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Aumento de preços 4 vezes em 12 meses

Caso encerrado Resolvida sem sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

A. M.

Para: Endesa Energia, S.A.

23/01/2021

Boa tarde. Nos últimos 12 meses a Endesa aumentou 4 vezes o preço do kwh e das variáveis do termo fixo sem informar o cliente. Neste período paguei 130 € a mais que o que pagaria em Jan2020. Liguei com a linha de apoio ao cliente que demonstrou uma completa desconsideração pela situação e sem qualquer solução ou compensação para me dar. O ajuste de preços no inicio de cada ano está contemplado no contrato, mas 4 vezes em 12 meses não está concerteza. Cumprimentos Anselmo Mendes

Solução pretendida

  • Compensação

Resposta (3)

Endesa Energia, S.A.

Para: A. M.

29/01/2021

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-07535926 Refª DECO: CPTPT01175836-02 Assunto: Exposição apresentada pelo Exmo. Senhor Anselmo Mendes Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exmo. Senhor Anselmo Mendes a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07535926. No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exmo. Senhor Anselmo Mendes que, o contrato celebrado com a Endesa tem uma duração de 12 meses renovável anualmente e de forma automática, salvo variações do IPC, componentes regulados ou por Denúncia de alguma das partes, como descrito nas condições gerais do seu contrato. No caso em apreço, a Endesa propõe, com 30 dias de antecedência relativamente à data de aplicação, a atualização dos preços associados ao seu contrato. As novas condições e data de entrada em vigor das mesmas foi disponibilizada no Apartado “Informação Geral” da sua fatura. V. Exa. dispõe de 20 dias após a comunicação de atualização para rescindir o seu contrato, sem que esta rescisão implique penalização alguma por parte da Endesa assim como definido no Ponto 10 constante das cláusulas gerais do contrato de fornecimento de energia celebrado com a Endesa, que estabelece: 10. Modificação das condições contratuais “Após a conclusão do primeiro ano de duração do Contrato, o Comercializador poderá rever as condições estabelecidas no mesmo, incluindo os preços identificados nas Condições Particulares ou, conforme aplicável, no Anexo. Para o efeito, deverá informar diretamente o Cliente da sua intenção de alterar as condições contratuais, de forma fundamentada e com pelo menos trinta (30) dias de antecedência relativamente à data em que pretenda iniciar a aplicação das novas condições contratuais. Caso o Cliente não aceite as novas condições contratuais que lhe forem comunicadas nos termos do disposto acima, poderá resolver o presente Contrato sem que seja devido o pagamento de qualquer encargo ou penalização mediante comunicação escrita dirigida ao Comercializador no prazo máximo de vinte (20) dias a contar da data da receção da comunicação do Comercializador acima mencionada.” Em todo o caso, a Endesa dispõe de vários produtos e tarifas adaptadas às suas necessidades que, certamente, serão do seu interesse. Poderá consultar o nosso catálogo de produtos e serviços em www.endesa.pt Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exmo. Senhor Anselmo Mendes, a 29 de janeiro de 2021. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Sem mais assunto, Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal apoio.cliente@endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h

A. M.

Para: Endesa Energia, S.A.

02/02/2021

Bom dia Em que fatura e local da factura está a informação da actualização, valor e data a partir da qual entra em vigor o novo tarifário? Já vi várias faturas e não consigo encontrar tal informação. Cumprimentos Anselmo Mendes

Endesa Energia, S.A.

Para: A. M.

10/02/2021

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-07605187 Refª DECO: CPTPT01175836-02 Assunto: Exposição apresentada pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Anselmo Mendes Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Anselmo Mendes a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07605187. No seguimento da exposição efetuada, informámos o (a) Exmo (a). Senhor (a) Anselmo Mendes que, conforme enviado na nossa anterior comunicação, voltamos a anexar o documento que se encontra a informação sobre a actualização de preços. Não obstante, o documento que anexamos, foi destacado em “amarelo” a informação prestada. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito o (a) Exmo (a). Senhor (a) Anselmo Mendes, a 10 de fevereiro de 2021. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 10 10 33 Todos os dias das 09h às 22h