrapassado. Resta-nos, por isso, apresentar as nossas mais sinceras desculpas por a nossa resposta não ir ao encontro das suas melhores expectativas. Sem qualquer assunto de momento, subscrevo-me com a mais elevada consideração, colocando-me ao inteiro dispôr de V.Exa., para esclarecimento de qualquer questão ou dúvida adicional. Com os melhores cumprimentos, David Silva Customer Care Representatives UPS Portugal Phone: 800 208 470 E-Mail: ptcsc@ups.com www.ups.com UPS OF PORTUGAL - TRANSPORTES INTERNACIONAIS DE MERCADORIAS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA. Sede Social: Rua Francisco Sousa Tavares, Lote 3, Quinta da Francelha de Baixo, 2685-333 Prior Velho, Portugal. Registada na Conservatória do Registo Comercial de Loures sob o Número de Registo Comercial: 16876/20000818 CRC Loures. NIPC: 504066897 Capital Social: 200.000 Euros. AVISO LEGAL: A informação contida e que acompanha esta mensagem vai dirigida, de forma exclusiva, ao seu(s) destinatário(s) e poderá ser confidencial ou estar sujeita ao segredo profissional. Se não é o destinatário desta mensagem, por favor, apague e destrua todas as cópias imediatamente. CONFIDENTIALITY NOTICE The information contained in and accompanying this communication may be privileged or confidential and is intended solely for the use of the intended recipient(s). If you are not the intended recipient of this communication please delete and destroy all copies immediately --------------- Mensagem original --------------- [deco.proteste.pt][s:upsdrive.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00DF00000005wsAandesid=0183k00001I36pxandfrom=ext] ref:_00DF05wsA._5003k20rk9m:ref This e-mail and any attachments thereto may contain information which is confidential and intended for the sole use of the recipient(s) named above. Any use of the information contained herein (including, but not limited to, total or partial reproduction, communication or distribution in any form) by persons other than the designated recipient(s) is prohibited. If you have received this e-mail in error, please notify the sender either by telephone or by e-mail and delete the material from any computer. Thank you for your cooperation.

H. G.

Para: UPS

06/10/2021

Boa Tarde, Respondendo aos vossos argumentos: 1º Não há mercadoria nem importação de mercadoria, são bens pessoais. 2º Em relação aos danos, foi enviada uma primeira reclamação (do qual tenho o mail a comprovar) no dia 3 de Setembro, sendo que recebemos a nossas parcelas no dia 30 de Agosto, estava dentro do prazo. Lamentavelmente e vergonhosamente a UPS bloqueou o meu email (também tenho a prova disso) e desse modo qualquer tentativa foi frustrante e só pelo mail do meu marido consegui entrar novamente entrar em contacto convosco. Solicito a regularização desta situação Helena Marques

UPS

Para: H. G.

