- Investimentos
- Mercados e Moedas
- Alertas de fraude
- Afinsa e Fórum Filatélico: a fraude dos selos
Afinsa e Fórum Filatélico: a fraude dos selos
Há 7 anos - 15 de janeiro de 2015O investidor adquiria um conjunto de selos selecionados pela empresa, e esta comprometia-se a assegurar a venda por um preço mínimo, efetivamente assegurando uma rentabilidade ao investidor, que habitualmente rondava os 6% (mas podiam chegar aos 10%). Com os pagamentos a serem cumpridos, a popularidade do esquema cresceu através do passa-palavra entre familiares e conhecidos.
Em maio de 2006, soube-se que as autoridades espanholas estavam a investigar a Afinsa e o Fórum Filatélico por suspeita de crimes económicos, o que foi o início do fim. A dimensão do buraco foi estimada em mais de 1800 milhões de euros. Em Portugal, a Afinsa teria cerca de 12 mil investidores, e quase um terço (2778) está a ser representado pela DECO, a associação portuguesa de consumidores. Recentemente foi aprovado o primeiro pagamento aos lesados, no valor de 5% do montante investido.
O grupo Afinsa vinha já desenvolvendo atividades aparentemente legítimas de leilões de filatelia e numismática, o que lhe conferia alguma credibilidade. Contudo, o investimento, tal como era proposto aos investidores, reunia os dois principais sinais vermelhos. Os rendimentos propostos eram relativamente elevados (por comparação, os melhores depósitos bancários a 12 meses que pagavam, no final de 2006, 3,3% líquidos). Mas a maior desconfiança vinha da garantia e da regularidade dos rendimentos. Se se baseassem na valorização dos selos, este era um investimento que tinha obrigatoriamente um caráter especulativo. Foi por esse motivo que a PROTESTE INVESTE questionou os reguladores, um ano e meio antes de rebentar o escândalo. O recrutamento de novos investidores, quando o negócio por si só não o exigia, também estava presente.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.