- Investimentos
- Fundos
- Saiba mais sobre Fundos
- O que são fundos ETF e como investir
- Quais os riscos de investir em ETF?
Quais os riscos de investir em ETF?
Há um ano - 6 de setembro de 2022Sem garantias
Os ETF, tal como os fundos de investimento tradicionais, não garantem rentabilidades nem o reembolso do capital investido. O nível de risco de não reaver a totalidade do dinheiro investido, devido à oscilação do valor dos títulos, depende das características dos títulos e dos mercados financeiros em que os ETF investem. Por exemplo, um ETF relativo a um índice de ações emergentes é mais arriscado do que um ETF dedicado a um índice de obrigações de países ocidentais.
Para que os investidores possam negociar os ETF a qualquer momento, as sociedades gestoras contratam entidades que colocam ordens permanentes de compra e de venda em bolsa. Por isso, opte por ETF com mais transacionados para garantir uma maior eficácia na formação das cotações (menor diferença entre os preços oferecidos e o valor da carteira do ETF). As plataformas de negociação online dos intermediários normalmente permitem aceder a esta informação.
Mais-valias e dividendos
O valor de um ETF depende da cotação das ações, obrigações, ou outros produtos, que compõem a sua carteira. Estes, por seu turno, oscilam ao sabor dos mercados. Não há garantia de rendimento nem de capital. Quando o mercado onde o ETF aposta está em alta, o seu valor (cotação) aumenta. Se o investidor vendê-lo nessa altura, obtém uma mais-valia, ou seja, um ganho que corresponde (se não houver custos) à diferença entre o preço da venda e o preço da compra.
No entanto, onde há subidas também pode haver descidas. Em períodos negativos dos mercados, os títulos em que o ETF aposta podem desvalorizar, o que se traduz por uma queda da respetiva cotação e do valor da carteira do investidor.
Além das mais-valias, o rendimento global de um ETF também deve considerar eventuais distribuições de dividendos. Trata-se de dinheiro que não é incorporado na cotação do ETF mas que é entregue ao investidor.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.