21 841 87 89
de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Jorge
Duarte
Economista
Em colaboração
com:
Euroconsumers
Jorge
Duarte
Economista
Em colaboração
com:
Euroconsumers
A Austrália é frequentemente referida como um país de sorte graças à abundância de recursos naturais, ausência de guerras no seu território e ao clima. E o país teve novamente sorte em 2020. É uma ilha e está rodeada por países da Ásia e do Pacífico que geriram bem a pandemia. Assim, a Austrália foi dos países desenvolvidos que menos sofreram com a crise económica de 2020.
No entanto, seria injusto atribuir a performance da Austrália apenas à sorte. O país tem tido uma boa governação durante décadas. Do ponto de vista das finanças públicas, registou apenas défices ligeiros durante muitos anos e a dívida pública estava pouco acima dos 45% do PIB na altura da crise. Por isso, teve a margem de manobra para lançar estímulos orçamentais, logo em março.
A situação é semelhante do lado da política monetária. O Reserve Bank of Australia interveio no início da pandemia, reduzindo as taxas de juro diretoras para próximo de 0% e anunciando a compra de cerca de 63 mil milhões de euros de dívida pública. E os apoios têm sido bem sucedidos.
Embora os números do crescimento do quarto trimestre de 2020 só sejam conhecidos no início de março, os indicadores disponíveis para dezembro do ano passado mostram que a atividade industrial está a recuperar fortemente e a construção está a acompanhar. A confiança das empresas está em alta.
Perante esta recuperação, agora o Governo quer eliminar progressivamente as medidas extraordinárias em vigor e voltar a equilibrar as finanças públicas. Para compensar, o Reserve Bank of Australia adicionou mais 63 mil milhões de euros para compras de ativos financeiros.
As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler o artigo completo Já é membro? Por favor inicie sessão
Já é membro? Iniciar Sessão
Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!
Subscrever