Falta de equipamentos de proteção

Letras pequenas


Esta reclamação é pública

  • F. M. Para Letras pequenas

    Venho desta forma demonstrar o meu descontentamento com a falta de proteção individual das funcionárias deste estabelecimento pois não tem qualquer cuidado de proteção como o uso de máscara ou desinfecção das mãos ao atender os clientes.confrontei a funcionária para a falta de máscara de proteção ao que me foi respondido que estava protegida pelo separador de acrílico,mas manuseiam dinheiro e os produtos de tabacaria sem que as maos sejam desinfetadas.

    Detalhes da reclamação

    Venho desta forma demonstrar o meu descontentamento com a falta de proteção individual das funcionárias deste estabelecimento pois não tem qualquer cuidado de proteção como o uso de máscara ou desinfecção das mãos ao atender os clientes.confrontei a funcionária para a falta de máscara de proteção ao que me foi respondido que estava protegida pelo separador de acrílico,mas manuseiam dinheiro e os produtos de tabacaria sem que as maos sejam desinfetadas.

    Solução pretendida

    Apenas que as normas de segurança e higiene sejam cumpridas

  • Letras pequenas Para F. M.

    Boa tarde estimado cliente. Antes de mais agradecer a sua preocupação em geral pela contenção desta pandemia. Vimos informá-lo que as Letras Pequenas, com iniciativa própria e muito antes das indicações da DGS, tomou várias medidas de contenção, nomeadamente com a colocação de acrilicos em todo o comprimento do balcão superando muito por cima as indicações actuais da DGS. Assim passamos a informar o que temos implementado e que provavelmente por lapso seu não deve ter reparado: - só deixamos permanecer na loja 2 clientes de cada vez e com máscara ( situação que muitos clientes tem criticado por serem obrigados a usar, como é do seu conhecimento) - temos acrilicos a todo o comprimento dos balcões separando fisicamente o contacto com o cliente. - os funcionários tem dispensadores de álcool gel onde desinfectam as mãos entre cada cliente. -temos disponíveis em todos os balcões dispensadores de álcool gel para os clientes desinfectarem as suas mãos. - desinfectamos os balcões diversas vezes ao dia. - desinfectamos todas as instalações uma vez por dia. - temos sinaléticas por toda a loja e montras sobre o número de pessoas, distanciamento e uso de máscara obrigatória. - em relação aos funcionários, quando está a trabalhar apenas um elemento não é obrigatório o uso de máscara porque o único risco de contágio é da parte de dentro do balcão com um colega de trabalho, pois em relação aos clientes existe o acrílico que é mais do que suficiente, segundo da DGS, excepção é feita quando vem para a parte de fora do balcão prestar assistencia a um cliente e nessa altura coloca a máscara. - quando estão 2 funcionários ou mais o uso da máscara é sempre obrigatório para impedir contágio entre funcionários, visto que para clientes está sempre assegurada premissa. Como pode facilmente ver, estamos a cumprir acima do que é aconselhado pela DGS ( segue em anexo o comunicado da DGS sobre as medidas para estabelecimentos comerciais caso ainda não o tenha para estar devidamente informado e descansado), no entanto procuramos sempre agir com elevado rigor e responsabilidade, caso tenha alguma sugestão para melhorar estamos sempre presentes para o ouvir e tentar melhorar, o que não é de facto o caso que reclamou. Atentamente A direção Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

