- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Notícias de Mercados e Moedas
- Guerra na Ucrânia agrava as condições financeiras na zona Euro
Guerra na Ucrânia agrava as condições financeiras na zona Euro
Há 10 meses - 25 de maio de 2022De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira para o mês de maio, apresentado pelo Banco Central Europeu (BCE), o mercado reagiu de forma ordenada à invasão russa da Ucrânia. Os preços das matérias-primas e da energia, no entanto, permanecem altos e instáveis, o que tem criado tensão nos mercados derivados destes produtos, causando impacto em geral na atividade económica.
Esta subida dos preços da energia e das matérias-primas está a provocar um aumento da inflação e a atrasar a recuperação económica. A volatilidade elevada tem realçado alguns riscos de liquidez, nomeadamente em alguns mercados de derivados de mercadorias.
No relatório, o BCE indica que a principal ameaça à estabilidade financeira da zona euro resulta do impacto que ocorre através dos canais macroeconómicos, sendo que o aumento dos preços da energia, associados à inflação e ao enfraquecimento do crescimento estão a piorar a qualidade dos ativos dos bancos.
A situação afeta também as empresas da zona euro. Estas enfrentam o aumento de preços devido ao aumento dos custos das importações e ao agravamento na atividade económica, o que pode contribuir para o aumento de incumprimentos, sobretudo para as empresas e setores que ainda não recuperaram completamente da pandemia.
Conflito prolongado agrava inflação
Com a inflação a subir e o crescimento económico a descer, o BCE adverte que grandes aumentos nos preços das matérias-primas e da energia, e as contínuas pressões da cadeia de abastecimento global, prolonguem o período de inflação elevada.
O curso e as consequências da guerra entre a Rússia e a Ucrânia ainda são difíceis de prever e embora a paz pudesse inverter algumas pressões, um conflito prolongado pode implicar uma inflação mais elevada de forma sustentada e resultados de crescimento ainda mais baixos do que o esperado.
Os riscos para a inflação, crescimento e condições financeiras globais podem também ser desencadeados por outros acontecimentos globais, tais como um ressurgimento mais amplo da Covid-19, fraqueza do mercado emergente ou um abrandamento económico mais acentuado na China.
Nesta altura de incerteza económica, deve ser ainda mais cauteloso com os seus investimentos. Saiba onde investir o seu dinheiro e siga os 5 passos recomendados pelos nossos especialistas.
Fonte: Banco Central Europeu
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.