Notícias
Eurostat: Crescimento económico abrange todos os países da zona euro Há 6 meses - quinta-feira, 8 de março de 2018
Os vários indicadores anunciavam um excelente final de ano e a estimativa do PIB para o quarto trimestre de 2017, publicada pelo Eurostat, não dececionou.

A economia da zona euro expandiu-se 0,6% em relação ao trimestre anterior e 2,7% em termos homólogos. O crescimento de 2017 ficou nuns impressionantes 2,3%, bem acima do potencial de crescimento. O consumo das famílias aumentou (+0,2%), tal como o investimento (+ 0,9%), mas o destaque vai para o comportamento das exportações (+1,9%). Um cenário que evidencia a importância do comércio externo e, portanto, dos riscos para a Europa, das tendências protecionistas nos Estados Unidos.

Em termos de distribuição geográfica do crescimento, a boa notícia é que o crescimento abrange todos os países do euro e da União Europeia. A Alemanha (+2,9%) e a França (+2,5%) destacam-se pela sua dimensão e porque costumam ter taxas de crescimento mais contidas. Até a Itália estava no bom caminho com 1,6%. 

Também dois dos países europeus, que privilegiamos no âmbito das nossas carteiras de fundos, impressionaram. A Polónia atingiu um crescimento anual de 4,3% e a Suécia obteve 3,3%. Quanto a Portugal, o PIB progrediu 2,4%.

Partilhe este artigo