- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Alertas de fraude
- Alerta de fraude: investir em diamantes?
Alerta de fraude: investir em diamantes?
Há 5 anos - 9 de janeiro de 2017Rendimento elevado é sinónimo sempre de um risco elevado. É uma regra incontornável dos mercados. Tal como o ouro, o diamante apela à sensação de valor refúgio. Mas, tal como aquele metal, o valor do investimento depende sempre do que alguém pagar por ele no mercado.
No caso dos diamantes, esta situação é agravada pelo facto de o mercado de diamantes ser ainda pouco transparente, após ter sido controlado durante décadas por um cartel – De Beers. Por outro lado, hoje em dia é possível produzir diamantes sintéticos, cuja qualidade se aproxima bastante ou iguala os diamantes “naturais”, mas cujo custo é bastante inferior, razão pela qual são os preferidos para utilização industrial.
Publicidade enganosa versus fraudes
Pelo exposto, apresentar os diamantes como investimentos de capital garantido e até com elevadas rentabilidades asseguradas é no mínimo enganoso. O investimento em bens corpóreos, em Portugal, é aliás regulado pela CMVM, e na legislação aplicável é exigida especificamente a menção aos riscos aplicáveis.
Mas o alerta cobre também situações em que a proposta tem características tão duvidosas em que é questionável se existe sequer um investimento subjacente. As fraudes tendem a seguir modas: o forex, as opções binárias, mas também já houve diversas fraudes envolvendo geolocalizadores, como a Geteasy e BBOM. A PROTESTE INVESTE já denunciou uma proposta suspeita envolvendo diamantes – a Paydiamond.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.