21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Jorge
Duarte
Economista
Jorge
Duarte
Economista
O ressurgimento da pandemia tem marcado o quotidiano dos europeus. O regresso de medidas restritivas de confinamento e o atraso nos programas de vacinação levantaram dúvidas sobre a recuperação económica da zona euro. Os mercados acionistas do Velho Continente ressentiram-se, bem como o valor cambial da moeda única.
Nos Estados Unidos, Biden tomou posse e os democratas ganharam as eleições na Geórgia, o que lhes permite agora ter a maioria no Congresso. Entre outras medidas, o novo presidente quer um plano de estímulos de 1,9 biliões de dólares. Ainda há incerteza sobre as medidas que passarão no Congresso e, sobretudo, a sua forma de financiamento.
Os melhores desempenhos ocorreram na Ásia, onde o combate à covid-19 tem sido mais eficaz e novamente no setor tecnológico, um dos grandes beneficiários das políticas “fique em casa”.
Por último, janeiro foi marcado pelo fenómeno GameStop. A cotação do retalhista norte-americano de videojogos chegou à Lua graças à aposta de pequenos investidores, inicialmente discutida num fórum bolsista da plataforma reddit. Mais alguns títulos e a prata foram também alvo das movimentações, mas tratou-se de um tipo de especulação algo inédito.
Saiba quais foram os melhores e piores fundos em janeiro e o que alterámos nas carteiras recomendadas.
As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler o artigo completo Já é membro? Por favor inicie sessão
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever