- Tudo sobre reforma e PPR por Proteste Investe
- Fundos PPR
- Como começar a poupar para a reforma
Como começar a poupar para a reforma
Há 5 meses - 15 de dezembro de 2021
Antes de começar a construir um portefólio para a reforma, deve primeiro definir o seu perfil de investidor.
Para chegar à reforma com uma boa almofada financeira, a regra de ouro, seja qual for a idade, é diversificar. Como se diz na gíria, não colocar os ovos todos no mesmo cesto, o que equivale a dizer que deve escolher várias famílias de ativos (títulos da dívida pública, depósitos, fundos de investimento, obrigações, planos de poupança, entre outros) de forma a minimizar o risco.
Quando se tem 30 ou 40 anos, o portefólio ideal deve conter uma componente de crescimento, mas, à medida que se aproxima da idade da reforma, o foco deve mudar para produtos mais estáveis. O importante é ser equilibrado em termos de rentabilidade e preservação de capital. É natural que, ao longo do tempo, as suas metas e tolerância ao risco vão mudando.
Qual o seu perfil de investidor?
Antes de deitar mãos à obra, é determinante definir o seu perfil de investidor, respondendo a três questões:
- Qual é a sua tolerância ao risco?
- Quais os objetivos?
- Qual o horizonte de tempo?
Realizado o teste, já pode começar a construir a carteira de ativos.
Perfil conservador
Se dá mais importância à segurança e liquidez das suas aplicações, fugindo da incerteza e do risco dos mercados financeiros, o seu perfil é conservador. Não lida bem com oscilações de rendimento e preservar o capital é o principal objetivo. Esta segurança tem, contudo um preço. O rendimento proporcionado pelos produtos que garantem o capital é reduzido.
Se é o seu caso ou tem mais de 57 anos, deve privilegiar um portefólio com produtos de capital garantido, como os que se seguem:
- Depósitos e contas poupança;
- Certificados de aforro;
- Certificados do tesouro;
- Obrigações do tesouro;
- Seguros de capitalização;
- PPR.
Como se sabe, as taxas dos depósitos bancários praticadas no mercado estão próximas de zero. Apesar de os bancos oferecerem migalhas, escolha o melhor produto, acedendo ao nosso comparador de depósitos e contas poupança.
Os títulos de dívida pública também garantem o capital e, por norma, têm taxas mais apelativas do que a maioria dos depósitos. Enquanto os Certificados de Aforro capitalizam juros de três em três meses, por um prazo máximo de 10 anos, podendo ser resgatados em qualquer altura, os Certificados do Tesouro, têm o prazo máximo de sete anos e os juros são pagos, na conta à ordem, mediante uma taxa crescente (entre 0,504% líquidos, no primeiro ano, e 1,152%, no sétimo). Conheça as diferenças entre Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro.
Se quer saber quanto pode ganhar com estes títulos da dívida pública, use o nosso simulador dos Certificados de Aforro ou o simulador dos Certificados do Tesouro.
As Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável combinam características dos Certificados do Tesouro e das Obrigações do Tesouro, mas, neste momento, mas não há nenhuma disponível em emissão. Saiba o que as diferencia dos outros títulos de dívida do Estado.
Embora tenham prazos mais curtos, os seguros de capitalização de entrega única da Lusitania Vida têm capital garantido e taxas mais apelativas do que a maioria dos depósitos a prazo. A três anos, o Lusitania Rendimento 2021 paga juros anuais, médios e líquidos, também de 0,8%, enquanto o Lusitania Investimento 2021 a cinco anos proporciona 0,9% líquidos ao ano. O montante mínimo de subscrição para todos eles é de 500 euros.
Para assegurar uma boa reforma, os planos poupança-reforma devem, independentemente da idade, fazer parte de qualquer portefólio, de preferência desde que começa a trabalhar. Contudo, há vários tipos de PPR. Se tem 57 anos ou mais ou, tendo menos, não aceita correr nenhum risco, opte por um PPR de capital garantido.
Veja como escolher o melhor PPR de acordo com a idade.
Através das nossas parcerias, os subscritores beneficiam ainda da isenção de comissões na subscrição ou aquisição, bem como de qualquer comissão por resgate antecipado. Aos subscritores da PROTESTE INVESTE é atribuído um prémio de fidelização anual de 0,10%, aplicados sobre o saldo médio anual, nos primeiros cinco anos de vigência do contrato. Para os subscritores das restantes publicações da DECO PROTESTE, o prémio de fidelização anual é de 0,05 por cento.
Perfil de investidor defensivo
Ao contrário do investidor conservador, o defensivo deseja otimizar o investimento a longo prazo e está disposto a assumir algum risco. Se ainda está longe da idade em que se pode reformar, sugerimos uma carteira diversificada por vários mercados, mas privilegiando as categorias dedicadas às obrigações e dedicando uma pequena parte às ações. Siga as nossas recomendações de composição da carteira.
O rendimento estimado é de 2%, mas não é garantido. As bolsas são imprevisíveis e num ano desfavorável pode sofrer uma perda até 5 por cento. Em condições extremas de mercado, como o que aconteceu em 2008, no auge da crise financeira, ou em março de 2020, por causa da pandemia, as perdas podem ser superiores. Mas este cenário só ocorre em 1% dos casos. São casos muito pontuais.
Para limitar este risco de perda, invista por um período mínimo de cinco anos, embora o ideal sejam 10 anos. Os bons anos compensarão os menos favoráveis, tendo mais hipóteses de atingir o rendimento pretendido.
Perfil do investidor equilibrado
Também quer otimizar o investimento a longo prazo, mas, para atingir os objetivos, este tipo de investidor aceita correr um pouco mais de risco. Se está longe da idade da reforma, sugerimos uma carteira diversificada por vários mercados de ações, sendo o rendimento estimado de 4% ao ano. Note, este rendimento não é, contudo, garantido.
Perfil de investidor agressivo
Quem está na casa dos 30 ou 40 anos e deseja otimizar o investimento no longo prazo, pode atrever-se a arriscar mais, investindo numa carteira diversificada por vários mercados, mas privilegiando as categorias dedicadas às ações.
O rendimento potencial é de 6% ao ano, embora não seja garantido. Num ano mais desfavorável pode sofrer uma perda até 15 por cento. Mas, como já referimos anteriormente, tem tempo de recuperar e compensar com anos de bolsa mais prósperos. Siga as nossas recomendações de composição da carteira para um perfil agressivo.
Carteiras Proteste Investe
Outra forma de precaver a reforma é aplicar em fundos de investimento, acompanhando os conselhos da Proteste Investe. A parceria com a Optimize permite um acesso fácil às três carteiras de investimento por nós recomendadas para o longo prazo: defensiva, base e agressiva.
A gestão de cada fundo Optimize Selecção é executada pela Optimize de forma a seguir, ao longo do tempo, a carteira escolhida. O mínimo de investimento é de 10 euros. Os subscritores têm direito a um prémio anual de 0,4% sobre o valor da sua carteira. O fundo suporta uma comissão anual de gestão e depósito de 1,10% (para os consumidores em geral, a comissão é de 1,30%).
Para cobrir parte dos custos da sua atividade, nomeadamente o acompanhamento dos mercados e a elaboração das carteiras, a Deco Proteste recebe uma remuneração da Optimize. Esse montante não é retirado do património dos fundos.
Para saber mais sobre as carteiras Seleção ligue para a linha de apoio (213 136 230). Envie um e-mail (protesteinveste@optimize.pt) ou aceda ao site da Optimize.
Texto de Myriam Gaspar.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.