- Investimentos
- Fundos
- Análises de Fundos
- Os melhores fundos e ETF para investir em 2023

Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.

Em colaboração
com:
Euroconsumers
Os melhores fundos e ETF para investir em 2023
Há um mês - 22 de dezembro de 2022
Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.

Em colaboração
com:
Euroconsumers
Com o ano a fechar, é tempo de fazer balanços. O índice mundial de ações acumula uma perda de 9,5%, e um índice equivalente para o mercado obrigacionista recua 11 por cento.
Estas quedas acentuadas ao longo de 2022 refletem preocupações concretas com a saúde da economia global: elevada inflação, subida acentuada dos juros, crise energética resultante da guerra na Ucrânia, forte abrandamento da economia chinesa, entre outros.
Estes fatores deverão perdurar em 2023, razão pela qual o ano não se vislumbra muito soalheiro para a atividade económica global. Contudo, depois da tempestade vem a bonança.
Os mercados deverão focar-se, agora, no ciclo seguinte, com a inversão das políticas monetárias e o pós-crise, pelo que há margem para a recuperação das bolsas. Com efeito, a longo prazo, o momento atual constitui uma oportunidade de investimento em alguns mercados a níveis mais atrativos.
Por outro lado, é inegável que, no atual contexto de elevada inflação, a perda de poder de compra não pode ser compensada pelos produtos de capital garantido, pelo que a aposta nos mercados financeiros é, ainda mais, incontornável.
As análises e os conselhos dos nossos especialistas estão reservados para membros.
Registe-se, gratuitamente, para ler este conteúdo exclusivo Já é membro? Por favor inicie sessão