- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Alertas de fraude
- Proteja-se da fraude bancária online
Proteja-se da fraude bancária online
Há 5 anos - 20 de março de 2017O Banco de Portugal publicou recentemente um pequeno guião de boas práticas com conselhos sobre como proteger-se da fraude online. O supervisor recomenda, por exemplo, que não utilize equipamentos públicos quando realiza operações bancárias, ou compras online, e que proteja sempre os computadores pessoais com programas antivírus, anti-spyware e firewall.
O Banco de Portugal recorda também os cuidados a ter na escolha das palavras-passe e na sua divulgação a terceiros. Neste guião encontram-se também alertas relativos à abertura de e-mails de conteúdo suspeito, ou links, à realização de downloads de fontes desconhecidas e à introdução de dados confidenciais em sites duvidosos.
O supervisor aconselha ainda o utilizador a confirmar no site do Banco de Portugal, antes de qualquer operação bancária, se a respetiva entidade está autorizada a realizar serviços bancários e pagamentos. Ao aceder ao site, é importante que o utilizador digite sempre o endereço eletrónico da entidade bancária à qual pretende aceder. Deve ainda confirmar se esse endereço começa por https:// e se no final do mesmo ou na barra inferior da janela existe um cadeado.
Ao concluir qualquer operação bancária o utilizador deve sempre guardar os registos da mesma. É igualmente importante que consulte os movimentos bancários com regularidade.
Consulte o guião de boas práticas para se proteger da fraude online no site do Banco de Portugal.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.