Onde posso subscrever?
Os fundos PPR podem ser subscritos nos bancos e sociedades gestoras de fundos. Os seguros PPR também podem ser comercializados nos bancos e, em alternativa, nas seguradoras.
Qual é a periodicidade das entregas?
Podem ser programadas (mensais, trimestrais, semestrais) ou não. Os montantes mínimos são definidos por cada produto.
Qual é o perfil de risco?
Existem centenas de PPR em Portugal, cada um com uma estratégia de investimento diferente. Se ainda está longe da idade da reforma, pode optar por um PPR com um perfil mais agressivo (maior componente de ações), sob a forma de fundo. Mas à medida que se aproxima da reforma, deve transferir as poupanças para um fundo com um perfil neutro ou defensivo (maior componente de obrigações). Se estiver a menos de dez anos, prefira um PPR com capital garantido geralmente sob a forma de seguro, mas também existem fundos com garantia de capital.
Tem custos associados?
Há comissões de subscrição, entrega, gestão, depósito, resgate e transferência, consoante o produto.
O capital é garantido?
No caso dos fundos PPR, em geral, o capital não é garantido; são poucos os fundos de capital garantido. Já os seguros, geralmente, têm o capital garantido e um rendimento mínimo. Mas também aqui existem exceções, pois há seguros PPR divididos em fundos que, por sua vez, não têm o capital garantido, sendo estes uma minoria.
A rentabilidade é garantida?
No caso dos produtos PPR sem garantia de capital, maioritariamente sob a forma de fundo, a rentabilidade não é garantida. Nos PPR com capital garantido, maioritariamente sob a forma de seguro, é frequente existir um rendimento mínimo.
Quando é possível o resgate?
Pode resgatar a qualquer altura. Mas, fora das condições legais, terá de devolver os benefícios fiscais acrescidos de 10% ao ano e suportar uma comissão de resgate antecipado.
Permite transferências?
Sempre que quiser. Para outro PPR com um perfil de risco e/ou entidade diferente. A comissão de transferência é, no máximo, de 0,5% e apenas nos PPR com garantia de capital. Os PPR sem garantia de capital, sejam fundos ou seguros, não podem aplicar comissão de transferência.Os fundos PPR têm maior potencial de valorização, mas a rentabilidade não está garantida. Já os seguros PPR têm rentabilidades mais baixas, mas o capital está garantido. Antes de subscrever, veja as principais diferenças.