- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Investir em bitcoins e outras criptomoedas
- OneCoin: fraude com bitcoins na mira das autoridades
OneCoin: fraude com bitcoins na mira das autoridades
Há 5 anos - 12 de maio de 2017A OneCoin alega ser uma proposta de investimento em criptomoedas (como a Bitcoin). Promete grandes lucros para os participantes, negociando uma moeda própria, a OneCoin. No entanto, associado ao investimento nas “onecoins” está um esquema de recrutamento em rede, onde o participante faz um pagamento inicial para ter a possibilidade de recrutar participantes e receber parte das receitas recolhidas destes. Esta última característica é uma bandeira vermelha, quando associada a lucros elevados e (supostamente) garantidos.
É relativamente simples criar um programa “clone” da Bitcoin e, em boa verdade, existem diversas moedas virtuais alternativas que são pouco mais do que uma tentativa de obter lucros rápidos, embaladas pela elevada valorização da Bitcoin. Mas no caso da OneCoin, suspeita-se que nem sequer exista uma verdadeira blockchain, a tecnologia que está na base da Bitcoin.
O esquema teve origem em 2014, mas já em 2015 começaram os avisos das autoridades de vários países. Nos últimos meses os acontecimentos precipitaram-se. Em setembro do ano passado, a polícia inglesa alertou que estava a investigar o esquema. Em abril, as autoridades alemãs ordenaram às empresas ligadas à OneCoin para cessar atividades não autorizadas, e lançaram uma investigação por suspeitas de fraude. Na Índia, foram realizadas detenções e apreendidas contas bancárias. E na Hungria, cujo banco central já tinha deixado vários avisos, foi anunciada uma investigação conjunta da polícia e das autoridades fiscais.
A ação das autoridades e a suspensão dos pagamentos deverá colocar um ponto final a este esquema, a breve prazo.
“Loucura” da Bitcoin abre caminho às fraudes
A maior parte do recrutamento da OneCoin em Português provém de sites brasileiros. Mas também existem algumas páginas de Facebook aparentemente criadas por portugueses e foram anunciadas algumas reuniões em hotéis (o modus operandi habitual dos esquemas em pirâmide). Apesar da sua dimensão a nível mundial, a OneCoin terá tido relativamente pouca expressão em Portugal.
Ainda assim, é expectável que perante a forte valorização da Bitcoin, esta comece a ser usada, com mais frequência, como “fachada” para esquemas fraudulentos, à semelhança do que acontece com o forex e as opções binárias, que estão também associados a lucros rápidos. A Bitcoin é ainda mais “vantajosa” para os burlões por não ser um produto financeiro regulado, e haver ainda muito desconhecimento quanto ao seu funcionamento.
Portanto, há que estar de sobreviso. Se, no seu email ou feed de notícias do Facebook, aparecer uma “oportunidade” imperdível, que lhe vai dar lucros elevados e garantidos, bastando para isso inscrever-se e recrutar mais pessoas, desconfie. Não há nada que dê elevados rendimentos de forma garantida, ponto final.
No caso da Bitcoin, que se valorizou mais de 600% nos últimos dois anos, também já teve perdas superiores a dois terços do seu valor. Ninguém está em posição de garantir rendimentos neste tipo de investimentos.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.