- Investimentos
- Fundos
- Avaliação a pedido: Pictet Robotics
Avaliação a pedido: Pictet Robotics
Há 5 anos - 21 de fevereiro de 2018Atualmente não acompanhamos empresas especializadas em robótica mas, em média, o setor tecnológico não se encontra entre os mais atrativos. Além disso, o facto de a robótica ser promissora não é suficiente para justificar o investimento. É frequente sobrestimar o crescimento dos temas da moda, como o mercado dos automóveis autónomos, robótica e inteligência artificial.
Graças à euforia incondicional de muitos investidores, as cotações de muitas empresas disparam apesar de intermináveis prejuízos ou resultados dececionantes. Como reflexo, o setor fica demasiado caro para investir e com um nível de risco elevado, pois essa tendência é insustentável a longo prazo. Quanto ao Pictet Robotics, o fundo tem um histórico reduzido, mas nos últimos dois anos conseguiu superar a média das tecnológicas. Com base nesse desempenho, se já subscreveu, pode manter. Para potenciais novos investidores que, apesar do risco, queiram aplicar neste subsetor, uma correção das bolsas, como a recente, oferece uma oportunidade de entrada a níveis de valorização ligeiramente mais atrativos.
Mesmo nesse cenário, o investimento na robótica deve ser limitado (máximo de 5% da carteira) e por um prazo dilatado (cinco ou mais anos). Quanto ao fundo, prefira o Pictet Robotics R em vez da versão com cobertura do risco cambial HR (LU1279335027) face à moeda europeia. Após a subida do euro no último ano, as restantes divisas têm agora melhores perspetivas e a classe R é que está posicionada para beneficiar dessa conjuntura.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.