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faturação excessiva / rutura água

Com intervenção da DECO PROTESTE

Esta reclamação é pública

Reclamação

M. F.

Para: SMAS Sintra

29/06/2021

na sequência de uma rutura de água ocorrida no terreno de acesso à minha moradia, recebi uma fatura de €1021 para pagar que inclui o (i) custo da água perdida e (ii) em escalões mais onerosos e diferentes do meu consumo histórico e (iii) custo de saneamento cobrado sobre essa água perdida. Solicitei à empresa (i) a não cobrança da água perdida, ou (ii) a cobrança a preços do meu escalão histórico e (iii) a não cobrança da componente de saneamento não prestada sobre a água perdida e (iv) o pagamento do valor da fatura corrigido a prestações. A resposta da empresa só foi favorável ao ponto (iv) pagamento a prestações, mantendo os valores da cobrança inicial por corrigir. Explicou que têm um procedimento interno de não atender a estes pedidos caso tenha ocorrido rutura similar nos 4 anos anteriores, o que se verificou. Eu vivo num condomínio onde existe mais de 500 metros de tubagem interior entre o contador e as moradias, sendo conhecido do SMAS que a instalação inicial pelo construtor foi defeituosa sem que o SMAS no exercício dos seus poderes de fiscalização tenha conseguido detetar essa ocorrência. A Administração do condomínio iniciou um processo de consulta para reparação do sistema que levará o seu tempo. A rotura não é da minha responsabilidade nem nem houve falta de diligencia da minha parte pois uma fuga lenta nos jardins é muito difícil de detetar. Acresce que a cobrança de valores de água perdida em escalões superiores ao meu histórico e de serviços de saneamento não prestados constituem um abuso de posição dominante, uma prática incompreensível e provavelmente ilegal por parte do SMAS Sintra. Após a resposta desfavorável da empresa pública fiz uma reclamação no livro de reclamações eletrónico e que terá sido remetida à ERSAR. Recentemente recebi a notificação da empresa que a minha reclamação foi indeferida. Solicito a revisão da posição do SMAS com base no exposto. Obrigado pela atenção.

Solução pretendida

  • Revisão da fatura

Resposta (1)

Enviada à DECO PROTESTE a 09 julho 2021

M. F.

Para: DECO PROTESTE

14/07/2021
Esta resposta é privada