    Boa tarde estimado cliente. Antes de mais agradecer a sua preocupação em geral pela contenção desta pandemia. Vimos informá-lo que as Letras Pequenas, com iniciativa própria e muito antes das indicações da DGS, tomou várias medidas de contenção, nomeadamente com a colocação de acrilicos em todo o comprimento do balcão superando muito por cima as indicações actuais da DGS. Assim passamos a informar o que temos implementado e que provavelmente por lapso seu não deve ter reparado: - só deixamos permanecer na loja 2 clientes de cada vez e com máscara ( situação que muitos clientes tem criticado por serem obrigados a usar, como é do seu conhecimento) - temos acrilicos a todo o comprimento dos balcões separando fisicamente o contacto com o cliente. - os funcionários tem dispensadores de álcool gel onde desinfectam as mãos entre cada cliente. -temos disponíveis em todos os balcões dispensadores de álcool gel para os clientes desinfectarem as suas mãos. - desinfectamos os balcões diversas vezes ao dia. - desinfectamos todas as instalações uma vez por dia. - temos sinaléticas por toda a loja e montras sobre o número de pessoas, distanciamento e uso de máscara obrigatória. - em relação aos funcionários, quando está a trabalhar apenas um elemento não é obrigatório o uso de máscara porque o único risco de contágio é da parte de dentro do balcão com um colega de trabalho, pois em relação aos clientes existe o acrílico que é mais do que suficiente, segundo da DGS, excepção é feita quando vem para a parte de fora do balcão prestar assistencia a um cliente e nessa altura coloca a máscara. - quando estão 2 funcionários ou mais o uso da máscara é sempre obrigatório para impedir contágio entre funcionários, visto que para clientes está sempre assegurada premissa. Como pode facilmente ver, estamos a cumprir acima do que é aconselhado pela DGS ( segue em anexo o comunicado da DGS sobre as medidas para estabelecimentos comerciais caso ainda não o tenha para estar devidamente informado e descansado), no entanto procuramos sempre agir com elevado rigor e responsabilidade, caso tenha alguma sugestão para melhorar estamos sempre presentes para o ouvir e tentar melhorar, o que não é de facto o caso que reclamou. Atentamente A direção Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

  • Letras pequenas Para F. M.

    Anexo DGS. Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

    Anexo DGS. Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

  • Letras pequenas Para F. M.

    Como não deu para enviar o anexo da DGS segue a transcrição: NÚMERO: 011/2020 DATA: 17/03/2020 ASSUNTO: Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) Medidas de prevenção da transmissão em estabelecimentos de atendimento ao público PALAVRAS-CHAVE: Coronavírus; Medidas de prevenção da transmissão direta no atendimento ao público; COVID-19 PARA: Estabelecimentos de atendimento ao público na comunidade CONTACTOS: geral@dgs.min-saude.pt Nos termos da alínea a) do n° 2 do artigo 2° do Decreto Regulamentar n° 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: 1. Introdução No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que pode evoluir para a COVID- 19, estão a ser desenvolvidas medidas de Saúde Pública de acordo com a fase de resposta à propagação do vírus. O sucesso das medidas preventivas depende essencialmente da colaboração dos cidadãos e das instituições. É importante incentivar e salvaguardar o papel específico dos estabelecimentos nomeadamente aqueles que lidam com o público em geral. Na medida em que contactos próximos podem contribuir para aumentar a propagação da infeção, importa quebrar estas cadeias de transmissão, contribuindo decisivamente para a proteção da comunidade. Esta orientação poderá ser atualizada consoante a evolução do surto e/ou disponibilização de nova evidencia científica. 