Notícias
Turquia sofre corte do ‘rating’ Há 6 meses - terça-feira, 13 de março de 2018
Lira turca volta a afundar em relação ao euro.

Superando a fasquia de 4,7 liras por 1 euro, a lira turca atinge novos mínimos históricos em relação à moeda europeia. Ao mesmo tempo, a taxa de juro a 10 anos para a dívida da Turquia aproxima-se de 12%. Na base desta evolução recente está um novo corte na classificação da dívida turca pela agência Moody's, mas os problemas não são novos. Apesar da sua dimensão, nunca recomendámos o investimento neste mercado emergente e não há razões para alterar essa perspetiva.  

O presidente Erdogan continua a querer controlar as instituições e, do ponto de vista económico e financeiro, a falta de independência do banco central turco é preocupante. A sua capacidade de adotar as políticas monetárias mais adequadas em face da situação tem sido questionada. Por exemplo, o Presidente considera que a inflação turca é alta porque as taxas de juros também o são, um ponto de vista diametralmente oposto à teoria económica. 

Pressionado para não aumentar os juros, o banco central permite que a lira turca enfraqueça, o que aumenta o preço dos bens importados e faz disparar a inflação (10,26% em fevereiro). Fique afastado deste mercado.

Partilhe este artigo