SE PRECISAS DE AJUDA, PEDE

PEDIR AJUDA NÃO É COBARDIA

Quanto mais novo é o utilizador das redes sociais, maiores são os perigos que o mundo digital esconde. Mas é importante que saibas que não estás sozinho e que podes pedir ajuda a alguém em quem confies se te sentires ameaçado.

A coragem implica ação

Há várias formas de ser corajoso e atuar. Podes falar com alguém sobre o sucedido e podes utilizar as ferramentas de reporte online das diferentes redes sociais e/ou aplicações.

A regra de ouro é que: se tens dúvidas, deves pedir ajuda. Nem sempre parece, mas pedir um conselho ou uma opinião sobre alguma coisa que desconheces ou que te deixa desconfortável é um ato de coragem, mas também de inteligência. E não te esqueças que pedir ajuda e “fazer queixinhas” são duas coisas muito distintas.

Quando algo ameaçador ou inapropriado surge online, tens várias opções. Para além de falares com alguém de confiança, podes reportar a situação junto da rede social ou da aplicação onde deste com a ameaça. Essa denúncia vai ajudar a eliminar o conteúdo em causa.

Antes de denunciares uma publicação, um comentário ou uma mensagem de cariz suspeito ou ameaçador, deves fazer um “screenshot” dessa atividade antes mesmo de usares as ferramentas de bloqueio ou reporte (porque ao fazê-lo o conteúdo pode ficar inacessível). Assim, garantes que ficas com um registo para mostrar às pessoas em quem confias e que te podem ajudar a resolver a situação.

Também te pode interessar...