08/10/2021

Exma Sra. Helena Godinho, No seguimento da reclamação submetida por V. Exa Online, apenas poderemos reiterar a informação anteriormente descrita. A UPS não tem qualquer controlo sobre as taxas de importação cobradas pelos países importadores. Uma vez que, as organizações dos países importadores noutro país são entidades totalmente separadas que seguem os procedimentos governamentais. Durante este processo, a UPS trabalha em conjunto com as autoridades do país importador para providenciar rapidamente qualquer informação que seja necessária ao desalfandegamento dos pacotes, funcionando apenas como agente no processo de despacho aduaneiro. Tendo em conta os Termos e Condições de Transporte de Serviço UPS, o envio de bens pessoais, bagagem acompanhada, é considerado um envio proibido e restrito, apenas possível, através de clientes com conta aplicavel para o efeito, e mediante dados de país de origem e destino. Considerando o único possível país de destino Estados Unidos, o que não é o caso. Relembramos que, tendo por base os mesmos termos, Os envios não devem conter quaisquer dos artigos proibidos constantes do Guia, nomeadamente, a título exemplificativo, artigos de valor excecional (tais como obras de arte, antiguidades, pedras preciosas, selos, artigos raros, ouro ou prata), dinheiro ou títulos negociáveis (tais como cheques, letras de câmbio, obrigações, cadernetas de poupança, cartões de crédito pré-pagos, certificados de ações ou outros valores mobiliários), armas de fogo e mercadorias perigosas. Os envios não deverão conter mercadorias que possam pôr em perigo a vida de pessoas ou de animais ou quaisquer meios de transporte, ou de algum modo poluir, manchar ou danificar outras mercadorias transportadas pela UPS, ou cujo transporte, exportação ou importação sejam proibidos por legislação aplicável. Relativamente aos danos identificados aos envios abaixo, mediante os Termos e Condições de Transporte da nossa Companhia, todas as reclamações contra a UPS devem ser notificadas por escrito logo que razoavelmente possível e sempre no prazo de 14 dias a contar da recepção, no caso de danos, e no prazo de 60 dias após as mercadorias terem sido entregues à UPS para transporte, no caso de perda. Desta forma, uma vez que a mercadoria ao abrigo da Carta de Porte UPS 1Z5776W16893566284 foi entregue no passado dia 30 de Agosto de 2021, e os envios 1Z5776W16899390882, 1Z5776W16896462907 e 1Z5776W16899576959 entregues a dia 26 de agosto de 2021 , e considerando que o email rececionado a dia 2 de Setembro de 2021, não continha a informação requerida para abertura do processo, o agente requeriu a dia 03 de Setembro de 2021, ao abrigo do email n °C-0063483612 esses mesmos dados. Contudo só obtivemos resposta com a informação requerida já fora do prazo a dia 13 de Sembembro de 2021, por esse motivo, uma vez que a data de entrega e o limite para a abertura do processo de investigação por danos ser dia 12 de Setembro de 2021, conforme informado anteriormente não nos será possível dar continuidade ao Processo de Investigação por Danos, visto o prazo para o efeito ter sido ultrapassado. Resta-nos, por isso, apresentar as nossas mais sinceras desculpas por a nossa resposta não ir ao encontro das suas melhores expectativas. Não obstante, aconselhamos o contacto com a empresa expedidora do envio, neste caso PARCEL2GO.COM LTD, para mais informações. Com os melhores cumprimentos, David Silva Customer Care Representatives UPS Portugal Phone: 800 208 470 E-Mail: ptcsc@ups.com www.ups.com UPS OF PORTUGAL - TRANSPORTES INTERNACIONAIS DE MERCADORIAS, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA. Sede Social: Rua Francisco Sousa Tavares, Lote 3, Quinta da Francelha de Baixo, 2685-333 Prior Velho, Portugal. Registada na Conservatória do Registo Comercial de Loures sob o Número de Registo Comercial: 16876/20000818 CRC Loures. NIPC: 504066897 Capital Social: 200.000 Euros. AVISO LEGAL: A informação contida e que acompanha esta mensagem vai dirigida, de forma exclusiva, ao seu(s) destinatário(s) e poderá ser confidencial ou estar sujeita ao segredo profissional. Se não é o destinatário desta mensagem, por favor, apague e destrua todas as cópias imediatamente. CONFIDENTIALITY NOTICE The information contained in and accompanying this communication may be privileged or confidential and is intended solely for the use of the intended recipient(s). If you are not the intended recipient of this communication please delete and destroy all copies immediately --------------- Mensagem original --------------- [deco.proteste.pt][s:upsdrive.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00DF00000005wsAandesid=0183k00001I3q0Oandfrom=ext] ref:_00DF05wsA._5003k21RiK6:ref This e-mail and any attachments thereto may contain information which is confidential and intended for the sole use of the recipient(s) named above. Any use of the information contained herein (including, but not limited to, total or partial reproduction, communication or distribution in any form) by persons other than the designated recipient(s) is prohibited. If you have received this e-mail in error, please notify the sender either by telephone or by e-mail and delete the material from any computer. Thank you for your cooperation.