- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Notícias de Mercados e Moedas
- Suécia acaba com os juros negativos
Suécia acaba com os juros negativos
Há 3 anos - 20 de dezembro de 2019O Riksbank, o banco central sueco, aumentou a taxa básica em 0,25%. Esse aperto monetário é justificado pela inflação próxima da meta de 2%. Este aumento na taxa é um passo importante, porque encerra a era de juros negativos, iniciada há quase cinco anos, em 18 de fevereiro de 2015.
O banco central também acredita que a desaceleração da atividade económica é normal após um período muito dinâmico, e que o crescimento nos próximos anos estará alinhado com o potencial do país.
O impacto do fim da taxa negativa será examinado, de perto, pelas contrapartes do Riksbank que ainda aplicam taxas negativas. A saber, o Banco Central Europeu (0,50%), o Banco Nacional Suíço (-0,75%), o Banco Nacional da Dinamarca (-0,75%) e o Banco do Japão (0,10%).
Um retorno suave a taxas de juros nulas prova que a política de taxas negativas é reversível. O próximo passo será um aumento gradual até território positivo. Mas, para já, o status quo foi anunciado oficialmente até o final de 2021.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.