Diversos leitores estão a questionar-nos sobre um anúncio que circula nas redes sociais a um site, denominado Crédito Privado (http://www.credito-privado.com/), que promete dinheiro em troca de cheques pré-datados. O site apresenta um simulador que indica, mediante a seleção do montante a emprestar, qual o número de cheques, e respetivos valores, que deverão ser passados.
Analisámos o site e não encontrámos qualquer informação sobre a designação da empresa financiadora. Apenas é disponibilizado um número de telemóvel e um e-mail. A morada que aparece no Facebook apenas remete para um edifício de escritórios alugados sem identificação mais concreta. Não sendo uma instituição financeira autorizada a conceder crédito, trata-se de um esquema ilegal. Fique afastado.
O financiamento oferecido utiliza como garantia o clássico método dos cheques pré-datados, com datas a combinar com o cliente, mas pela descrição do anúncio, tudo indica que deverão ter periodicidade máxima de um mês.
Todavia, isso será pouco irrelevante e fazemos notar que a data inscrita num cheque é pouco importante e apenas tem relevância prática para efeitos de protesto. Com efeito um cheque pré-datado pode ser levantado de imediato, independentemente da data que está inscrita no cheque.
As taxas de juro praticadas são verdadeiramente astronómicas. Dois exemplos:
- Para um financiamento de 1000 euros, paga de juros 650 euros. Se optar por fazê-lo em 11 cheques (pressupondo que os mesmos tenham periodicidade mensal) significa que a TAEG associada a este financiamento é de 70,9%!
- Para um financiamento de 250 euros, paga 175 euros de juros, o que se optar por 5 cheques mensais, a TAEG aplicada é de “somente” 168%!
Tudo indica que este anúncio poderá ter caráter fraudulento, pelo que iremos denunciar esta situação junto do Banco de Portugal. Se foi afetado por este aparente esquema fraudulento deverá também denunciá-lo às autoridades.