Notícias
BCE: Mario Draghi muda de discurso Há 6 meses - quinta-feira, 8 de março de 2018
A boa forma da economia da zona euro ainda não é suscetível de mudar a política monetária de Frankfurt contudo levou Mario Draghi a alterar ligeiramente o discurso.

Pela primeira vez, o Banco Central Europeu (BCE) deixou cair a promessa de ajudar mais a economia, se fosse necessário. Os investidores já esperam, há algum tempo, a mudança da política monetária e a exclusão desta passagem sinaliza o início da normalização e fecha a porta à possibilidade de uma maior flexibilização. 

No entanto, ainda estamos muito longe de um aperto, mesmo ligeiro, nas condições de financiamento. As compras mensais de dívida (30 mil milhões de euros) vão continuar, pelo menos, até setembro e possivelmente além dessa data. Um primeiro aumento nas taxas diretoras não é esperado antes de 2019 e a redução posterior do balanço será realizada de forma muito lenta. 

Em suma, a normalização das condições monetárias durará anos. No entanto, a ténue mudança no discurso deu algum alento ao euro, que se apreciou e voltou a superar a fasquia de 1,24 dólares.

Partilhe este artigo