- Investimentos
- Fundos
- Análises de Fundos
- Melhores setores para investir em 2023

Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.
Melhores setores para investir em 2023
ontem - 27 de janeiro de 2023
Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.
Como dizia Keynes, as decisões de investir são determinadas pelos rendimentos esperados e não pelos rendimentos efetivos. Com efeito, os mercados refletem as expectativas (nem sempre racionais) dos investidores.
Expectativas essas que, no período pós-pandemia, estavam muito elevadas para os resultados das empresas. As hipóteses de os lucros dececionarem eram, por isso, maiores. Mas, perante o rápido aumento das taxas de juro, os investidores começaram a antecipar um período de vacas magras a partir de 2023, revendo em baixa as previsões.
Os resultados da maioria das empresas, em 2022, não foram fracos, mas as cotações, arrastadas pela deterioração das expectativas, caíram antes de o recuo dos lucros se concretizar.
Por outras palavras, as cotações refletem já a antevisão de um período de quebra nos resultados. Como sempre, nem todas as empresas sofreram da mesma forma.
As inseridas em setores defensivos, como os da saúde, serviços públicos e bens de consumo essencial, onde a atividade se ressente menos das crises económicas, foram as menos penalizadas.
No campo oposto, o setor automóvel foi cilindrado em bolsa (-46%), apesar de as vendas de veículos estarem a aumentar desde abril de 2022 na zona euro e de permanecerem relativamente estáveis nos EUA e na China.
A principal justificação? Os investidores estimam uma contração das vendas ao longo de 2023, como antevisão de um período económico difícil este ano.
As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler este conteúdo exclusivo Já é membro? Por favor inicie sessão