- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Notícias de Mercados e Moedas
- Banco de Portugal revê previsões da inflação para 2023

António
Ribeiro
Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.
Banco de Portugal revê previsões da inflação para 2023
Há 2 meses - 12 de janeiro de 2023
António
Ribeiro
Especialista em produtos de poupança.
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra.
No passado mês de dezembro, o Banco de Portugal reviu em alta as previsões de inflação para 2022, apontando para 8,1%, um valor acima das estimativas do Governo (7,4%), que já estavam ultrapassadas depois de ter atingido valores a rondar os 10% nos últimos dois meses (na inflação homóloga).
Para este novo ano, as estimativas foram revistas e aumentou para 5,8%, um valor acima das previsões do Orçamento do Estado, segundo o boletim económico de dezembro.
Nos anos seguintes a previsão para a inflação é de continua descida: em 2024 deverá fixar-se em 3,3%; e, em 2025 deverá cair novamente, para os 2,1%.
Segundo o boletim do Banco de Portugal, esta diminuição gradual reflete a redução do preço internacional das matérias-primas energéticas, alimentares e outras, bem como menores pressões da procura resultantes de uma política monetária mais restritiva.
Esses valores representam uma revisão em alta face ao boletim de outubro, quando o Banco de Portugal apontava para uma inflação de 7,8% para 2022; e, para 2023, as últimas projeções conhecidas eram de junho, que apontavam para 2,7%.
A descida da taxa de inflação e o seu controlo através da subida das taxas de juro é uma das prioridades de Christine Lagarde, que alertou já que os juros deverão continuar a subir porque a inflação continua demasiado elevada.
Saiba onde investir em tempos de inflação alta.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.