Ariston Portugal


Esta reclamação é pública

  • C. M. Para Ariston Portugal

    Em finais de outubro de 2016 adquirimos um frigorífico combinado Ariston Hotpoint, com os habituais 2 anos de garantia fornecidos pela marca. O frigorífico foi comprado novo (não foi barato, mais de 400€) foi transportado pelo comerciante até a nossa residência e nunca mais foi sequer mudado de lugar de onde o instalaram. No início deste mês (ou seja 2 anos e 10 meses após a compra) sem qualquer sinal anterior de avaria o frigorífico deixou de fazer frio na parte de cima, ficando a funcionar apenas o congelador. Chamamos um técnico de bairro para dar uma opinião, que nos disse que não tinha conhecimentos sobre estes frigoríficos mais modernos pois são todos muito “blindados”, sugeriu-nos contactar diretamente a Ariston. Assim fizemos e, ao explicarmos o problema, a senhora da linha telefónica imediatamente disse ser um problema muito comum e que o melhor que fazíamos era contratar com eles uma extensão da garantia por mais 216€/ano. Disse nos que iria acionar imediatamente a tal extensão e que nos ia enviar um técnico autorizado da marca à casa para avaliar a situação. Referiu que o primeiro pagamento mensal da extensão da garantia só aconteceria após o parecer do técnico. Nem sequer nos deu hipótese de escolher a empresa, para o seguro ter efeito (sim, porque isso que foi proposto nada mais é do que um seguro) teria de ser um técnico enviado por eles. Assim aconteceu e quando o técnico chegou em casa fez milhares de fotos do frigorífico, justificando que a marca precisava de provas de que não havia danos internos ou externos no eletrodoméstico. Não havia. Diagnóstico final antes do técnico ir embora: fuga de gás interna. Mesmo tendo questionado, não nos foi dada qualquer explicação plausível do porque isto aconteceu, dado que é um equipamento novo que nunca nem sequer foi mudado de lugar, não sofreu nenhum embate, não apresenta qualquer tipo de dano interno ou externo. Perguntamos quais seriam os próximos passos e o técnico disse que se no dia seguinte não fossemos contactados pela empresa Irmãos Silva Pais LDA (a qual ele pertencia) que deveríamos contactar. Claro que não nos contactaram e claro que tivemos de ser nós a contactar. Diagnóstico definitivo: fuga de gás interna sem reparação possível porque o sistema é todo “blindado” e não é possível perceber a origem da fuga. Perguntamos como poderíamos então dar seguimento à questão da extensão da garantia. A resposta que obtivemos foi que nestes casos em que o eletrodoméstico não tem reparação o seguro não pode ser acionado… mas que eles tinham lá um frigorífico a excelente preço para os clientes preferenciais e que poderia ser adquirido naquele mesmo momento. Desligamos e voltamos a contactar diretamente a Ariston Hotpoint. A senhora da linha telefónica confirmou que a extensão não funcionaria para esta situação e tranquilizou-nos dizendo que assim ia pedir o cancelamento da extensão, cujo primeiro pagamento só aconteceria daqui a 15 dias. E no fim disse: “Mas eles vos propuseram um frigorífico novo por um valor especial, não foi?”. O que sentimos foi uma grande sensação de impotência e engano. O sistema está todo viciado. As marcas fazem produtos que só duram o tempo suficiente para ultrapassar a garantia, as avarias acontecem em sistemas “blindados” que não permitem reparações e as empresas que fazem as assistências autorizadas ganham dinheiro vendendo frigoríficos a preços especiais aos crédulos consumidores que compraram um frigorífico novo, achando que este duraria pelo menos 10 anos! Um engano.

    Detalhes da reclamação

    Em finais de outubro de 2016 adquirimos um frigorífico combinado Ariston Hotpoint, com os habituais 2 anos de garantia fornecidos pela marca. O frigorífico foi comprado novo (não foi barato, mais de 400€) foi transportado pelo comerciante até a nossa residência e nunca mais foi sequer mudado de lugar de onde o instalaram. No início deste mês (ou seja 2 anos e 10 meses após a compra) sem qualquer sinal anterior de avaria o frigorífico deixou de fazer frio na parte de cima, ficando a funcionar apenas o congelador. Chamamos um técnico de bairro para dar uma opinião, que nos disse que não tinha conhecimentos sobre estes frigoríficos mais modernos pois são todos muito “blindados”, sugeriu-nos contactar diretamente a Ariston. Assim fizemos e, ao explicarmos o problema, a senhora da linha telefónica imediatamente disse ser um problema muito comum e que o melhor que fazíamos era contratar com eles uma extensão da garantia por mais 216€/ano. Disse nos que iria acionar imediatamente a tal extensão e que nos ia enviar um técnico autorizado da marca à casa para avaliar a situação. Referiu que o primeiro pagamento mensal da extensão da garantia só aconteceria após o parecer do técnico. Nem sequer nos deu hipótese de escolher a empresa, para o seguro ter efeito (sim, porque isso que foi proposto nada mais é do que um seguro) teria de ser um técnico enviado por eles. Assim aconteceu e quando o técnico chegou em casa fez milhares de fotos do frigorífico, justificando que a marca precisava de provas de que não havia danos internos ou externos no eletrodoméstico. Não havia. Diagnóstico final antes do técnico ir embora: fuga de gás interna. Mesmo tendo questionado, não nos foi dada qualquer explicação plausível do porque isto aconteceu, dado que é um equipamento novo que nunca nem sequer foi mudado de lugar, não sofreu nenhum embate, não apresenta qualquer tipo de dano interno ou externo. Perguntamos quais seriam os próximos passos e o técnico disse que se no dia seguinte não fossemos contactados pela empresa Irmãos Silva Pais LDA (a qual ele pertencia) que deveríamos contactar. Claro que não nos contactaram e claro que tivemos de ser nós a contactar. Diagnóstico definitivo: fuga de gás interna sem reparação possível porque o sistema é todo “blindado” e não é possível perceber a origem da fuga. Perguntamos como poderíamos então dar seguimento à questão da extensão da garantia. A resposta que obtivemos foi que nestes casos em que o eletrodoméstico não tem reparação o seguro não pode ser acionado… mas que eles tinham lá um frigorífico a excelente preço para os clientes preferenciais e que poderia ser adquirido naquele mesmo momento. Desligamos e voltamos a contactar diretamente a Ariston Hotpoint. A senhora da linha telefónica confirmou que a extensão não funcionaria para esta situação e tranquilizou-nos dizendo que assim ia pedir o cancelamento da extensão, cujo primeiro pagamento só aconteceria daqui a 15 dias. E no fim disse: “Mas eles vos propuseram um frigorífico novo por um valor especial, não foi?”. O que sentimos foi uma grande sensação de impotência e engano. O sistema está todo viciado. As marcas fazem produtos que só duram o tempo suficiente para ultrapassar a garantia, as avarias acontecem em sistemas “blindados” que não permitem reparações e as empresas que fazem as assistências autorizadas ganham dinheiro vendendo frigoríficos a preços especiais aos crédulos consumidores que compraram um frigorífico novo, achando que este duraria pelo menos 10 anos! Um engano.

    Solução pretendida

    Troca

    Documentos anexados
    Não há ficheiros anexados

Precisa de apoio?

Peça ajuda aos nossos juristas

211 215 750

Dias úteis, das 9 às 18 horas