2. Características de transmissão e prevenção da doença O novo Coronavírus (SARS-CoV-2) pode transmitir-se por contacto direto ou indireto (tabela 1). À luz do conhecimento atual, é mais provável que a transmissão do COVID-19 ocorra quando existe contato próximo (menos de 2 metros) com uma pessoa infetada. Este risco é tanto maior quanto mais tempo de contacto e proximidade as pessoas tiverem. Tabela 1. Principais vias de transmissão da COVID-19 Via de contacto direto Via de contacto indireto Através de gotículas que uma pessoa infetada transmite pela boca ou nariz quando fala, tosse ou espirra (e não utiliza as regras de etiqueta respiratória) podendo estas entrar diretamente para a boca ou nariz de uma pessoa que está muito próxima. Através das mãos, que tocam nas superfícies contaminadas com as gotículas expelidas pelas pessoas infetadas e que depois são levadas à cara, à boca ou ao nariz inadvertidamente, sem termos feito a higiene das mãos. 2.1. Estratégias na prevenção da COVID-19 Pelo papel crítico na prevenção da transmissão direta, salienta-se a importância de serem seguidas tres medidas essenciais na prevenção e controlo da COVID-19: - Cumprir a etiqueta respiratória por parte de todos os cidadãos e funcionários; - Manter distância e espaço entre os cidadãos em todas as situações; - Fazer autovigilância de sintomas e abstenção social em caso de doença. 3. Medidas gerais para estabelecimentos de atendimento ao público Os estabelecimentos devem assegurar que todas as pessoas que trabalham e frequentam o mesmo estão sensibilizadas para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória (folheto anexo), da lavagem correta das mãos (folheto anexo), assim como as outras medidas de higienização e controlo ambiental. Salienta-se ainda a importância: Elaboração do seu plano de contingencia para COVID-19, de acordo com a orientação 006/2020 da Direção Geral da Saúde e atuar em conformidade; Estabelecer medidas que assegurem distância entre pessoas nas instalações, nomeadamente: o Garantir que o local destinado à espera dos utilizadores comporte apenas 1/3 da sua capacidade normal; o Garantir que o atendimento em balcão se faz com a distância apropriada (pelo menos 1 metro, idealmente 2) garantindo sinalização devida - nomeadamente através de marcas e sinalética no chão; o Garantir que o atendimento em balcão se faz através de barreiras físicas que limitem a proximidade entre os colaboradores e os utentes (ex.: colocação de barreira de acrílico que limite a exposição); o Considerar a possibilidade de estabelecer, no interior dos estabelecimentos, algumas barreiras físicas que limitem a proximidade entre os colaboradores e os utentes (ex.: colocação de 'obstáculos' que evitem uma aproximação excessiva entre indivíduos); o No caso de ser necessário proceder à entrega direta de materiais ou produtos, o responsável pela entrega deverá evitar, no limite das suas possibilidades, o contacto direto com o utente ou com quaisquer objetos pessoais do mesmo. Rever os protocolos de limpeza e intensificar as rotinas de higienização, incluindo: o desinfetar pelo menos uma vez por dia, e com recurso a agentes adequados, todas as zonas (ex.: zonas de atendimento, balcões, gabinetes de atendimento, áreas de espera, teclados do computador, casas de banho, telefones, corrimãos, puxadores, etc.). o desinfetar todas as horas, e com recurso a agentes adequados, os equipamentos críticos (tais como locais dispensadores de senhas, terminais multibancos) Colocar solução antisséptica de base alcoólica - SABA - em locais como os dispensadores de senhas, e incentivar o seu uso (através, por exemplo, de pósteres). Identificar pessoas vulneráveis (por exemplo, idosos com mais de 65 anos e com limitações físicas ou mentais percetíveis, as grávidas, os acompanhantes de criança de colo com idade igual ou inferior a 2 anos) e aplicar a legislação referente ao atendimento prioritário. Os estabelecimentos devem ser proactivos na identificação destes casos, mesmo que as pessoas em questão não peçam atendimento prioritário ou não retirem uma senha para este fim. Lembre-se que estas são as pessoas mais afetadas pela COVID-19 e, como tal, os estabelecimentos devem ter um papel ativo na sua proteção. 4. Onde posso obter mais informação? Mais informação pode ser encontrada em s:covid19.min-saude.pt/ . Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

