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Empreendedorismo: Quer ser Youtuber ou ter o seu Uber?
Há 4 anos - 19 de outubro de 2017O primeiro desafio está em ter a ideia certa e tentar sobreviver num mundo em que tudo é rapidamente replicado. Analise a procura e a oferta da ideia ou produto que pensou. O segundo desafio é o know-how. Na possibilidade de não ter experiência sobre o negócio que vai lançar, informe-se o máximo possível de forma antecipada. O terceiro desafio passa por fazer uma boa análise da ideia: quais são as suas forças e fraquezas, e que oportunidades e ameaças podem representar.
O quarto desafio é fazer um bom plano de negócios: quais são as receitas e o período de retorno? Por último, resta a angariação de capital para arrancar com a ideia. Hoje, com as bolsas de empreendedorismo, com o crowdfunding, a existência de business angels (um investidor particular que investe diretamente, ou através das suas empresas, o seu próprio dinheiro em empresas embrionárias), essa parte pode estar mais facilitada do que parece à partida desde que a ideia seja válida.
Para além de todos os desafios mencionados vai precisar de tempo e dedicação, pois sem trabalho pouco se consegue alcançar. Analisamos três ideias de negócio que à partida parecem simples de concretizar mas, será mesmo assim?
Ter o seu próprio Uber
Ser parceiro da Uber, Cabify ou Chofer implica ter carta de condução há pelo menos três anos e incorrer em alguns custos iniciais, como por exemplo o de alugar ou comprar um veículo. Precisa de criar uma empresa com uma atividade específica (agência de viagens, animação turística, táxi ou rent-a-car) e de ter uma licença para transportar passageiros no Instituto de Mobilidade e Transportes ou junto do Turismo de Portugal. Também obriga a ter um seguro específico de acidentes pessoais com cobertura mínima de 15 mil euros, que lhe irá custar cerca de 75 euros por ano. Além disso, precisa de um seguro de responsabilidade civil de exploração para a empresa com uma cobertura de 50 mil euros, com um custo anual de cerca de 300 euros. E ainda um seguro automóvel com uma cobertura de responsabilidade civil de 50 milhões de euros e 10 mil euros de proteção para os ocupantes que lhe custará no mínimo cerca de 1000 euros.
A disponibilidade de tempo e a capacidade de comunicação são essenciais neste negócio e estará sempre sob escrutínio dos seus clientes. A avaliação, feita online, é permanente, e define um bom trabalho pelo número de estrelas que o cliente pode atribuir a um serviço. Atenção: não descure a avaliação que é feita pela Internet pelo passageiro após usufruir do serviço prestado.
Ser parceiro de uma marca poderá ter os seus benefícios, pois isso dá-lhe acesso ao investimento em publicidade da marca, ao desenvolvimento da aplicação para telemóvel e ao número de utilizadores que já têm essa aplicação. Mas também tem pontos negativos, como por exemplo a dependência do tarifário imposto ou a falta de relação com outros colegas ou com a equipa de gestão. Em termos de receitas, ficará com cerca de 75% do valor faturado na viagem, ao qual deverá deduzir 6% do IVA e o combustível. Pode fazer uma estimativa com base nas tarifas cobradas ao cliente.
No caso da Uber e da Chofer, é repartida por valor base por viagem de 1 euro, mais 10 cêntimos por minuto, mais 65 cêntimos por quilómetro. No caso da Cabify, a tarifa tem um valor base que varia entre 50 cêntimos e 1 euro e o resto é cobrado apenas com base na distância entre 1 euro e 1,32 euros.
Ser youtuber
Se a sua “onda” é fazer vídeos e carregá-los para a Internet de modo que estejam disponíveis para toda a gente ver e se frequenta o YouTube, certamente já se deparou com vídeos que foram visualizados por milhões de pessoas, em todo o mundo. Normalmente, este material audiovisual está organizado num canal, que deverá ser subscrito pelos internautas. O humor capta cliques e subscritores portanto, o objetivo deste negócio é fazer vídeos para ter mais e mais subscritores. Quanto maior for número de assinantes e de visualizações, maior será a sua motivação e a probabilidade de ter marcas interessadas em fazer publicidade no seu canal. É nesta perspetiva que ser um youtuber se torna um negócio.
