- Investimentos
- Fundos
- Avaliação a pedido: Allianz US High Yield
Avaliação a pedido: Allianz US High Yield
Há 5 anos - 19 de fevereiro de 2018Juro sobe, obrigação cai! Não é uma relação intuitiva, mas há uma queda do valor (cotação) das obrigações já existentes quando as taxas de juro sobem. Por isso, o fundo Allianz US High Yield AM H2-EUR desvalorizou nos últimos meses. Juros mais elevados significam que as novas emissões de dívida oferecem rendimentos superiores às anteriores. Se as novas são mais atrativas, as obrigações já emitidas perdem valor... Aliás, a dívida high yield (“lixo”) é a mais sensível ao movimento de subida dos juros. A maior desconfiança dos investidores faz com que estes exijam ainda mais para financiar as empresas menos sólidas. Neste segmento os juros sobem mais e a cotação das obrigações em circulação recua de forma mais acentuada.
Num fundo de investimento é recomendável aplicar numa ótica de longo prazo, mas não é possível mantê-lo até à maturidade das obrigações em carteira. A gestora está permanentemente a comprar, vender e reinvestir os títulos, pelo que não existe um momento em que toda a carteira atinja a maturidade. Por exemplo, de acordo com a última informação disponível, a maturidade média da carteira do Allianz US High Yield era de 6,1 anos. Esse prazo irá mudando consoante as perspetivas e as decisões dos gestores, mas nunca tenderá para zero. Só no caso raro de fundos com prazo de vida fixo é que tal poderá suceder. A esmagadora maioria dos fundos são criados sem prazo de existência predefinido.
Não recomendamos fundos de obrigações high yield porque o acréscimo de rendimento, face a dívida de emitentes mais sólidos, não compensa o maior nível de risco. Estas obrigações de baixo rating também reagem mal à turbulência das bolsas e, por isso, não constituem uma diversificação eficaz numa carteira desejavelmente exposta aos mercados de ações. Essa função de “almofada” para choques é mais bem desempenhada por fundos de obrigações de emitentes soberanos e/ou de elevados ratings.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.