    Como não deu para enviar o anexo da DGS segue a transcrição: NÚMERO: 011/2020 DATA: 17/03/2020 ASSUNTO: Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) Medidas de prevenção da transmissão em estabelecimentos de atendimento ao público PALAVRAS-CHAVE: Coronavírus; Medidas de prevenção da transmissão direta no atendimento ao público; COVID-19 PARA: Estabelecimentos de atendimento ao público na comunidade CONTACTOS: geral@dgs.min-saude.pt Nos termos da alínea a) do n° 2 do artigo 2° do Decreto Regulamentar n° 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: 1. Introdução No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que pode evoluir para a COVID- 19, estão a ser desenvolvidas medidas de Saúde Pública de acordo com a fase de resposta à propagação do vírus. O sucesso das medidas preventivas depende essencialmente da colaboração dos cidadãos e das instituições. É importante incentivar e salvaguardar o papel específico dos estabelecimentos nomeadamente aqueles que lidam com o público em geral. Na medida em que contactos próximos podem contribuir para aumentar a propagação da infeção, importa quebrar estas cadeias de transmissão, contribuindo decisivamente para a proteção da comunidade. Esta orientação poderá ser atualizada consoante a evolução do surto e/ou disponibilização de nova evidencia científica. 2. Características de transmissão e prevenção da doença O novo Coronavírus (SARS-CoV-2) pode transmitir-se por contacto direto ou indireto (tabela 1). À luz do conhecimento atual, é mais provável que a transmissão do COVID-19 ocorra quando existe contato próximo (menos de 2 metros) com uma pessoa infetada. Este risco é tanto maior quanto mais tempo de contacto e proximidade as pessoas tiverem. Tabela 1. Principais vias de transmissão da COVID-19 Via de contacto direto Via de contacto indireto Através de gotículas que uma pessoa infetada transmite pela boca ou nariz quando fala, tosse ou espirra (e não utiliza as regras de etiqueta respiratória) podendo estas entrar diretamente para a boca ou nariz de uma pessoa que está muito próxima. Através das mãos, que tocam nas superfícies contaminadas com as gotículas expelidas pelas pessoas infetadas e que depois são levadas à cara, à boca ou ao nariz inadvertidamente, sem termos feito a higiene das mãos. 2.1. Estratégias na prevenção da COVID-19 Pelo papel crítico na prevenção da transmissão direta, salienta-se a importância de serem seguidas tres medidas essenciais na prevenção e controlo da COVID-19: - Cumprir a etiqueta respiratória por parte de todos os cidadãos e funcionários; - Manter distância e espaço entre os cidadãos em todas as situações; - Fazer autovigilância de sintomas e abstenção social em caso de doença. 3. Medidas gerais para estabelecimentos de atendimento ao público Os estabelecimentos devem assegurar que todas as pessoas que trabalham e frequentam o mesmo estão sensibilizadas para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória (folheto anexo), da lavagem correta das mãos (folheto anexo), assim como as outras medidas de higienização e controlo ambiental. Salienta-se ainda a importância: Elaboração do seu plano de contingencia para COVID-19, de acordo com a orientação 006/2020 da Direção Geral da Saúde e atuar em conformidade; Estabelecer medidas que assegurem distância entre pessoas nas instalações, nomeadamente: o Garantir que o local destinado à espera dos utilizadores comporte apenas 1/3 da sua capacidade normal; o Garantir que o atendimento em balcão se faz com a distância apropriada (pelo menos 1 metro, idealmente 2) garantindo sinalização devida - nomeadamente através de marcas e sinalética no chão; o Garantir que o atendimento em balcão se faz através de barreiras físicas que limitem a proximidade entre os colaboradores e os utentes (ex.: colocação de barreira de acrílico que limite a exposição); o Considerar a possibilidade de estabelecer, no interior dos estabelecimentos, algumas barreiras físicas que limitem a proximidade entre os colaboradores e os utentes (ex.: colocação de 'obstáculos' que evitem uma aproximação excessiva entre indivíduos); o No caso de ser necessário proceder à entrega direta de materiais ou produtos, o responsável pela entrega deverá evitar, no limite das suas possibilidades, o contacto direto com o utente ou com quaisquer objetos pessoais do mesmo. Rever os protocolos de limpeza e intensificar as rotinas de higienização, incluindo: o desinfetar pelo menos uma vez por dia, e com recurso a agentes adequados, todas as zonas (ex.: zonas de atendimento, balcões, gabinetes de atendimento, áreas de espera, teclados do computador, casas de banho, telefones, corrimãos, puxadores, etc.). o desinfetar todas as horas, e com recurso a agentes adequados, os equipamentos críticos (tais como locais dispensadores de senhas, terminais multibancos) Colocar solução antisséptica de base alcoólica - SABA - em locais como os dispensadores de senhas, e incentivar o seu uso (através, por exemplo, de pósteres). Identificar pessoas vulneráveis (por exemplo, idosos com mais de 65 anos e com limitações físicas ou mentais percetíveis, as grávidas, os acompanhantes de criança de colo com idade igual ou inferior a 2 anos) e aplicar a legislação referente ao atendimento prioritário. Os estabelecimentos devem ser proactivos na identificação destes casos, mesmo que as pessoas em questão não peçam atendimento prioritário ou não retirem uma senha para este fim. Lembre-se que estas são as pessoas mais afetadas pela COVID-19 e, como tal, os estabelecimentos devem ter um papel ativo na sua proteção. 4. Onde posso obter mais informação? Mais informação pode ser encontrada em s:covid19.min-saude.pt/ . Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

