voltar

Operadora força serviço pior devido a mudança de morada

Caso encerrado Resolvida sem sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

J. S.

Para: NOS Comunicações SA

20/01/2021

Venho por este meio expor a dificuldade de chegar a um compromisso com a NOS. Desde o fim do ano passado estou em contacto devido a mudança de morada este mês. Gostava de ter mantido o meu pacote actual, mas a NOS não consegue oferecer o mesmo serviço (nova morada não tem fibra, apenas satellite). Inicialmente os colaboradores da NOS indicaram que teria de pagar mais para um serviço significativamente pior: - 40MB em vez de 200MB - 100 canais em vez de 150 - Deixar de ter acesso as funções da UMA - 6GB por telemóvel em vez de 8GB Um colaborador ainda falou alto comigo indicando que teria de aceitar de pagar mais ou pagar a rescição de contrato e que os outros consumidores também aceitam (o que acho uma falta de respeito e abuso das condições de rescição por justa causa). Apenas após vários pedidos por mim, um tecnico foi enviado para a morada para verificar a possivel instalação de fibra. Não ligaram de volta com o resultado dentro do prazo combinado e tive de ser eu a ligar novamente para dar seguimento ao processo. A NOS confirmou que vou ser obrigada de mudar para um pacote inferior, mas com um preço reduzido sendo que era obrigatório renovar o meu periodo de fidelização de 8 meses para 24. O preço reduzido foi apenas oferecida apos insistencia. Uma vez que outras operadoras confirmaram que a fibra deles está disponível na nova morada, vejo me obrigado em mudar de forneçedor o quanto antes uma vez que a redução significativa da capacidade da internet põem o meu trabalho em causa (teletrabalho). Sugeri aceitar as condiçoes do pacote, pagar pelo serviço de mudança de morada mas manter o meu periodo de fidelização para poder mudar a operadora caso que a NOS não consiga disponibilizar fibra dentro do restante prazo. Assim respeitaria o restante prazo de fidelização, ainda que, com condições bastante reduzidas, e a NOS teria tempo para fornecer o serviço desejado para que possa voltar ao meu pacote actual renovando também o periodo de fidelização. Durante as últimas duas semanas tive que expor esta situação repetidament, sempre com a conclusão que a situação foi escalada e que iria ser contactada dentro de 24h. Sempre tive de ser eu a ligar novamente e explicar novamente porque o processo não avançou daí. Hoje confirmaram que uma equipa avançada ira contactar-me dentro de 24h, mas após finalização da chamada recebi um email por parte da NOS sobre a confirmação das alterações, quais não foram concordadas comigo. Neste momento, a NOS indica que sempre que um pacote muda, o periodo de fidelização é renovado por 24 meses. Facto que protesto, pois não é por minha escolha mas sim por força maior uma vez que a operadora não consegue disponibilizar o mesmo serviço como o actual. Sendo este o caso, sugiro respeitar os restantes 8 meses com o pacote reduzido concordado para depois poder mudar para um serviço mais adequado para o teletrabalho. Estive constantemente a procura de um compromisso ao qual a NOS sempre respondeu com: "Não é possível". Pretendo que a NOS seja aberto para o compromisso elaborado sendo que é sempre o consumidor que vai ficar com pior serviço e que a NOS teria tempo para resolver a situação, caso que não resolvido o acesso a fibra dentro de 8 meses, o cancelamento do contracto dentro do restante periodo de fidelização devia ser aceite. Em alternativa aceitaria a renegoziação do pacote para o minimo (e.g. ficar com apenas um telemóvel; ou um valor justo de rescição imediata para poder contratar outro serviço mais adequado). Adicionalmente deixo aqui a minha insatisfação com o tempo que já foi necessário investir neste processo, que não me vai ser compensado e as complicações por falta de serviço na nova morada depois do tempo já passado.

Solução pretendida

  • Compensação
  • Troca
  • Reducção do periodo de fidelização