A publicidade pode ser feita através de anúncios, colocação de links para parceiros com possibilidade de compras online ou promoção direta no próprio vídeo de produtos específicos.
No que diz respeito às visualizações, elas apenas se traduzem em retorno financeiro se tiver associado ao canal uma conta Google AdSense por exemplo. No entanto, só a partir das 10 mil visualizações é que será remunerado.
A concorrência é muita por isso não pense que é fácil. O site SocialBlade permite-lhe ter uma ideia do retorno desta atividade. De acordo com este site, um youtuber português com mais de dois milhões de subscritores (e apenas existe uma mão cheia deles), ganhará no mínimo cerca de 50 mil euros por ano. Também poderá ganhar algum dinheiro enquanto faz vídeos em direto através do serviço “Super Chat”. Mas pode criar um canal de YouTube com outros objetivos para além do retorno financeiro imediato. Por exemplo, se estiver na universidade ou em início de carreira, pode por exemplo criar um canal para promover a sua imagem e as suas ideias numa perspetiva curricular.
Máquinas automáticas, mas com comida saudável
O sistema das “vending machines”, as máquinas automáticas de venda de alimentos que vemos em diversos locais públicos, é feito por franchising. Para avançar com este negócio, é preciso precaver alguns pontos que abordamos na revista PROTESTE INVESTE de março: não pense que a marca é tudo; deve ter uma elevada percentagem de capitais próprios (60%) para abrir o franchising; analise a fundo o franchisador; tenha em atenção o contrato que vai assinar e o espaço que vai alugar. O capítulo III do decreto-lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, regula esta atividade.
Veja se a máquina fornecida pelo “master franchise” cumpre algumas das seguintes obrigações legais: a identificação da empresa comercial proprietária do equipamento — com o nome da firma; sede; número da matrícula na Conservatória do Registo Comercial competente; número de identificação fiscal; endereço; número de telefone — e contactos expeditos que permitam solucionar, rápida e eficazmente, as eventuais reclamações apresentadas pelo consumidor — preço por unidade; instruções de manuseamento e, ainda, sobre a forma de recuperação do pagamento no caso de não fornecimento do bem ou serviço solicitado.
Se, por exemplo, as máquinas automáticas tiverem comida saudável, a ideia pode diferenciá-lo num mercado muito competitivo, e ainda tem a vantagem de poder ser uma forma de ter o seu próprio negócio sem precisar de mais pessoas para prestar o serviço, nem de despender muito tempo para o gerir. Por outro lado, ainda que esteja dependente de uma estratégia de marketing, este pode ser o seu contributo social para uma alimentação mais equilibrada.
Será o negócio certo? Uma única máquina pode não lhe dar o retorno que pretende mas uma escala maior, ou seja mais máquinas, também lhe pode tirar tempo para trabalhar em outros negócios. Neste tipo de franchising pode optar por alugar um espaço para colocar a máquina ou simplesmente beneficiar de um espaço existente (uma escola, ginásio). Antes de avançar analise previamente os custos que vai ter com royalties, publicidade, assistência técnica, etc.. Verifique duração do contrato e a concorrência. Tenha a certeza de que gosta do que vai vender. O investimento inicial pode estar entre os 12.500 e os 25 mil euros, de acordo com a informação que encontrámos disponível na nossa pesquisa para este tipo de negócio.
É preciso refletir e estar preparado para o negócio
Estas são três ideias que não envolvem grandes encargos financeiros. Ainda assim e acima de tudo, tempo é dinheiro e convém ter a certeza do negócio que vai abrir, bem como das obrigações pessoais e profissionais que vai ter com a abertura desse negócio. É importante medir a sua ambição e saber até onde quer ir. Por exemplo, no franchising quer apenas uma máquina ou dez? No negócio do Uber quer ser o único a conduzir o seu veículo ou partilhar a condução para não ter o automóvel parado? Que tipo de mensagem quer passar enquanto youtuber? Focada ou generalista? Poderá obter ajuda através dos nossos cursos presenciais relacionados com o tema: “Empreender: da ideia ao negócio” e “(Re) Criar modelos de negócio”.
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