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Condições abertura de conta bancária

Esta reclamação é pública

Reclamação

D. S.

Para: Banco BPI

12/06/2020

Exmos Senhores, Dirigi-me hoje, dia 12-06-2020 por volta das 10:00 ao balcão BPI de Corroios com o objetivo de abrir uma conta bancária para um familiar (Irmão) que tem 19 anos. Fomos recebidos por uma srª cujo nome não posso indicar uma vez que a mesma não se encontrava identificada de nenhuma forma e também não se apresentou. Após sermos questionados o que pretendíamos e se tínhamos a documentação necessária para a abertura de conta, a colaboradora começou uma breve apresentação sobre as condições da conta jovem BPI. Informou-nos que sendo uma conta jovem, não existe comissão de gestão de conta e que o valor mínimo de abertura era um valor baixo e embora não tenha indicado o valor, já tínhamos conhecimento uma vez que consultei o site da instituição bancária antecipadamente. De seguida informou-nos que uma vez que se tratava de uma conta jovem, para ser possível a abertura da mesma, seria necessário a subscrição de um seguro de vida no valor de 8€, podendo ser pago mensalmente ou trimestralmente e que teria que ser mantido pelo menos 6 meses. Após esta informação, a minha primeira pergunta foi se o seguro de vida era obrigatório para a abertura de uma conta bancária, em resposta e notando algum desconforto por parte da colaboradora, disse que não era obrigatório pois o que estava em causa era a relação comercial do cliente com o Banco e que tratando-se de uma conta jovem, sem a subscrição do seguro de vida, aquele balcão poderia não ter interesse na abertura da conta. Percebi de imediato, como já calculava, que a subscrição do seguro de vida não está nas condições de abertura de qualquer conta bancária mas que o discurso comercial está feito com o objetivo de associar o respectivo seguro na abertura de uma conta. Posto isto, ao dizer que não tínhamos interesse na subscrição do seguro de vida fui informado que senso assim o balcão não tinha interesse na abertura de conta. A minha questão é a seguinte, pode um balcão de uma instituição bancária negar a abertura de uma conta bancária por não ser aceite a subscrição de uma seguro de vida quando essa imposição não faz parte das condições de abertura de conta da própria instituição? É com grande desagrado que que exponho a situação ainda para mais sendo cliente da instituição bancária com vários produtos subscritos, tais como cartão crédito, crédito habitação, seguro de vida, seguro de habitação, entre outros. Posso entender a vertente comercial que a instituição bancária tem e consequentemente os seus colaboradores mas não acho admissível o que acima relatei. Aguardo uma análise à situação e uma resposta. Com os melhores cumprimentos, Diogo Pereira Santos

Solução pretendida

  • Informação da situação e apresentar desagrado

Resposta (1)

Banco BPI

Para: D. S.

12/06/2020

Exmo(s). Senhores, Agradecemos desde já o vosso contacto e apresentamos as nossas desculpas por só agora nos ter sido possível responder ao vosso e-mail. Em resposta ao mesmo, informamos que de forma a podermos dar seguimento à situação exposta, será necessária a identificação inequívoca da reclamante (nome completo, BI, nº conta, ou outro). Mais informamos que, quando estiverem na posse desses dados, tratando-se de uma reclamação, a mesma deverá ser enviada para o endereço de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt. Certos da sua compreensão, subscrevemo-nos. Com os melhores cumprimentos, Ana Filipa Aurélio DSNP-SERVICO A CLIENTES-RESPOSTA A EMAILS -----» Processo: [BPI-D-82499426] ----- ----------» Mensagem 1 ---------- Assunto: Reclamação: Condições abertura de conta bancária (CPTPT00939900-67) Data Real: 12-06-2020 13:09:29 Condições gerais ----------« Mensagem 1 ---------- -----« Processo: [BPI-D-82499426] -----