- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Notícias de Mercados e Moedas
- Estado arrecada mais impostos em 2022
Estado arrecada mais impostos em 2022
Há 5 meses - 28 de abril de 2023Nunca o Estado português arrecadou tantos impostos como no ano passado. A receita fiscal cresceu 16,6%, para 61 879 milhões de euros, e o seu peso no PIB já ultrapassa um quarto da riqueza nacional.
A tributação direta, sobretudo a que incide sobre empresas, foi a que mais evoluiu. A receita de IRC atingiu o máximo da sua série estatística (57,7 por cento).
No IRS, o aumento da receita foi de 12,8 por cento. Também a evolução dos impostos indiretos foi marcada pela recuperação económica (crescimento do PIB) e pelo aumento do nível de preços (inflação).
O IVA constitui o principal imposto desta categoria, com um crescimento 18,1%, ou seja, um ritmo que foi superior ao da evolução do consumo privado.
O aumento da receita fiscal foi mais acentuado no início de 2022, revelando uma desaceleração nos trimestres seguintes.
Tendo em conta que a despesa pública total evoluiu a um ritmo mais reduzido do que as receitas, o défice orçamental das contas públicas melhorou significativamente: 2,9% do PIB em 2021 para 0,4% no ano passado.
Aumento da receita fiscal em 2022
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.