  • F. M. Para Letras pequenas

    Desinfetar as mãos entre clientes e um facto que não constatei enquanto aguardava pela minha vez de ser atendido, mas foi me pedido para que fosse entregue a mão da funcionária o meu cartão do cidadão (um documento que é intransmissível) assim como o contato direto com varios artigos disponíveis como (murtalhas por exemplo) e que desta forma pode ser um meio de transmissão do vírus.De qualquer forma reconheço os esforços que fizeram para cumprir com normas de segurança,apenas penso que ainda haja falhas e algumas que estão por natureza da localização do estabelecimento limitadas como a ocupação de 1/3 do espaço de espera pois este e feito nas escadas do edifício.Agradeco a breve resposta e desta forma apenas peço precaução para vossa e minha proteção.

    Desinfetar as mãos entre clientes e um facto que não constatei enquanto aguardava pela minha vez de ser atendido, mas foi me pedido para que fosse entregue a mão da funcionária o meu cartão do cidadão (um documento que é intransmissível) assim como o contato direto com varios artigos disponíveis como (murtalhas por exemplo) e que desta forma pode ser um meio de transmissão do vírus.De qualquer forma reconheço os esforços que fizeram para cumprir com normas de segurança,apenas penso que ainda haja falhas e algumas que estão por natureza da localização do estabelecimento limitadas como a ocupação de 1/3 do espaço de espera pois este e feito nas escadas do edifício.Agradeco a breve resposta e desta forma apenas peço precaução para vossa e minha proteção.

  • Letras pequenas Para F. M.

    Estimado cliente. Mais uma vez o nosso agradecimento em ajudar-nos em melhorar. A nossa empresa rege-se principalmente por uma premissa, ouvir os nossos clientes, quer seja na procura de novos produtos ou melhoria no nosso desempenho no dia a dia de forma a que cada visita seja um novo motivo de voltar. Procuramos clientes satisfeitos e contentes, queremos "te-los" por muito tempo e não por uma vez. Assim e em relação às suas indicações, que desde já agradecemos, vamos tomar medidas dentro daquilo que está ao nosso alcance ou legalmente nos é permitido. Existe porém alguns processos legalmente exigidos que não podemos fugir, quer seja o número de clientes em loja ou a identificação com o cartão cidadão físico para confirmar-mos a identidade para determinados serviços existentes, são procedimentos legais que nos são impostos pelas autoridades e da qual não podemos mudar, mesmo assim pedimos desculpa pelo transtorno mas teremos de continuar a fazer. Agradecemos mais uma vez a sua sugestão e reforçamos que pode, e deve, sempre que achar, sugerir produtos ou procedimentos para melhoria do nosso serviço, quer seja pessoalmente com um responsável ou até atravez do nosso email letras.pequenas@sapo.pt , terá sempre resposta. Estamos aqui para evoluir todos os dias em prol dos nossos clientes. Letras Pequenas "Criamos sorrisos" Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

    Estimado cliente. Mais uma vez o nosso agradecimento em ajudar-nos em melhorar. A nossa empresa rege-se principalmente por uma premissa, ouvir os nossos clientes, quer seja na procura de novos produtos ou melhoria no nosso desempenho no dia a dia de forma a que cada visita seja um novo motivo de voltar. Procuramos clientes satisfeitos e contentes, queremos "te-los" por muito tempo e não por uma vez. Assim e em relação às suas indicações, que desde já agradecemos, vamos tomar medidas dentro daquilo que está ao nosso alcance ou legalmente nos é permitido. Existe porém alguns processos legalmente exigidos que não podemos fugir, quer seja o número de clientes em loja ou a identificação com o cartão cidadão físico para confirmar-mos a identidade para determinados serviços existentes, são procedimentos legais que nos são impostos pelas autoridades e da qual não podemos mudar, mesmo assim pedimos desculpa pelo transtorno mas teremos de continuar a fazer. Agradecemos mais uma vez a sua sugestão e reforçamos que pode, e deve, sempre que achar, sugerir produtos ou procedimentos para melhoria do nosso serviço, quer seja pessoalmente com um responsável ou até atravez do nosso email letras.pequenas@sapo.pt , terá sempre resposta. Estamos aqui para evoluir todos os dias em prol dos nossos clientes. Letras Pequenas "Criamos sorrisos" Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy. -------- Mensagem original -------- Condições gerais

Precisa de apoio?

Peça ajuda aos nossos juristas

211 215 750

Dias úteis, das 9 às 18 horas