- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Notícias de Mercados e Moedas
- FMI soa o alarme sobre a economia global
FMI soa o alarme sobre a economia global
Há 8 meses - 27 de julho de 2022Primeiro. A guerra na Ucrânia pode provocar uma paragem súbita das importações europeias de gás provenientes da Rússia.
Segundo. A inflação pode ser mais difícil de reduzir do que o esperado, as taxas de desemprego ficarem ainda mais baixas do que o esperado ou se as expectativas de inflação subirem. Ou seja, os agentes económicos começarem a pensar que a inflação continuará a ser elevada no futuro.
Terceiro. Condições financeiras globais mais dispendiosas. Taxas de juro mais elevadas em todo o mundo podem gerar uma crise de dívida nos mercados emergentes.
Quarto. Novos surtos e confinamentos devido à covid-19, bem como uma crise imobiliária, podem afetar ainda mais o crescimento da China.
Quinto. A fragmentação geopolítica pode dificultar o comércio e a cooperação globais.
Os números
A previsão de base do FMI, tendo em conta estas premissa, é que o crescimento global desacelere de 6,1% em 2021 para 3,2% em 2022. Trata-se de um corte de 0,4% face às estimativas de abril, onde havia sido de 3,6%.
Entre as reduções, e devido ao menor crescimento no início deste ano, a redução do poder de compra das famílias e a subida dos juros, a estimativa de crescimento do PIB dos EUA foi reduzida de 3,7% para 2,3%.
Na China, os confinamentos e o agravamento da crise imobiliária levaram a uma revisão em baixa de 1,1% de crescimento para apenas 3,3%, com importantes repercussões a nível mundial.
Na zona euro, a situação já era mais desfavorável pelo que a revisão foi mais reduzida. O FMI estima que o PIB cresça 2,6% contra 2,8% anteriormente.
Quanto à inflação, foi revista em alta devido aos preços dos produtos alimentares e energéticos, bem como aos persistentes desequilíbrios entre a oferta e a procura.
Este ano prevê-se que atinja 6,6% nas economias avançadas e 9,5% nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento. Trata-se de um aumento de 0,9% e 0,8%, respetivamente, face às estimativas anteriores.
Como investir?
Infelizmente, as estimativas do FMI confirmam uma situação particularmente problemática e, sobretudo, instável. Por isso, assentam num cenário em que nem todos os riscos enumerados se tornarão uma realidade.
Se isso acontecer, é claro, o crescimento será ainda mais baixo e uma recessão global seria inevitável. Consulte as nossas estratégias.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.