voltar

Débitos Indevidos e abertura de Dados Pessoais sem consetimento a Terceiros

Caso encerrado Resolvida sem sucesso

Esta reclamação é pública

Reclamação

J. S.

Para: Banco BPI

28/05/2020

Tenho um contrato de aluguer de veículo de n. 1960545300 com o Banco BPI. Entretanto percebi vários débitos, inclusive dois deles feitos na mesma data no valor de 07 de maio de 2019, no valor de 18,45 euros, bem como tantos outros débitos de mesma natureza que vem sido feito em minha conta corrente por essa entidade deste 2019 sem qualquer explicação. Então questionei ao banco explicações. A explicação que obtive foi que estariam a tratar de multas. Ato contínuo questionei que multas e se haviam pago qualquer multa. O retorno que obtive é que não haviam pagado qualquer multa e que eu deveria entrar em contato com a Ascendi. Entrei em contato com a Ascendi pela matrícula do veículo e constatei que havia multas de pedágio que de alguns centímos, tranformaram-se num valor gigante. Nunca tratatado pelo banco e ainda, para além disso, fui informada que os débitos que o BPI estava a fazer de minha conta bancária, seria por ter revelado meus dados pessoais à entidade Ascendi, sem qualquer consentimento meu ou aviso prévio. Com isso, transferiram meus dados pessoais a entidade externa, infrindo ao RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e ainda contribuíram para que a dívida de pedágio desconhecida até então, aumentasse desproporcionalmente, desde 2019 até a data atual, para além de efetuar descontos indevidos em minha conta bancária. Por isso, estou a contactar a entidade reguladora do Banco, como também o farei às entidades cabíveis para solucionar tamanho descabimento.

Solução pretendida

  • Compensação
  • Penalização da Entidade

Resposta (2)

Banco BPI

Para: J. S.

03/06/2020

Exmo(s). Senhores, Agradecemos desde já o vosso contacto e apresentamos as nossas desculpas por só agora nos ter sido possível responder ao vosso e-mail. Em resposta ao mesmo, informamos que de forma a podermos dar seguimento à situação exposta, será necessária a identificação inequívoca da reclamante (nome completo, BI, nº conta, ou outro). Mais informamos que, quando estiverem na posse desses dados, tratando-se de uma reclamação, a mesma deverá ser enviada para o endereço de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt. Certos da sua compreensão, subscrevemo-nos. Com os Melhores Cumprimentos, Tiago Jorge DSNP-SERVICO A CLIENTES -----» Processo: [BPI-D-82412907] ----- ----------» Mensagem 1 ---------- Assunto: Reclamação: Débitos Indevidos e abertura de Dados Pessoais sem consetimento a Terceiros (CPTPT00921714-20) Data Real: 28-05-2020 15:00:42 Condições gerais ----------« Mensagem 1 ---------- -----« Processo: [BPI-D-82412907] -----

J. S.

Para: Banco BPI

11/08/2020

Não foi resolvida. Terei que fazer nova reclamação ao Banco de Portugal.